As docentes de Ciências Biológicas Mariangela Cagnoni Ribeiro e Maria Magali Stelato lançam, hoje (21/10), o livro “Microbiologia Pratica: Aplicações de Aprendizagem de Microbiologia Básica: Bactérias, Fungos e Vírus”, na Livraria Cultura do Iguatemi, às 19h. Integralmente revisado, ampliado e atualizado, o livro está em sua 2ª edição.

As principais modificações no livro incluem a inserção de capítulos inéditos e a inclusão de novo material visual (quadros, tabelas, resumos, fotografias e questões de revisão da aprendizagem). Os novos capítulos são “Ação antimicrobiana de agentes físicos e químicos e monitoramento dos agentes físicos”, “Investigação de atividade metabólica dos fungos”, “Cultivo de bactérias anaeróbicas”, “Cultivo de bacteriófagos” e “Métodos rápidos automatizados para a identificação de bactérias e fungos”.

Essa nova edição mantém inalterado o objetivo didático das autoras, ou seja, ele oferece aos estudantes do ciclo básico na área de Saúde os conhecimentos da morfologia, fisiologia e metabolismos das bactérias e fungos, como também o cultivo de bacteriófagos e a ação antimicrobiana dos agentes físicos e químicos. O livro é destinado aos estudantes de Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Química, entre outros cursos que apresentam a microbiologia em sua matriz curricular.

O livro também foi lançado no 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia, que ocorreu de 2 a 6 de outubro de 2011, em Foz do Iguaçu, Paraná. Na ocasião, as autoras participaram do encontro de docentes de microbiologia onde a Profa. Dra. Maria Magali Stelato realizou uma palestra.

Mariangela Cagnoni Ribeiro é Coordenadora Geral de Graduação (COGRAD) e professora de Ciências Biológicas na PUC-Campinas.

Maria Magali Stelato é mestre e doutora em Farmácia e docente na Faculdade de Ciências Biológicas na PUC-Campinas.

21 de outubro de 2011