Professor pesquisador da PUC-Campinas é nomeado Coordenador de Área da CAPES

O professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, Prof. Dr. Wilson Ribeiro dos Santos Junior, foi nomeado para o cargo de Coordenador de Área de Arquitetura, Urbanismo e Design da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio da Portaria nº 69, de 5 de abril de 2018, publicada no Diário Oficial da União.

A escolha de um docente da Universidade para o desempenho da função é um fato histórico para a Instituição e reforça a trajetória de incentivo ao ensino e à pesquisa de qualidade. Para a escolha do nome do Prof. Dr. Wilson Ribeiro dos Santos Junior, a CAPES seguiu o trâmite previsto na legislação, que consiste em quatro etapas distintas e independentes entre si: 1) consulta aos programas de pós-graduação, associações e sociedades científicas e de pós-graduação, de âmbito nacional; 2) processamento das indicações realizadas por estas entidades  e seleção dos nomes que tenham preenchido todos os requisitos previstos na retrocitada portaria;  3) envio das listas com indicações ao Conselho Superior que, a seu critério, realizou a seleção final dos nomes como sugestões ao Presidente da CAPES , e, finalmente, escolha dos coordenadores, pelo Presidente, e sua designação, no Diário Oficial da União.

O jeito simples e despojado do professor Wilson, também conhecido como Caracol, contrasta com a solidez de sua trajetória acadêmica: graduado em Arquitetura e Urbanismo (1977), Mestre (1991) e Doutor (2001) pela Universidade de São Paulo, é docente na PUC-Campinas desde 1983, onde ministra aulas na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado. Também é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Nível 2, Avaliador ad hoc do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do MERCOSUL (ARCU-SUL), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC), consultor ad hoc da CAPES, do CNPq e da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Líder do Grupo de Pesquisa de Requalificação Urbana do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC) da PUC-Campinas.

De acordo com Caracol, a Coordenação da Área de Arquitetura, Urbanismo e Design da CAPES é uma tarefa que exige muita dedicação. “É uma honra assumir a Coordenação da Área, fui Coordenador Adjunto da Área de 2014-2017 e pudemos ver um avanço muito grande com 22% dos Programas oferecidos no país com aumento da nota de seus cursos”, destacou.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC-Campinas iniciou suas atividades em 1972 com o Mestrado em Psicologia; já o Programa em Arquitetura e Urbanismo completou 20 anos. Atualmente, a Universidade possui 12 Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, sendo 8 Mestrados Acadêmicos, 3 Doutorados e 1 Mestrado Profissional, e conta com 352 alunos matriculados, 258 do Mestrado e 94 do Doutorado. Ao todo, são 2.014 titulados, sendo 1.651 de Mestrado, 255 de Doutorado e 108 de Mestrado Profissional.

Matéria publicada na edição 181-2018 do Jornal da PUC-Campinas.

Silvia Perez de Freitas
1 de agosto de 2018