Em entrevista, diretor da filial brasileira da empresa israelense diz que parceria com Universidade é única no país e importante para o desenvolvimento tecnológico da região

“A Alvarion possui o mesmo objetivo que a PUC-Campinas: trabalhar com a inclusão social”, afirmou o diretor da Alvarion do Brasil, Ricardo Pence. Em parceria com a Universidade, a empresa realizou no último dia 28 o Workshop Internacional Open WiMAX, que reuniu técnicos do Brasil e do exterior, representantes do Fórum WiMAX e empresas especializadas para debater as tendências mundiais da tecnologia sem fio que irão repercutir no mercado de telecomunicações no país. A PUC-Campinas é a única instituição brasileira a ter uma antena que possibilita a transmissão conjunta de imagem, som e dados para testes e em funcionamento, pois trabalha em regime acadêmico com regulamentação da Anatel.

Dessa forma, o maior objetivo da Universidade é trabalhar com a inclusão social por meio da rede wireless, tanto que já há uma parceria com a Escola do Sítio no distrito de Barão Geraldo e com outra instituição de ensino na cidade de Paulínia, interior de São Paulo. “Sem dúvida alguma, a PUC-Campinas é um pontapé inicial na implementação das redes sem fio em Campinas e mesmo no Brasil”, acrescentou Pence. Ele ainda ressaltou que as redes wireless são o futuro da comunicação no Brasil, pois aqui não há uma grande densidade de sistemas desenvolvidos com cabos como em países europeus ou mesmo nos Estados Unidos. “Cabo você corta. Wireless não, pois é impossível cortar o ar”, disse o diretor.

A antena de Wimax cedida pela Alvarion que se encontra na Universidade, atualmente abrange uma área de quatro quilômetros em torno do Campus I da PUC-Campinas. O diretor da empresa disse também, que há uma grande quantidade de trabalhos de estudantes esperando para serem aprovados e até viabilizados pela Alvarion e suas parceiras. Quem quiser saber mais sobre Wimax, basta clicar no link //www.puc-campinas.edu.br/imprensa/jornaldapuc/?id=58.

28 de junho de 2007