PUC-Campinas reúne Conselho Empresarial para avançar na projeção sobre o profissional do futuro

Empresários se reuniram com o Reitor da Universidade para expor propostas e ideias para melhor sinergia entre academia e mundo do trabalho

A PUC-Campinas sediou, nesta quarta-feira (8), a 3ª reunião do Conselho Empresarial, criado na Universidade junto com executivos de importantes empresas do Estado, para debater ideias, propostas e soluções para melhorar o alinhamento entre a academia e o mundo do trabalho, no que diz respeito à formação do profissional do futuro.

O encontro foi importante para avançar em temas apresentados nas reuniões anteriores e contou também com a entrada de mais empresas no grupo.

“É um prazer estar aqui, espero colaborar com meu conhecimento e trazer um pouco da expectativa do mundo empresarial em relação aos novos talentos que vão dirigir as empresas no futuro”, afirmou Adriana Blikstein, presidente da 3M do Brasil.

“É uma satisfação estar aqui e participar deste Conselho. Estou à disposição para contribuir com a minha expertise, dentro da minha área de atuação”, afirmou Stanley Oliveira, chefe-geral da Embrapa Agricultura Digital.

“Para mim, é uma honra estar aqui, é sempre bom poder contribuir com a PUC-Campinas. Esse trabalho que nós estamos desenvolvendo em conjunto, essa proximidade da Universidade – que tem estado sempre com o poder público em projetos que são estratégicos e importantes para a cidade – ajuda em todo esse avanço. A sensação que tenho é que vivemos um momento bastante diferenciado. Temos feito trocas que, verdadeiramente, são importantes. Nossa expectativa é ter, também, com esse Conselho uma contribuição maior para a cidade, com a formação das pessoas com novas competências”, explicou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi.

“Chegamos a uma etapa da vida que queremos deixar um legado. Estou aqui para retribuir o que eu aprendi ao longo dos anos e é com muito prazer que estou aqui para contribuir”, disse Durval Garcia Junior, Diretor de Inovação da G.A.C. Group.

“É uma honra fazer parte desse movimento. Quando recebi esse convite, entendi que estou aqui ajudando a construir um futuro para nossos jovens. Eu fiz parte do grupo de trabalho de Pesquisa, Desenvolvimento e Fomentos e é um prazer trabalhar com vocês”, afirmou a Gerente de Parceria Público-Privada da Cristália, Marisa Rizzi.

Estiveram presentes mais de 20 executivos de grandes empresas do Estado. A maior parte deles em cargos direção ou responsáveis por setores de inovação.

Na abertura do encontro, o Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, relembrou que os primeiros encontros deram respaldo para movimentos importantes. “A Universidade conseguiu dar passos significativos para a construção de projetos junto com o setor público e também com o setor privado. Inspirados pelo tema maior, que é como pensamos o nosso futuro, refletimos de abril até agora, por meio de dois grupos de trabalho, questões que trazem temas relacionados à essa questão”, explicou.

Os dois grupos de trabalho criados anteriormente apresentaram, no encontro, um material que sintetizada o conteúdo dos encontros, contendo reflexões, ideias e iniciativas, de olho no alinhamento entre Universidade, empresas e setor público. A primeira apresentação foi conduzida pela Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta, e o Pró-Reitor de Educação Continuada, Prof. Dr. Rogério Bazi. O segundo material foi apresentado pela Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, e pela Pró-Reitora de Inovação, Profa. Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos.

No conteúdo, fruto de reuniões realizadas entre os membros dos dois grupos, as docentes apresentaram reflexões importantes, que devem moldar os profissionais do futuro, tendo em vista às necessidades novas do mundo do trabalho, em rápida evolução.

Após a síntese apresentada, os executivos colocaram suas opiniões e sugestões para melhor conduzir os temas debatidos e aumentar a sinergia entre a busca das empresas e a construção dos profissionais por parte da academia.

Uma nova reunião deve ocorrer no dia 26 de março.

O encontro, que durou cerca de três horas, foi avaliado com muita satisfação pelo Reitor da PUC-Campinas. “Esse Conselho contribui para a PUC-Campinas estabelecer projetos e estreitar relacionamento com o setor produtivo. Essa relação ajuda a Universidade a repensar sobre o futuro e ganhar ainda mais relevância enquanto instituição de ensino superior”, completou o Prof Dr. Germano Rigacci Júnior.

Carlos Giacomeli
8 de novembro de 2023