PUC-Campinas e Universidade Nova de Lisboa assinam memorando de intenções

Instituições devem desenvolver projetos conjuntos no Brasil e em Portugal a partir de 2024

A PUC-Campinas assinou na tarde de 1º de novembro um acordo de alinhamento estratégico com a Nova Information Management School (IMS), a Escola de Gestão de Informação e de Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa. Desde segunda-feira, Miguel de Castro Neto, Diretor da Nova Information Menagement School, e Guilherme Victorino, Subdiretor da universidade portuguesa, tiveram encontros na PUC-Campinas com autoridades da Instituição e do município para conhecer projetos e discutir parcerias.

Eles também apresentaram trabalhos e projetos inovadores sob o conceito de cidades inteligentes desenvolvidos por eles em Portugal e também puderam conhecer o potencial de Campinas e o projeto HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável).

Estiveram presentes nas reuniões o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; o Vice-Reitor da Universidade, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi; o Presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora, Dr. Eduardo Gurgel; a gerente do Mescla, Diane Teo de Moraes; o ex-reitor e professor da Unicamp, Marcelo Knobel; dos Pró-Reitores da PUC-Campinas, além de professores e profissionais da área técnica do Mescla.

“A aproximação das universidades é importante para criar oportunidades de colaboração em áreas de interesse comum, como gestão de informação, ciência de dados, inteligência artificial e sustentabilidade. O trabalho conjunto envolverá convênios, intercâmbios entre profissionais, professores, estudantes e a criação de programas conjuntos de graduação, pós-graduação e mestrado. É a primeira vez que a Nova Information Management School faz uma cooperação estruturada na América do Sul”, disse Miguel de Castro Neto.

O primeiro contato foi a visita da PUC-Campinas a Lisboa por parte do Reitor e da Gerente do Mescla neste ano, quando as duas instituições detectaram uma grande afinidade de interesses e da dinâmica das universidades.

“Queríamos muito ter um parceiro aqui na América do Sul e acreditamos que esse parceiro estratégico será a PUC-Campinas, para que possamos futuramente oferecer em conjunto cursos de graduação e pós-graduação unindo as nossas competências. Essa nossa vinda a Campinas deve solidificar nossos projetos de internacionalização, em especial na América Latina”, disse

Neste momento, a partir do memorando de intenções e definição das áreas que as instituições pretendem colaborar, será elaborado um protocolo de intenções a ser formalizado até o final de ano para início dos trabalhos em 2024.

“Um dos nossos grandes objetivos e trabalhar na área de inovação pedagógica, queremos desenvolver em conjunto novas formas de ensinar e aprender. Nossos laboratórios também devem começar parcerias com os da PUC, além de intercâmbios entre nossos professores, pesquisadores e estudantes”, disse Guilheme Victorino.

Nessa área, a PUC-Campinas está fazendo investimentos, sendo o principal deles o Ativ10, um novo espaço para pesquisa e desenvolvimento de metodologias e tecnologias inovadoras que será inaugurado pela Universidade neste segundo semestre.

“A partir da visita que fizemos à NOVA IMS, identificamos muita sinergia e grandes oportunidades de desenvolvimento conjunto. E agora, a visita dos Professores Miguel e Guilherme e uma agenda de trabalho que envolve outros atores, como a Prefeitura de Campinas, representada pela Secretária de Desenvolvimento Econômico, não só comprova os objetivos comuns identificados, como já se desdobra em projetos que iniciam nas próximas semanas”, disse a Gerente do Mescla, Diane Teo de Moraes.

Marcelo Andriotti
1 de novembro de 2023