Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Relacionamento Área do aluno
Vestibular 2022

PUC-Campinas promove série de eventos no Setembro Amarelo

Palestras visam promover o debate e discussões sobre o tema do suicídio

A PUC-Campinas promove uma série de palestras e debates com especialistas para discutir o tema do suicídio. As atividades fazem parte do Setembro Amarelo, iniciativa de alcance mundial que pretende debater e incentivar a discussão sobre o tema, contribuindo para a prevenção. As palestras e debates serão on-line por meio da plataforma Teams e são abertos a todos os interessados.

Segundo a Dra. Tatiana Slonczewski, professora de Psicologia da PUC-Campinas e coordenadora da semana, haverá atividades durante toda a semana de 20 a 24 de setembro com a participação de alunos, professores e pesquisadores da Universidade junto com convidados.

O evento “Diálogos Comunitários sobre Saúde Mental e Comportamento Suicida” tem como principal objetivo promover a conscientização comunitária acerca do comportamento suicida.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui

 

Confirma abaixo a programação

20/09/2021

Das 18h30 às 19h00

Tema: Abertura: Extensão Universitária e Projeto Girassóis

Profa. Dra. Teresinha Cristiane de Morais (Coordenadora Geral de Projetos de Extensão – CGPE/PROEXT-PUC-Campinas)

Profa. Dra. Tatiana Slonczewski

(Docente em carreira de Extensão Universitária na PUC-Campinas e responsável pelo Projeto Girassóis)

Das 19h00 às 20h00

Tema: “A importância do acolhimento aos enlutados na Prevenção do Suicídio”

Palestrantes:

Terezinha G. Máximo

Joseval Máximo

Pais que descobriram que a escrita e o acolhimento são modos de enfrentar o luto pela morte de sua filha Marina. Criadores do No m’oblidis Blog e Grupo de Apoio aos Sobreviventes Enlutados pelo Suicídio.

21/09/2021

Das 17h30 às 19h00

Tema: Espiritualidade, sentido de vida e suicídio: um enfoque teológico-pastoral.

Palestrantes:

Profa. Me. Lucia Maria Quintes Ducasble Gomes

Mestre em Teologia Prática – Pastoral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (2004). Aperfeiçoamento em Bioética pela Faculdade de Medicina da Università Cattolica Del Sacro Cuore – Roma (2006-2008) Professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas com experiência na área de Antropologia Teológica, Teologia Pastoral com ênfase em Teologia Pastoral da Saúde, Teologia Moral Fundamental, Bioética e Teologia do Matrimônio. Integradora Acadêmica da Coordenadoria Geral de Atenção a Comunidade Interna-CACI da Pontifícia Universidade Catolica de Campinas.

Prof. Dr. Pe. Antônio Douglas de Moraes

Doutor em Educação pela Unicamp. Professor da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas da qual é também coordenador da Pastoral Universitária.

 

Profa. Dra. Ceci Maria Costa Baptista Mariani

Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e da Faculdade de Teologia atuando principalmente nos seguintes temas: teologia fundamental, pneumatologia, mariologia, escatologia, filosofia da religião, antropologia teológica, ecumenismo e diálogo inter-religioso, estudo da mística cristã.

 

22/09/2021

Das 17h30 às 19h00

Tema: Saúde Mental Infantil

Palestrante:

Profa. Esp. Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas

Pedagoga, atriz, especialista em gestão de pessoas, psicopedagogia e educação inclusiva

 

23/09/2021

Das 17h30 às 19h00

Tema: Prevenção do Suicídio: consensos e dilemas

Palestrante:

Prof. Dr. Carlos Filinto da Silva Cais

Médico e psiquiatra pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre e Doutor em Ciências Médicas pela FCM-UNICAMP. Professor colaborador do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria (DPMP) da FCM-UNICAMP. Criador e Coordenador do Ambulatório de Ansiedade do HC Unicamp.

 

24/09/2021

Das  18h30 às 20h

Tema: Dialogando sobre suicídio: qual o papel da comunidade?

Palestrante:

Profa. Me. Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi

Psicóloga, gestalt-terapeuta e terapeuta EMDR. Especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar e em Saúde Mental na Atenção Primária. Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP). Doutoranda em Psicologia (UEM). Idealizadora e fundadora do Comitê de Prevenção e Posvenção do Suicídio da Secretaria de Saúde de Maringá PR. Associada Fundadora e Diretora da ABEPS (2020-2022).



Marcelo Andriotti
16 de setembro de 2021