PUC-Campinas é destaque do Guia da Faculdade 2023

Mais de 10,5 mil coordenadores e professores atuaram como avaliadores

A PUC-Campinas se destacou no Guia da Faculdade 2023, a maior pesquisa de opinião brasileira sobre o Ensino Superior, feita pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo. A Universidade está no ranking das 11 particulares com o maior número de cursos cinco estrelas do país, divulgadas pelo Guia, e é a única fora das capitais. O ranking avaliou mais de 18 mil instituições de ensino superior brasileiras.

Foram cinco cursos com nota máxima entre os 56 cursos avaliados da PUC-Campinas, recebendo o selo cinco estrelas (excelente) o de Direito, Letras (Português/Inglês), Educação Física, Filosofia e Pedagogia. Os outros 51 avaliados na Universidade tiveram quatro estrelas (muito bom). Os 10 cursos mais novos não foram avaliados por não terem turmas formadas.

As Pontifícias Universidades Católicas dominam o ranking das melhores particulares do Brasil. Elas são seis entre as 11 mais “estreladas” do País, sendo que a PUC-Campinas é a única desse ranking das mais destacadas atuando exclusivamente fora das capitais.

Metodologia

Todas as instituições de Ensino Superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas para fazer parte do Guia da Faculdade. Após se cadastrarem para participar da avaliação, as instituições indicam todos os cursos superiores que estão recebendo novos alunos.

O coordenador de cada curso que será avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos:

Projeto pedagógico: características da proposta de ensino do curso.

Corpo docente: perfil dos professores vinculados ao curso.

Infraestrutura: condições de materiais e equipamentos oferecidos.

São mais de 10,5 mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro que se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. É um trabalho voluntário, portanto sem remuneração.

Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham.

Eles são convidados a dar três notas de 1 a 5 para cada curso para a qualidade do projeto pedagógico, a qualidade do corpo docente e a qualidade da infraestrutura. Cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores. Caso um curso não receba pelo menos quatro notas dos avaliadores, ele é considerado como “sem nota” na avaliação.

A maior e a menor nota recebida por cada curso são descartadas. O resultado numérico do curso em 2023 é a média das notas intermediárias restantes.

O resultado numérico de 2023 (com peso 3) é somado ao resultado numérico final do curso em 2022 (peso 2) e ao resultado numérico final do curso em 2021 (peso 1) para se extrair o resultado numérico final de cada curso. Se um curso não foi avaliado em um dos anos anteriores, esse ano é desconsiderado da sua média final.

Resultados:

Entre 5 e 4,50 – 5 estrelas;

Menor que 4,50 a 3,50 – 4 estrelas;

Menor que 3,50 a 2,50 – 3 estrelas;

Menor que 2,50 – não-estrelado.

Marcelo Andriotti
24 de outubro de 2023