PUC-Campinas lança programa de entrevistas para debater temas de relevância na comunidade

O “Programa da Extensão” vai explorar assuntos importantes para a população, aliados a projetos desenvolvidos na Extensão da Universidade

A PUC-Campinas, através da Pró-Reitoria de Extensão, está lançando o “Programa da Extensão” no canal do Youtube da Universidade. Trata-se de um programa de entrevistas e debates, que tem por objetivo debater temas importantes para a comunidade.

Em cada episódio, os temas mais significativos são abordados por professores da PUC-Campinas, profissionais convidados e envolvidos em projetos que a Universidade desenvolve na comunidade.

“Esse é o objetivo da Extensão Universitária, que é sensibilizar para práticas mais solidárias, construindo e compartilhando conhecimento junto com grupos organizados da região, pelos Projetos de Extensão da Instituição”, disse a professora Teresinha Cristiane de Morais, coordenadora de Projetos da Extensão.

Na produção, um jornalista da Universidade conduz o bate-papo com os convidados, que trazem para o público uma visão completa sobre o tema escolhido – fornecendo uma visão com base em conceitos acadêmicos e pesquisas, além de uma percepção de como o tema tem se disposto no dia a dia da comunidade, por meio do trabalho realizado no ambiente externo.

Na primeira edição, já disponível no Youtube da PUC-Campinas, o tema proposto foi o “Envelhecimento da Pessoa com Síndrome de Down”. Participaram do debate o Prof. Dr. José Francisco Kerr Saraiva, coordenador de Extensão Universitária e membro do Conselho Curador da Fundação Síndrome de Down, a Prof. Dr. Mariana Reis Santimaria, responsável pelo Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas, e Lenir Santos, cofundadora e vice-diretora da Fundação Síndrome de Down de Campinas.

No programa, o tema abordado foi o aumento da expectativa de vida para esse público, explorando o viés acadêmico, de estudos sobre o tema, e também trazendo a experiência com quem tem a experiência e a vivência cotidiana na Fundação Síndrome de Down.

No próximo programa, que será lançado em agosto, o tema em pauta será a ansiedade e os dilemas do adolescente para escolher uma profissão: como ajudar os jovens a se relacionarem de forma saudável e afetiva nos dias atuais? Tudo isso levando em conta também a atuação desse público nas redes sociais. Participam da conversa a Profa. Me. Ciça Toledo, da Faculdade de Jornalismo e coordenadora do projeto de Extensão “Vozes das Juventudes: experiências transformadoras por meio da comunicação social digital”, a Profa. Dra. Juliana Doretto, também da faculdade de Jornalismo, e a coordenadora pedagógica do Instituto Crescer Campinas, Maricy Guimarães, que vai falar desse projeto, que tem sido desenvolvido no Instituto. Alunos do Instituto e da Universidade também participarão com perguntas.

A cada mês, um novo episódio será lançado, por isso, é só se inscrever no canal para receber as notificações.

Carlos Giacomeli
3 de agosto de 2022