PUC-Campinas recebe Programa de Desenvolvimento Paralímpico em março

O Projeto capacita profissionais de educação física, alunos e educadores esportivos

Nos dias 19 e 22 de março será realizado, na PUC-Campinas, pela primeira vez na cidade, o Projeto Paralímpico (Programa de Desenvolvimento Paralímpico). O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e tem como objetivo fomentar e incentivar o esporte paralímpico por meio de uma iniciativa inovadora, oferecendo suporte e capacitação técnica aos profissionais.

Durante os quatro dias, os alunos receberão capacitação técnica com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico. Nesta nova etapa do projeto, o aluno poderá optar por uma das grades de modalidades disponíveis: atletismo, badminton, halterofilismo, futebol de cegos ou judô, tênis de mesa, voleibol sentado e natação.

As aulas contam com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades destacadas.

Podem participar do projeto professores e estudantes do último ano de Educação Física e professores não formados em Educação Física, mas que atuam em aulas com conteúdo esportivo. É necessário, também, realizar o curso virtual “Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte”, da Educação Paralímpica.

O projeto foi criado em 2021 e já passou por mais de 50 cidades no estado de São Paulo, capacitando mais de 6.500 pessoas. Em 2024, o projeto terá 36 etapas.

“A participação dos nossos alunos e professores nessa Capacitação Paralímpica é de grande importância para o crescimento e para ter cada vez mais aprendizado com esse público. No nosso Projeto Pedagógico Curricular, nós temos um módulo inteiro direcionado a pessoas com deficiência. Temos Projeto Integrador e já fazemos trabalho com nossos parceiros APC (Associação Paralímpica de Campinas) e Adeacamp (Associação de Esportes Adaptados de Campinas). Nossos alunos trabalham como parceiros e voluntários em todos os eventos paralímpicos que as associações promovem aqui na PUC”, disse a Profa. Dra. Giovanna Regina Saroa, Diretora da Faculdade de Educação Física.

A Universidade participa ativamente do projeto, tendo alunos contratados como estagiários, além de uma aluna escolhida para arbitrar o Campeonato Estadual de Rugby em Cadeira de Rodas, que acontecerá na cidade de Bebedouro.

Os estudantes da PUC-Campinas também já fizeram curso de arbitragem oferecido pelas associações e o Curso de Capacitação abrirá ainda mais os horizontes e conhecimentos em outros esportes. A Faculdade estará presente com mais 235 alunos que já se inscreveram para as atividades todos os dias da capacitação, quebrando um recorde de participação desde que o projeto foi implantado.

“Estou muito honrada e feliz em trabalhar com a inclusão através do esporte, pois acredito na transformação destas pessoas pelo esporte, fazendo com que eles se sintam pertencentes à sociedade e incluindo-os cada vez mais para que tenham uma vida digna e de muito respeito”, disse a diretora.

Colóquio

No dia 29 de abril, será realizado um colóquio no auditório do Campus I com a equipe da área da Saúde que irá para Paris na Paralimpíada. Participarão o médico ortopedista, a nutricionista, o técnico e atleta-guia de atletismo e o coordenador, que já participou de três Paralimpíadas.

No dia 30 de abril, virá a equipe que acompanhou ou acompanhará os atletas olímpicos: psicólogo, advogada, fisioterapeuta e preparador físico. Será um evento interdisciplinar que reunirá os Cursos de Educação Física, Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição e Direito.

Etapa Paralímpico Campinas

Quando: 19 a 22 de março

Local: PUC-Campinas – Campus I: Bloco E – Av. Card Dom Agnelo Rossi – Parque dos Jacarandás – Campinas – SP

Marcelo Andriotti