A PUC-Campinas, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEXT), em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social da Prefeitura Municipal de Campinas promove o “I Seminário da Vigilância Socioassistencial: Diálogos entre a Universidade, Poder Público e Rede de Ensino”, no dia 27 de novembro, sexta-feira, no Auditório Dom Gilberto e Salas do Prédio H15 – Campus I (Rodovia Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades – Campinas/SP), com início às 8h30.

Sua organização pretende favorecer trocas de experiências entre gestores, técnicos, docentes, alunos e organizações da sociedade civil, visando debater as mudanças nos paradigmas instituídos na Assistência Social, refletir sobre os processos de planejamento, monitoramento, avaliação das ações, a territorialização de ofertas e demandas por serviços e programas.

Este Seminário pretende dialogar com o cotidiano de trabalho vinculado às funções da Vigilância Socioassistencial, colocando a sociedade em movimento para a construção de novas e velhas respostas aos desafios do Serviço Único de Assistência Social (SUAS) em Campinas.

A Universidade, a partir das experiências acumuladas no desenvolvimento de Projetos de Extensão institucionais, pode contribuir para melhorar o dia a dia das comunidades.

Executados em parceria com grupos sociais organizados da Região Metropolitana de Campinas (RMC), muitos dos quais compõem a rede de serviços municipais, os Projetos de Extensão, derivados de atividades de ensino e/ou pesquisa, visam gerar autonomia destes grupos em relação às ações, após o término dos projetos.

Neste encontro da Universidade com grupos sociais, temas como Diversidade Cultural, Acessibilidade, Comunicação Comunitária, Economia Solidária, Saúde mental, dentre tantos, emergem e promovem o desafio de refletir e agir criativamente considerando os pontos de vista do outro.

A entrada é gratuita e o evento é aberto ao público externo.

Mais informações e inscrições no link.

Confira a programação completa:

Manhã
Local: Auditório Dom Gilberto
8h30 – 9h: Recepção
9h – 9h20: Abertura

Profa. Dra. Vera Engler Cury – Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC-Campinas
Profa. Dra. Janete Aparecida Giorgetti Valente – Secretária de Cidadania, Assistência e Inclusão Social – Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social da Prefeitura Municipal de Campinas

Mesa de Abertura: 9h20 – 12h
Debatedor e Coordenador da Mesa:

Prof. Dr. André Pires – Coordenador Geral de Projetos de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PUC-Campinas

Expositores:

Luis Otávio Farias – Coordenador Geral dos Serviços de Vigilância Social – Departamento de Gestão do SUAS – Secretaria Nacional de Assistência Social MDS