A PUC-Campinas está com inscrições abertas até o dia 30 de outubro de 2015 para o Curso de Extensão “Mercado de Carbono”, coordenado pelo Prof. Me. Rodrigo Custódio Urban. O curso de 40 horas capacita profissionais que atuam na área de meio ambiente, disponibilizando ferramentas utilizadas na elaboração de inventários de carbono. A atividade é uma oportunidade de se discutir os conhecimentos relativos às mudanças climáticas e as ações mundiais e nacionais sobre este tema.

De acordo com o Coordenador do Curso de Extensão, Rodrigo Custódio Urban, enquanto o mercado espera as importantes definições do final desse ano (2015), um mercado voluntário de compensação de carbono, criado pela iniciativa privada e que serve como marketing verde para as empresas que os adotam, vem se desenvolvendo.

“Dados do relatório The Forest Trend Ecosystem Marketplace indicam que foram gastos pouco menos de US$4,5 bilhões, através da compra de quase 1 bilhão de créditos de carbono, na última década, em projetos de conservação e energia limpa, de forma voluntária. Além da emissão evitada de gases de efeito estufa, esses projetos contribuem para a melhoria das condições ambientais dos locais contemplados, e algumas vezes, para a melhoria econômica da população envolvida. Entre os possíveis projetos passíveis de recebimento de créditos de carbono estão: a instalação de sistemas de energia renovável, a instalação de fornos de queima limpa em olarias, a restauração de manguezais, o desmatamento evitado (REDD), entre outros”.

O Professor Urban explica que a redução de uma tonelada de gases do efeito estufa gera crédito de carbono para compensação em outro local. “O valor médio desse crédito é bastante variável, conforme o tipo de projeto e as oscilações do mercado, chegando a um pico de US$7, três toneladas em 2008. Com o esfriamento das negociações climáticas globais, os valores apresentaram uma certa queda nos últimos anos. Entretanto, existem perspectivas de um novo ânimo para esse importante mercado após as negociações e importantes decisões da COP 21 no final do ano”, contextualiza.

O Curso de Extensão “Mercado de Carbono” da PUC-Campinas tem inicio no dia 07 de novembro de 2015 e término no dia 14 de novembro de 2015. Informações complementares sobre o curso estão no Portal da PUC-Campinas.

6 de outubro de 2015