Conscientizar sobre o consumo racional de energia elétrica, disseminando novos hábitos de consumo para usuários com baixo poder aquisitivo. Essa é a proposta do Trabalho de Extensão “Conscientização de novos hábitos de consumo de energia elétrica em usuários com baixo poder aquisitivo”, desenvolvido por um professor e dois alunos da Faculdade de Engenharia Elétrica da PUC-Campinas.

As atividades estão sendo desenvolvidas no Colégio de Aplicação Pio XII, com um grupo formado por 30 funcionários, de diferentes áreas. As ações se deram por meio de palestras, de reuniões e de oficinas. Durante os encontros, foi constatado que os participantes tinham hábitos que impediam o consumo consciente, causando assim gastos desnecessários, como efetuar o pagamento da conta de luz sem ver o consumo e o histórico, abrir a porta da geladeira toda hora e tomar banho longos.

Após os encontros, os participantes aprenderam a analisar os valores da conta de luz, a verificar se os eletrodomésticos possuem o selo Procel (de Consumo de Energia), a preocupar-se com o tempo de banho e a utilizar lâmpadas econômicas nos locais de maior utilização. Para o professor responsável pelo projeto de Extensão, Francisco de Salles Cintra Gomes, os encontros tem sido importantes para a troca de experiências entre os alunos e os participantes. “O convívio com a comunidade proporcionou momentos de ensino-aprendizagem mútuos, nos quais os participantes trouxeram suas contribuições com os diálogos, com os questionamentos, na exposição de ideias e de dúvidas”, Salles.

O projeto também foi uma maneira de despertar outras questões importantes sobre o uso seguro da energia elétrica, como o uso de dispositivos como ‘benjamins’, cuidados no lavar as paredes junto as tomadas, riscos de fiação desprotegida, cuidados na caixa de luz, entre outros. Os encontros dos alunos com os funcionários são quinzenais e continuarão em 2013, com a participação de novos funcionários, no Campus I da Universidade.

11 de dezembro de 2012