Preço da cesta básica mantém queda no mês de agosto

Estudo do Observatório da PUC-Campinas mostrou redução de 0,47% no oitavo mês do ano. Valor da cesta corresponde hoje a 52,4% do salário mínimo

O estudo mensal feito pelo Observatório da PUC-Campinas sobre o preço da cesta básica confirmou tendência de queda no mês de agosto. De acordo com o levantamento, coordenado pelo Prof. Me. Pedro de Miranda Costa, o mês apresentou preço 0,47% menor no valor do item, que foi de R$ 692,22 (queda real de R$ 3,29 em relação a julho). Esse é o menor valor registrado no ano, perdendo apenas para o primeiro período de acompanhamento dos últimos 12 meses.

Com esse cenário, a cesta básica corresponde a 52,4% do valor do salário mínimo atual, de R$ 1.320. Considerando-se o custo da cesta e a preconização de que o salário mínimo seja suficiente para a aquisição de três cestas, o valor mínimo necessário deveria ser de R$ 2.076,67.

Confira com detalhes o estudo completo clicando aqui.

Dos 13 itens pesquisados, 7 apresentaram redução em seus preços, e 6 apresentaram alta. A banana foi o item de maior alta, ficando 15,11% mais cara. Já a batata apresentou a maior queda, na ordem de 8,76%.

Em comparações com outras capitais, Campinas é a quinta cidade com valor mais alto. Porto Alegre lidera com maior preço, com cesta no valor de R$ 761.

Carlos Giacomeli
14 de setembro de 2023