PUC-Campinas e Ital assinam protocolo de intenções para novo curso de Engenharia de Alimentos

Documento foi assinado durante evento de aniversário de 60 anos do Instituto de Tecnologia de Alimentos

A PUC-Campinas e o Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos) assinaram, na última quarta-feira (30), o protocolo de intenções para uma parceria no novo curso de Graduação de Engenharia de Alimentos, que passa a ser oferecido pela Universidade a partir de 2024. A assinatura ocorreu durante a celebração do aniversário de 60 anos do Instituto. O curso de Engenharia de Alimentos terá 10 semestres e será pautado pela sustentabilidade, inovação e diversificação de novos produtos.

Estiveram presentes na mesa diretiva do evento o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; a diretora geral do Ital, Eloísa Garcia; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Campinas, Adriana Flosi; o coordenador da Apta, Carlos Nabil Ghobril; e o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária em São Paulo, Guilherme Campos.

Assinaram o documento de apoio a diretora geral do Ital, Eloísa Garcia, o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior e também o diretor executivo da Fundepag, Airton Vialta.

Na ocasião, o Ital que também aproveitou a data para lançar o site  ww.alimentosindustrializados.com.br, que reúne conteúdo científico e tecnológico sobre processamento de alimentos e bebidas e o anúncio da aprovação de R$ 6,67 milhões para aquisição de equipamentos multiusuários (EMU) pelo Programa de Apoio à Infraestrutura (PAIP) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), além da entrega do Prêmio Ital Inovador e reconhecimentos a importantes atores ao longo da trajetória da instituição, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Graduação em Engenharia de Alimentos

Disponível a partir de 2024, o curso de Engenharia de Alimentos da PUC-Campinas prepara o profissional para projetar, operar e supervisionar processos e equipamentos industriais, desenvolver novos produtos e melhorar os já existentes através do uso de novas técnicas de conservação e transporte de alimentos, e do desenvolvimento de embalagens, sempre levando em consideração boas práticas de fabricação, valores nutricionais, saúde, bem-estar e sustentabilidade.

O curso visa desenvolver habilidades para a gestão de pessoas e projetos, empreendedorismo, preparando o profissional para atender as necessidades de uma alimentação saudável, segura e acessível, considerando as referências afetivas e as tendências gastronômicas para harmonização e valorização do alimento. Engenharia de Alimentos da PUC-Campinas é um curso pautado pela sustentabilidade, inovação e diversificação de novos produtos.

Carlos Giacomeli
4 de setembro de 2023