Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Colóquio “Fé, Ciência e Paz: Desafios Contemporâneos” começa nesta quinta (7)

Abertura será com o Cardeal José Tolentino Calaça de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação na Cúria Romana

O Núcleo de Fé e Cultura da PUC-Campinas realizará o Colóquio sobre “Fé, Ciência e Paz: desafios contemporâneos”, nos dias 7, 8 e 11 de março, no auditório do Campus I. O evento faz parte das comemorações do aniversário de 10 anos do Núcleo de Fé e Cultura da PUC-Campinas.

Clique aqui para ver a programação completa e se inscrever

A abertura contará com a participação do Cardeal José Tolentino Calaça de Mendonça
– Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação na Cúria Romana, que fará a conferência “Fé, Ciência e Universidade Católica no Século XXI”.

Teólogo e professor universitário, o Cardeal José Tolentino de Mendonça é também considerado uma das vozes mais originais da literatura portuguesa contemporânea e é reconhecido como um eminente intelectual católico. A sua obra inclui poesia, ensaios e peças de teatro.

Especialista em Estudos Bíblicos, a relação entre o cristianismo e a cultura constitui o foco central dos seus textos, procurando, enquanto teólogo e pensador religioso, descobrir a vida espiritual nos locais mais esquecidos, incentivando, ao mesmo tempo, a Igreja a ser mais presente e mais pertinente.

A relação entre o cristianismo e a cultura é recorrente em seus textos. As suas obras são prestigiadas em Portugal e cada vez mais traduzidas e publicadas no estrangeiro. Já recebeu inúmeros prêmios literários, que reconhecem sua carreira enquanto escritor e sublinham o seu papel no mundo cultural.

O Cardeal também é responsável pelo evento anual que reúne 200 personalidades da área cultural de todo o mundo para um encontro com o Papa Francisco no Vaticano. Em 2023, o encontro teve a participação de artistas brasileiros, como Caetano Veloso e Vik Muniz.

O Colóquio segue na noite do dia 7 com uma conferência sobre “Religião, Ciência e Paz”, e nos dias 8 e 11 sobre “Educação e Direitos Humanos para a Paz” e “Dignidade Humana e Economia para a Paz” com debatedores da PUC-Campinas, PUC-SP e Unicamp.

Programação

7/3/2024
9h às 11h – Conferência de Abertura
Tema: Fé, Ciência e Universidade Católica no Século XXI
Conferencista: Cardeal José Tolentino Calaça de Mendonça
– Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, na Cúria Romana

19h30 às 21h30h – Conferências
Tema: Religião, Ciência e Paz
Conferencistas: Prof. Dr. Roberto José Maria Covolan – Unicamp
Prof. Dr. Pe. Paulo Sérgio Lopes Gonçalves – PUC-Campinas

Local: Auditório do Campus I

8/3/2024
19h30 às 21h30h – Conferências
Tema: Educação e Direitos Humanos para a Paz
Conferencistas: Profa. Dra. Waleska Miguel Batista – PUC-Campinas
Profa. Dra. Eliete Aparecida de Godoy – PUC-Campinas

Local: Auditório do Campus I

11/3/2024
9h às 11h – Conferências e Encerramento
Tema: Dignidade Humana e Economia para a Paz
Conferencistas: Prof. Dr. Ladislau Dowbor – PUC-SP
Prof. Me. Dimas Alcides Gonçalves – PUC-Campinas

Local: Auditório do Campus I



Marcelo Andriotti
6 de março de 2024