Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Ranking internacional classifica PUC-Campinas entre as melhores do mundo e única instituição privada do Interior do Brasil

A Universidade recebeu selo internacional que a certifica como uma das melhores universidades

A PUC-Campinas está entre as primeiras universidades privadas brasileiras e é a única do Interior a figurar no QS World University Ranking, um dos três mais conceituados entre os avaliadores globais de qualidade acadêmica e que classifica as melhores universidades do mundo. No Brasil, 35 conseguiram atingir a pontuação para entrar no ranking, sendo apenas sete particulares. Com isso, a PUC-Campinas recebeu um selo que a certifica integrar o grupo das melhores instituições de ensino superior globais.

O QS World University Ranking é feito pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds e avaliou 2.400 instituições de ensino superior em mais de 100 países, das quais apenas 1.422 pontuaram o suficiente para figurar entre as melhores do mundo. Das sete particulares brasileiras, as cinco primeiras são PUCs (Pontifícias Universidades Católicas), estando a PUC-Campinas em terceiro lugar e figurando como a única instituição privada fora das capitais.

Esse é mais um ranking que reforça a posição da PUC-Campinas como uma das melhores universidades do país, estando à frente de muitas instituições de ensino públicas, estaduais ou federais.

Além dos rankings de avaliações acadêmicas, a Universidade é destaque nos que avaliam o quesito sustentabilidade. O UI GreenMetric World University Ranking, que classifica as universidades mais sustentáveis ecologicamente, coloca a PUC-Campinas entre as mais responsáveis do mundo.

Metodologia

Entre os critérios avaliados estão a reputação acadêmica, reputação com empregadores, proporção entre número de alunos e docentes, citações em artigos acadêmicos, relação com redes de pesquisadores internacionais, impactos em meios digitais e número de professores com doutorado.

Um dos pontos de maior destaque foi o número de docentes com doutorado nos cursos da Universidade, seguido da reputação acadêmica e da proporção entre número de alunos e docentes.

Veja em detalhes o que significa cada um dos quesitos e seu peso na pontuação utilizada no ranking.

Reputação acadêmica – Respondendo por 40% da pontuação geral, a reputação acadêmica analisa a qualidade do ensino e da pesquisa nas universidades do mundo. Foram reunidas mais de 130.000 opiniões de especialistas em ensino superior, criando a maior pesquisa de opinião acadêmica do mundo.

Reputação do empregador – Sabendo que os alunos querem se formar com as habilidades e conhecimentos necessários para o mercado de trabalho, esse critério avaliou como as instituições os preparam para carreiras de sucesso e quais delas fornecem os graduados mais competentes, inovadores e eficazes.

Relação corpo docente/aluno – Este indicador reconhece que um alto número de acadêmicos por aluno reduz a carga de ensino e cria uma experiência estudantil mais favorável. Avalia como as instituições fornecem aos alunos acesso significativo a professores e tutores.

Citações por corpo docente – Foi medida a qualidade da pesquisa universitária com uma métrica de citação por corpo docente, considerando o número total de citações acadêmicas em artigos produzidos por uma universidade em um período de cinco anos.

Proporção de estudantes internacionais e proporção de professores internacionais – Uma universidade internacional cria uma série de benefícios. Demonstra a capacidade de atrair estudantes e funcionários de qualidade de todo o mundo e implica uma visão altamente global. Instituições internacionais fortes proporcionam um ambiente multinacional, construindo simpatias internacionais e consciência global.

Impacto na Web – Avalia quantas vezes e de que maneira a instituição é citada em diferentes meios de comunicação digital.



Marcelo Andriotti
13 de dezembro de 2022