Processo SER 2024 está com inscrições abertas até 30 de abril

Projeto está na 4ª edição e premia funcionários por projetos inovadores

A PUC-Campinas iniciou o período de inscrições para funcionários interessados em participar do Processo SER 2024. O projeto foi criado com o objetivo de incentivar a participação do corpo técnico-administrativo a apresentar propostas inovadoras que promovam a melhoria das atividades e dos processos produtivos desenvolvidos dentro da Universidade, aumentando desempenho, eficiência e economia de gastos. As inscrições estão abertas até dia 30 de abril e podem ser feitas no site da Instituição clicando aqui.

O projeto pode ser de um novo produto ou a melhoria nos produtos ou processos já existentes. Pode ser, também, a implantação de uma melhoria na forma de executar tarefas, para que elas sejam feitas com maior rapidez e qualidade. Todos os integrantes do corpo técnico-administrativo da PUC-Campinas podem participar.

Para acessar informações completas, clique aqui

Os interessados em participar precisam primeiro criar uma Equipe de Inovação, que deve ter um número mínimo de três colaboradores. Pode ser formada por pessoas da mesma área, colaboradores que fazem tarefas semelhantes em outras áreas, pessoas que se interessam em resolver algum problema específico ou pessoas que gostam de trabalhar juntas.

O grupo precisa ter um Padrinho ou uma Madrinha da Inovação, que será o gestor ou gestora responsável pela área em que a inovação vai ocorrer. A equipe precisa marcar uma reunião com o Padrinho ou Madrinha, apresentar o projeto e discutir a melhor maneira de implementar.

Após a inscrição do projeto, as ideias serão compartilhadas pelo Comitê Gestor com o responsável pela área em que a melhoria será implementada. Ao longo do ano, a equipe organizadora do Programa acompanhará as atividades. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo grupo do Teams (Processo SER), com bate-papo virtual todas as terças-feiras, às 15h, pelo ramal 7939 (Pró-Reitoria de Inovação) ou pelo e-mail inove.org.@puc-campinas.edu.br .

Cada projeto implantado deverá apresentar os resultados por meio de evidências da melhoria e, com base nisso, o Comitê Gestor avaliará os projetos apresentados, considerando os impactos na melhoria comum, se é aplicável em outros locais, que redução de custos gerou, metodologia de implantação, aderência ao ambiente de trabalho e melhoria na eficiência do processo.

A implantação do projeto terá um peso importante na nota final. Os quesitos avaliados receberão as notas de classificação indicadas por cada membro do Comitê Gestor, compondo a média final.

A PUC-Campinas premiará, no final do ano, as cinco equipes que mais se destacarem. Os prêmios em dinheiro são:

1ª Colocada: R$6.000,00 (seis mil reais)

2ª Colocada: R$5.000,00 (cinco mil reais)

3ª Colocada: R$4.000,00 (quatro mil reais)

4ª Colocada: R$3.000,00 (três mil reais)

5ª Colocada: R$2.000,00 (dois mil reais)

Marcelo Andriotti
25 de março de 2024