PUC-Campinas é a melhor particular fora das capitais pelo THE América Latina 2023

O Times Higher Education Latin America University Rankings lista as melhores universidades da América Latina e Caribe

O ranking Times Higher Education para a América Latina 2023, divulgado na manhã de 4 de julho, apontou a PUC-Campinas como a melhor universidade privada brasileira fora das capitais e uma das sete melhores do Brasil. Ela também aparece em sexto lugar no quesito qualidade de ensino pelo ranking, que avaliou 197 instituições em 15 países.

A melhor colocação da Universidade foi na categoria que avalia a reputação de ensino das instituições superiores. Essa categoria leva em conta a relação equipe acadêmica por aluno, a proporção de doutorados concedidos para bacharel formado, a proporção de doutorados concedidos por pessoal acadêmico e o rendimento institucional por pessoal.

O levantamento do THE América Latina segue os mesmos 13 indicadores de desempenho do THE World University Rankings, mas os pesos foram recalibrados para refletir as características das universidades da região. As universidades são analisadas em todas as suas missões principais: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.

O Brasil é o país mais representado na tabela, com 65 instituições, sendo 14 delas figurando no top 20.

A pesquisa

A Pesquisa de Reputação Acadêmica é realizada anualmente, e neste ano foi formatada com dados levantados entre novembro de 2021 e março de 2022.

Clique aqui para ver ranking completo

Ele examina, entre outros indicadores, o prestígio percebido das instituições no ensino utilizando o número total de votos obtidos por entrevistados do meio acadêmico para a pesquisa de reputação dos últimos dois anos.

A área de reputação de ensino, na qual a PUC-Campinas se destaca, segue  os seguintes critérios:

Relação equipe acadêmica por aluno

A proporção de funcionários acadêmicos por aluno é definida como o número total de funcionários equivalentes a tempo integral empregado em um posto acadêmico dividido pelo número de alunos em todos os anos e de todos os programas que levem a um diploma, certificado, crédito universitário ou outra qualificação.

Proporção de doutorados concedidos para bacharelado

Esta métrica é gerada dividindo o número total de doutorados concedidos pelo número total de diplomas de graduação concedidos.

Proporção de doutorados concedidos por pessoal acadêmico

Além de dar uma ideia do quanto uma instituição está comprometida em nutrir a próxima geração de acadêmicos, uma alta proporção de estudantes de pesquisa de pós-graduação também sugere a oferta de ensino no nível mais alto que é, portanto, atraente para os graduados e eficaz para desenvolvê-los.

A métrica é gerada dividindo-se o total de doutorados ponderados por disciplinas pelo total de disciplinas ponderadas e número de docentes. Ela leva em consideração o mix exclusivo de disciplinas de uma instituição, refletindo que o volume de prêmios de doutorado varia por disciplina.

Rendimento institucional por pessoal

Esta medida de receita indica o status geral de uma instituição e dá uma noção ampla da infraestrutura e instalações disponíveis para alunos e funcionários. Essa métrica é gerada dividindo o rendimento institucional pelo número total de docentes.

Marcelo Andriotti
4 de julho de 2023