Hub Mescla, da PUC-Campinas, se une a ambientes de inovação de São Paulo na criação da Rede API

Os ambientes que formam a Rede API concentram 900 empresas, que movimentam R$ 1,8 bilhão por ano

O Hub Mescla, da PUC-Campinas, e mais 23 instituições do estado de São Paulo lançaram, nesta terça (29), a Rede de Ambientes Paulistas de Inovação (API). Em rede, os ambientes atuarão em conjunto para formular políticas públicas que fortaleçam o ecossistema estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Assembleia Inaugural foi realizada no auditório do Complexo Brasiliana, no Campus Butantã da Universidade de São Paulo, na capital paulista, e contou com mais de 150 pessoas ligadas à iniciativa.

Também estiveram presentes algumas das instituições do ecossistema nacional: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Finep, ANPEI, Anprotec e FAPESP, além do poder público e do legislativo.

A Universidade esteve representada pelo Reitor, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, e pela Gerente do Mescla, Diane Teo de Moraes. O Hub Mescla faz parte do Conselho da Rede, que começou a ser alinhada em setembro do ano passado.

“Trata-se de uma grande iniciativa, que tem como objetivo articular e apoiar os ambientes de inovação no desenvolvimento de projetos com organizações públicas e privadas e levar estas soluções e inovações para a sociedade. Um esforço que teve início em uma primeira reunião, que aconteceu há aproximadamente um ano, no Mescla, e que hoje participamos como associado fundador e compondo o conselho consultivo”, afirmou Diane Teo de Moraes.

A Rede API nasce com o propósito de unir esforços para a construção coletiva de base de dados e indicadores capazes de reforçar as estruturas de gestão, direcionar estratégias de fortalecimento e ampliação dessas estruturas de inovação, além de sugerir políticas públicas em âmbito estadual.

Além dos 24 ambientes integrantes da Rede, o evento reuniu representantes das principais instituições do ecossistema nacional: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Finep, Anpei, Anprotec e Fapesp. Universidades e prefeituras paulistas também prestigiaram o lançamento.

Salto em inovação e impacto econômico

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, destacou que o modelo proposto pela Rede API ajudará não só São Paulo, mas todo o Brasil a dar um salto em inovação. “Essa iniciativa é fantástica, fundamental estarmos conscientes sobre como isso pode ser amplificado para o Brasil. Somos grandes produtores de conhecimento e esse conhecimento precisa chegar até a sociedade”, observou Agopyan.

Os ambientes que formam a Rede API concentram 900 empresas que faturam R$ 1,8 bilhão por ano e captaram R$ 98,1 milhões em investimento em 2022. Além disso, geraram cerca de 15 mil postos de trabalho qualificados.  A API abrange 10 Arranjos Produtivos Locais (APLs): Agricultura e Pecuária familiar, Software, Aeroespacial, Agronegócios, TICs, Agrotech, Cervejeiro, Metal Mecânico, Energia Renovável e Biotech.

Conheça os ambientes integrantes da Rede API

Centro de Inovação da Unesp Bauru

Centro de Inovação Conexão.f

Centro de Inovação da Unesp Itapeva