Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas e CPQD têm inscrições abertas para vagas remanescentes de Programa de Capacitação com Residência Tecnológica

Inscrições seguem até o dia 1º de setembro. Programa, que atraiu centenas de pessoas na primeira chamada, busca suprir uma lacuna de mercado nas áreas de Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Segurança Cibernética

O Programa de Capacitação com Residência Tecnológica desenvolvido por meio de uma parceria entre PUC-Campinas e CPQD está com inscrições abertas para vagas remanescentes e sua segunda chamada. Os interessados em participar da iniciativa inédita de forma gratuita podem se cadastrar até o dia 1º de setembro, de forma on-line. O programa é uma grande porta de entrada para quem deseja se capacitar para trabalhar nas áreas de inteligência artificial, internet das coisas e segurança cibernética.

Esta é a segunda chamada para fazer parte do Programa, já que a proposta apresentou grande procura no lançamento, na primeira edição, considerada um sucesso pelas duas instituições. É uma nova oportunidade para que estudantes e profissionais que tenham interesse nas áreas de Inteligência Artificial e Internet das Coisas iniciem, de forma gratuita, uma jornada completa em um ramo de alta procura no mercado.

Entre os inscritos, 162 serão selecionados para participar, sem custo algum, de cursos no modelo de Capacitação Teórica de Visão Computacional, Ciência de Dados e Machine Learnig. Em março deste ano, o primeiro grupo, formado por 160 estudantes, iniciou o processo teórico. A nova seleção vai ampliar as vagas para a capacitação teórica, tida como a primeira fase do Programa.

Finalizada a parte teórica, os inscritos passarão por uma banca avaliadora, a qual selecionará 80 estudantes para seguir para a prática, no CPQD, com acompanhamento dos especialistas da PUC-Campinas. Nesta etapa, será disponibilizada uma bolsa de R$ 1.725,00 para subsidiar a formação do participante. As 20 horas semanais do processo serão divididas entre o treinamento presencial e o online. Neste modelo híbrido, que tem duração de nove meses, parte dos estudantes será bolsista do CPQD no período da manhã (das 8h às 12h), e parte, à tarde (das 13h às 17h). Aos selecionados para a atuação prática, será disponibilizada uma bolsa para subsidiar a formação.

O Programa

A iniciativa é um Programa Prioritário de Interesse Nacional (PPI), o qual tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e é coordenado pela Softex, empresa de desenvolvimento, inovação e transformação digital. O objetivo é preparar e capacitar estudantes universitários de cursos relacionados a tecnologia, bem como profissionais com interesse em IA, IoT e Segurança Cibernética, mas sem experiência prévia nessas áreas.

Clique aqui para ver o regulamento do Programa

Clique aqui para realizar a inscrição

 



Carlos Giacomeli
28 de agosto de 2023