PUC-Campinas recebe Comitê Aberto de ESG da AmCham

Encontro reuniu empresários, representantes do governo e da PUC-Campinas e apresentou políticas públicas e de empresas sobre sustentabilidade

O Mescla, da PUC-Campinas, foi sede do Comitê Aberto de ESG da AmCham nesta quinta-feira (8). O encontro reuniu empresários, docentes da PUC-Campinas e representantes governamentais com a intenção de apresentar o cenário de políticas públicas ambientais, o processo de descarbonização no futuro das organizações e a posição da AmCham na COP 28 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas).

O Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, Coordenador do Departamento de Relações Externas da PUC-Campinas, representou o Reitor da Universidade, o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, e abriu o evento dando as boas-vindas aos convidados, reforçando o compromisso da PUC-Campinas com a sustentabilidade e citando as diversas ações já realizadas na Instituição.

“A PUC-Campinas dá muita importância a esse tema. Essas questões permeiam nosso ensino, pesquisa e extensão. O bem-estar da natureza e do planeta são também foco da Igreja, de onde nasceu a Universidade. Nós temos o Lands – Laboratório Nacional de Desenvolvimento Sustentável -, cujo objetivo é incentivar o desenvolvimento econômico sustentável em busca de respostas aos desafios que vão ao encontro da agenda ESG. Menciono também o recém-criado curso de graduação de Engenharia Agronômica, em parceria com o IAC (Instituto Agronômico de Campinas), que possui, entre seus eixos norteadores, as práticas sustentáveis”, afirmou o professor Carlos Eduardo Pizzolatto, que também citou a Especialização e o Programa de Pós-Graduação Mestrado em ESG, oferecidos pela PUC-Campinas. O evento contou também com a presença da Profa. Dra. Glauce Almeida Figueira, Coordenadora da Pós-Graduação em ESG da Universidade.

Na sequência, foi realizado o primeiro painel do dia, que tratou sobre a atuação da AmCham em Políticas Ambientais e a COP 28. Quem falou aos participantes foi o Diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais da AmCham, Fabrizio Sardelli Panzini, que trouxe mais detalhes sobre o que tem sido feito e também sobre o diálogo com o Governo Federal. Ele citou o programa Brasil Pelo Meio Ambiente (BPMA), que reúne em uma plataforma projetos ambientais de empresas e acompanha a evolução desses trabalhos.

Em seguida, quem teve a palavra foi a Coordenadora de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da Secretaria do Estado de São Paulo, Carina Dolabella Pereira, que trouxe ações de políticas ambientais no Estado. Ela citou os eixos de trabalho, o compromisso de São Paulo com o Carbono Zero e o auxílio às organizações em relação a essa visão de futuro.

Depois da apresentação sobre as ações do Estado, foi a vez de Lucas Beltrame, Gerente Jurídico, Compliance & Relações Governamentais na Ingredion Incorporated, e Felipe Albuquerque, Executivo de Desenvolvimento de Novos Negócios na Bayer, trazerem um cenário sobre como as duas empresas têm lidado com a questão do ESG. Eles citaram o alinhamento das duas empresas em ações pela sustentabilidade e realizaram uma apresentação dos trabalhos que têm sido conduzidos pelas instituições.

Lucas falou, entre outros temas, sobre o projeto de transição energética da empresa e as metas para 2050, com eliminação do consumo de energias não renováveis.

Felipe apresentou números da Bayer na agricultura e as metas, já estipuladas, para redução de emissão de carbono para 2030. O representante da empresa alemã ainda reforçou a importância dos programas de sustentabilidade da Bayer, falou da parceria com diversas instituições, entre elas a Embrapa, e das ações pelo Carbono Zero.

Ao final dos painéis, foi realizado um momento com perguntas e respostas com os convidados, conduzido por Fernando Almeida, Gerente de Relações Governamentais na 3M.

Carlos Giacomeli
8 de fevereiro de 2024