Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Atenta a proposta da Campanha da Fraternidade 2006, cujo tema é sobre a inclusão das pessoas portadoras de deficiência no meio social, o Centro Interdisciplinar de Atenção ao Deficiente (Ciad) da PUC-Campinas realizará nesta quinta-feira, 25 de maio, o encontro A Universidade Socializando a Diversidade. O evento tem como objetivo apresentar aos convidados as 15 pesquisas e trabalhos de extensão realizados nas várias áreas da Universidade, voltados para as pessoas com deficiências. Ocorrerá na sala 800 do Prédio H1, no Campus I, das 14h às 17h. Participarão as instituições filiadas à Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Feac) e outras 63 instituições independentes.

O Ciad atende a cerca de 600 pessoas com deficiência por semana, algumas encaminhadas pelas instituições e outras pelos próprios familiares. Sua coordenadora, Roberta Puccetti, é também professora da Faculdade de Artes Visuais e pesquisadora do tema. Sua tese de doutorado é sobre educação artística e inclusão dos portadores de necessidades especiais.

Além da apresentação das pesquisas e projetos, será lançado no evento o selo comemorativo aos 15 anos de atividades do Ciad.

CIAD promove série de eventos sobre inclusão durante o ano

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil cerca de 14,5% da população são de pessoas com algum tipo de deficiência. A professora Roberta diz que somente na década de 80 este grande contingente populacional passou a sair de suas casas. “A partir da década de 90 as pessoas com deficiência tiveram mais oportunidades de inclusão na sociedade, mas ainda há muito o que ser feito”, observa Roberta.

O Ciad promoverá durante todo o ano atividades que fomentem o debate sobre a sociedade e os deficientes. Estão previstos simpósios, mostra itinerante de artes, o lançamento de um programa de TV em parceria com a TV PUC-Campinas, torneios olímpicos especiais e um festival sobre artes sem barreiras. Ainda esta semana, no dia 27 de maio (sábado), alunos e professores da PUC-Campinas participarão do I Fórum Capacitando para Diversidade Special Olimpcs: Artes sem Barreira. A ponto alto da programação do CIAD este ano será o Congresso Nacional sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência, em novembro, que deverá reunir os principais especialistas brasileiros na PUC-Campinas.

Serviço

O Centro Interdisciplinar de Atenção ao Deficiente (Ciad) completa 15 anos em 2006. Está localizado no Campus I da PUC-Campinas (Rodovia D. Pedro I, Km 136, Parque das Universidades). Atende a cerca de 600 portadores de necessidades especiais por semana e é coordenado pela professora Roberta Puccetti. O encontro sobre o tema Universidade Socializando a Diversidade será realizado no dia 25, quinta-feira, das 14h às 17h na Sala 800 do Prédio H1, também no Campus I.

Mais informações pelo telefone (19) 3756-7116.



Portal Puc-Campinas
23 de maio de 2006