Os três finalistas na categoria Trabalhos Universitários são de alunos da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas; Universidade também é finalista na categoria Parceiros da Saúde por meio do Laboratório de Imagem e Som (LabIS) do CLC.

Amanhã (27/11), o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira irá revelar os ganhadores do 6º “Prêmio Cândidos Jornalistas – Parceiros da Saúde Mental”, na Estação Guanabara (Armazém do Café), às 20h. A Estação Guanabara fica na Rua Mário Siqueira, s/n – Jd. Guanabara em Campinas.

O Prêmio presta homenagem à toda a imprensa que durante o ano produziu informação crítica e de qualidade e contribuiu para elevar a consciência dos cidadãos sobre o tema “Loucura” (Saúde Mental) e para diminuir o preconceito em relação às pessoas com transtornos mentais.

Neste ano, foram 67 trabalhos concorrentes sendo que os finalistas foram escolhidos pelos “Jornalistas do Cândido” – equipe de usuários do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, que desenvolve os veículos de comunicação da instituição: Ponto de Cultura Rádio Comunitária “Maluco Beleza” e “Jornal C@ndura: Espaço Aberto para um Novo Pensamento”.

Confira os finalistas:

Jornalismo Impresso: Delma Medeiros do Correio Popular, com Bloco Unidos do Candinho escolhe seu samba-enredo”; Evelyn Nerme do Diário do Povo, com “Eulina faz festa para receber o Caps” e Daniele Ricci da Gazeta de Piracicaba, por “Novos horizontes”.

Telejornalismo: Adriene Emergente do Jornal Rede Família, com as matérias “Pacientes de hospital de Campinas trabalham na fabricação de ladrilhos” e “Trabalhos artesanais em um Hospital Psiquiátrico em Campinas” e Flávia Girardi da TV Band, por “Competição esportiva entre pacientes de entidades da região”.

Radiojornalismo: Flávio Botelho da CBN, com “Tratamento de saúde mental na cidade é referência nacional”; Sérgio Rodrigues da Rádio Central, com “Ponto de Cultura Maluco Beleza”; Rafael Melo da Rádio Educativa Campinas, por “Termina no domingo a Copa da Inserção” e Sergio Rodrigues e Domingos Nicolucci Filho da Rádio Educativa Campinas com “Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira é modelo”.

Fotojornalismo: Rui Carlos do Jornal de Jundiaí, com “Mais de 110 anos de história psiquiátrica”; Patrícia Santos do jornal O Estado de São Paulo, com “25% dos presos têm doença mental” e Henrique Spavieri do Jornal de Piracicaba por “Atendimento psicossocial cresceu 10%”.

Jornalismo Online: Caroline Nunes do Jornal Local com as matérias “Unidade do Cândido Ferreira realiza festa de ‘São João’” e “Cândido Ferreira inaugura oficina artesanal de Ladrilho Hidráulico e Rodolfo Brito do site Futebol Interior, com “Cândido Ferreira realiza II Copa da Inserção de Futebol”.

Trabalhos Técnicos: Wilson Smanhoto e Pedro Sardeli cinegrafistas da TV Band, com “Alcoolismo foi tema do 1º Seminário Nacional de Saúde Mental”; Alex Barbosa cinegrafista do Jornal Rede Família, por “Trabalhos artesanais em um Hospital Psiquiátrico em Campinas” e Émerson Pigosso também cinegrafista do Jornal Rede Família “Pacientes de hospital de Campinas trabalham na fabricação de ladrilhos” e Toninho Correa cinegrafista da TVB com “Rádio do Serviço de Saúde Cândido Ferreira ganha mais independência”.

Trabalhos Universitário: Carolina Romariz Pontes da PUC-Campinas com a reportagem de rádio “Ponto de Cultura Maluco Beleza”; Fabiano Fachini da PUC-Campinas com o trabalho de Iniciação Científica “Maluco beleza: no ar, um exercício de cidadania” e Andréia Dorta, Cleyton Jacintho e Lucimeire Ramalho também da PUC-Campinas com o Projeto-experimental de conclusão do curso de Jornalismo/2007 intitulado “Loucos por Jornalismo: o uso da comunicação como meio de inclusão social”.

Parceiros da Saúde Mental: PUC-Campinas pelo empréstimo do estúdio de rádio do Laboratório de Imagem e Som do Centro de Linguagem e Comunicação; Conselho Regional de Psicologia de Campinas (CRP) pela apoio nos eventos esportivos e culturais da instituição e Sousas Futebol Clube pelo empréstimo do estádio de futebol “José Iório” para a realização de atividade da II Copa de Futebol – Inserção na Saúde Mental.

26 de novembro de 2008