Pró-Reitora de Inovação faz palestra sobre empreendedorismo em escola estadual

Evento reuniu mais de 50 jovens na Escola Estadual Hugo Penteado Teixeira, no Parque Floresta 3

Uma palestra realizada na noite de 5 de outubro pela Profa. Dra. Camila Brasil, Pró-Reitora de Inovação da PUC-Campinas, deu início ao projeto Cria Impacto, um programa de formação de jovens em empreendedorismo, que terá duração de um ano e meio. Mais de 50 jovens da Escola Estadual Hugo Penteado Teixeira, no Parque Floresta 3, participaram, e, a partir de agora, montarão equipes para desenvolver seus próprios negócios. Também participaram do encontro o Prof. Me. Eduardo Frare, Decano da Escola de Economia e Negócios, o Prof. Me. Maurício Pinheiro, da área de design e gestão de marcas, e os analistas de inovação Elias Berni e Thais Tiburcio.

“Esse é um processo de formação aplicado que também tem o objetivo de formar negócios de impacto. Pode ser que a gente chegue no final desse projeto e tenha propostas no final do ano que vem já de negócios de impacto, startups mesmo. Ele tem o objetivo de chegar a esse momento de startups e também à formação profissional”, disse a Profa. Camila.

Mesmo que alguns grupos não consigam ao final do período ter a sua startup pronta para atuar no mercado, os participantes terão a capacitação para trabalhar com negócios de impacto em outras startups e receberão uma certificação desse programa.

O Cria Impacto foi desenvolvido pelo Programa Mescla dentro do projeto de aceleração, parceria com a Pró-Reitoria de Inovação e com a Escola de Economia e Negócios, por meio do projeto da Coalizão Pelo Impacto, que está sendo financiado pelo ICE (Instituto de Cidadania Empresarial) e patrocinado pela Fundação Educar, Fundação Feac, Somos Um, Instituto Sabin, Humanize, Instituto Herda Gerdau, Cosan, Fundação Grupo Boticário, RD (RaiaDrogasil) e Beja Instituto.

“A gente recebeu recurso financeiro, que está pagando as horas dos professores envolvidos e os materiais. Tudo isso para fazer esse programa com os alunos do Ensino Médio para a formação e empreendedorismo [no ensino médio]. O ICE está financiando esse trabalho há um ano e meio, e isso já é, em si, uma atividade de impacto, porque pode mudar a vida desses jovens”, disse a professora.

Os participantes se formarão no Ensino Médio no final do ano que vem e já terão uma formação da PUC-Campinas. Alguns deles poderão ter seus próprios negócios com o apoio da Universidade para que possam continuar acelerando e desenvolvendo seus projetos.

O Cria Impacto é uma derivação do Cria, que já é uma ação do Mescla para incentivar a aceleração de startups na Universidade. A diferença é que ele é voltado para negócios de impacto, por isso foi nomeado Cria Impacto.

“Os alunos envolvidos estavam com muita dificuldade de entender o que é uma empresa, uma startup, porque são jovens numa situação de vulnerabilidade, numa área social que precisa de muita intervenção, na região do Campo Belo. Mas eles estavam muito interessados e nós acreditamos que vamos conseguir ter um impacto efetivo na vida dessas pessoas”, disse a professora.

Marcelo Andriotti
6 de outubro de 2023