Projeto de professores da PUC-Campinas é premiado em congresso de inteligência artificial

Trabalho abordou atuação social de empresas e instituições por meio do recurso de alta tecnologia

Professores da Escola de Linguagem e Comunicação (ELC), da PUC-Campinas, foram premiados no 4º Congresso de Inteligência Artificial, realizado pela PUC SP em parceria com a PUC-Campinas, através da Pró-Reitoria de Inovação e da Pró-Reitora de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão. Eles concorreram com outros 34 projetos e foram escolhidos pela Comissão Científica com o trabalho: “A comunicação de projetos corporativos de inclusão e equidade com utilização de inteligência artificial”.

O projeto foi desenvolvido pelos professores Tarcisio Torres Silva, Juliana Doretto, Marcelo Pereira da Silva e Carlos Alberto Zanotti, que abordaram a atuação social de empresas e instituições por meio de ações de DEI (diversidade, equidade e inclusão). Segundo o professor Tarcísio Torres Silva, que coordenou o trabalho, a temática tem aparecido também nos trabalhos de mestrado e iniciação científica que têm sido orientados na Universidade. Ainda de acordo com ele, a escrita coletiva possibilitou uma aproximação dos interesses comuns do grupo, o que é bastante benéfico para se pensar o caráter que os projetos de pesquisa desenvolvidos na Escola podem tomar.

Entre os exemplos abordados no trabalho, está uma plataforma de uma empresa de telefonia que investe na interação de autistas e suas famílias, com o uso de inteligência artificial. Outro exemplo é o caso de uma empresa de cosméticos, que personificou uma assistente virtual, na figura de uma jovem mulher negra, para promover a diversidade e a equidade.

Cada um dos quatro projetos premiados pelo Google receberam uma bolsa de R$ 10 mil, valor que deverá ser investido na continuidade do projeto, que terá os avanços apresentados na próxima edição do evento.

“A premiação é sem dúvida um grande incentivo para nós, pois mostra que abordamos um tema de interesse e com potencial para a pesquisa em inteligência artificial no Brasil. Também foi importante estarmos entre os quatro selecionados, pois foi o primeiro ano que a PUC-Campinas participou da organização do evento, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP. Com a verba que será disponibilizada, poderemos nos aprofundar sobre a relação da IA com questões sociais, uma preocupação recorrente envolvendo as tecnologias, principalmente entre os públicos mais vulneráveis”, comentou o professor Tarcisio.

Para a próxima etapa, a expectativa é que estudantes participem do projeto. Eles ajudariam no mapeamento de empresas que investem em IA com propósito social e também no contato com os públicos-alvo das iniciativas.

“Do ponto de vista de divulgação da pesquisa, também queremos trazer os discentes para a produção de matérias do portal Digitais e a realização do podcast, que vai entrevistar gestores, líderes comunitários e outras pessoas envolvidas nas iniciativas identificadas”, completou o professor.

Clique aqui para saber mais sobre o 4º Congresso de Inteligência Artificial.

Carlos Giacomeli
23 de novembro de 2023