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Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado

EDITAL nº 005/2019 – PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE ESTUDO NÃO RESTITUÍVEL COM INGRESSO PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO 1º SEMESTRE DE 2020

 

 

Objetivos

- Elaborar teses que atendam aos quesitos de abrangência e ineditismo com temáticas relacionadas às linhas de pesquisa do Programa;

 

- Formar pesquisadores abertos ao diálogo interdisciplinar em relação ao processo de construção do conhecimento científico;

 

- Induzir a construção de conhecimento com vistas a problematizar a realidade educacional brasileira.

Histórico

O curso de doutorado em Educação da PUC Campinas foi recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC/ES),  da CAPES, em sua reunião de nº 159. Trata-se de proposta que se originou do Mestrado Acadêmico que foi recomendado pela CAPES em 1997. A área de concentração é Educação e há duas linhas de pesquisas: (i) Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e (ii) Políticas Públicas em Educação.

Público Alvo

Mestres da área de Educação e afins.

Processo Seletivo

Período de Inscrições: 1º a 31 de outubro de 2019

documentos necessários - clique aqui

 

O Processo de Seleção é composto das seguintes fases:

- 1ª fase eliminatória: prova de conhecimentos e suficiência em língua estrangeira, além de prova de suficiência em língua portuguesa para candidatos estrangeiros;
- 2ª fase eliminatória: entrevista;
- 3ª fase classificatória: média geral obtida a partir das notas parciais da prova de conhecimentos, do anteprojeto, do currículo e da entrevista.

 

Calendário do Processo Seletivo:

 

Prova escrita de conhecimentos específicos
12/11/2019 (das 9h às 12h)

 

Exame de suficiência em língua estrangeira
12/11/2019 (das 14h às 17h)

Opções: inglês, espanhol ou francês

 

Exame de suficiência em língua portuguesa (para candidatos estrangeiros)
13/11/2019 (das 14h às 17h)

 

* Observação: No caso de ingresso direto no Curso de Doutorado (sem conclusão prévia de Curso de Mestrado na PUC-Campinas ou em Programa de Pós-Graduação reconhecido pelo MEC), o candidato deverá submeter-se a provas de suficiência em dois idiomas, sendo obrigatória a aprovação no Exame de Suficiência na língua inglesa, além da aprovação no Exame de Suficiência em um segundo idioma, espanhol ou francês, em relação ao qual o próprio candidato fará sua escolha.

 

Divulgação dos resultados da 1ª fase (eliminatória) com o agendamento das entrevistas
21/11/2019 (às 17h)

 

Entrevistas

25/11/2019 a 04/12/2019

Obs.: As entrevistas poderão ser realizadas à distância, por meio da Internet. Há necessidade de solicitação, até o dia 05/11/2019, por e-mail, que será analisada quanto à pertinência.
 

Publicação dos resultados classificatórios
06/12/2019 (às 17h)

 

Todo o processo de seleção será realizado no endereço abaixo:

PUC-CAMPINAS - Prédio do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CAMPUS I)

Programa de Pós-Graduação em Educação
Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 - Parque Rural Fazenda Santa Cândida - Campinas/SP

Ver mapa no site//www.puc-campinas.edu.br/institucional/mapas/

 

Bibliografia recomendada:

 

Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

 

ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa. Formação, profissionalidade e representações profissionais dos professores: concepções em jogo. Rev. Educ. PUC-Camp., Campinas, 22(2):171-190, maio/ago., 2017.

COSTA, Rafael Fernando da., OLIVEIRA, Rita de Cassia de., AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de. Professores e sua Formação no Mundo Capitalista.  Rev. Educ. Perspec. Viçosa, MG v.9 n.1 p.142-158,  jan./abr. 2018.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A construção social do individualismo na profissão docente: como transcender as fronteiras tradicionais da identidade dos professores? Rev. Educ. PUC-Camp., Campinas, 20(2):127-142, maio/ago., 2015.

GIRARDET, Céline. Why do some teachers change and others don’t? A review of studies about factors influencing in-service and pre-service teachers’ change in classroom management. Review of Education Vol. 6, No. 1, February 2018, pp. 3–36 doi: 10.1002/rev3.3104.

FREITAS, Lilliane Miranda; GHEDIN, Evandro Luiz. Narrativas de Formação: origens, significados e usos na pesquisa-formação de professores. Revista Contemporânea de Educação, [S.l.], v. 10, n. 19, p. 111 a 131, jul. 2015.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso; ALMEDIA, Patrícia Cristina Albieri. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GATTI, Bernadete A. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. RBPAE, v. 28, n. 1, p. 13-34, jan./abr. 2012.

LOPES, C. E.; D’AMBROSIO, B. S. Professional development shaping teacher agency and creative insubordination. Ciênc. Educ., Bauru, v. 22, n. 4, p. 1085-1095, 2016.

NOVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 47, n. 166, p. 1106-1133, dez. 2017.

ROLDÃO, Maria do Céu Neves.  Formação de professores e desenvolvimento profissional. Rev. Educ. PUC-Camp., Campinas, 22(2):191-202,  maio/ago., 2017.

SARMENTO, Teresa. Formação de Professores para uma Sociedade Humanizada. Rev. Educ. PUC-Campinas, Campinas, 22(2): 285-297, maio/ago., 2017.

TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, Jorge. Uma proposta de tipologia para Pesquisas de Natureza Interventiva. Ciência e Educação (UNESP), v. 23 (4), p. 1055-1076, 2017.

 

Linha de pesquisa: Políticas Públicas em Educação

 

BIESTA, Gert. Against learning. Reclaiming a language for education in an age of learning. Nordisk Pedagogik, Vol. 25, pp. 54–66, 2005. 

CALDERÓN, Adolfo Ignacio; FRANÇA, Carlos Marshal; GONCALVES, Armando. Tendências dos rankings acadêmicos de abrangência nacional de países do espaço ibero-americano: os rankings dos jornais El Mundo (Espanha), El Mercurio (Chile), Folha de São Paulo (Brasil), Reforma (México) e El Universal (México). Eccos Revista Científica, v. 44, p. 117-142, 2017.

MACEDO, Elizabeth. Cultura performativa e pesquisa em educação: desafios para a ação política. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.158, pp.752-774. 

MENDONÇA, Samuel. Massificação humana e a educação aristocrática em Nietzsche. ETD: Educação Temática Digital, v. 13, p. 17-26, 2011.

PIRES, André; ROMAO, Paulo Cesar Ricci; VAROLLO, Victor Marques. O Programa Bolsa Família e o acesso e permanência no ensino superior pelo Programa Universidade para Todos: a importância do eu me viro. Revista Brasileira de Educação, v.24, 2019.

RIOS, Mônica Piccione Gomes;TREVISOL, Maria Teresa Ceron; SOPELSA, Ortenila. Ações de escolas da rede pública municipal da mesorregião do oeste de Santa Catarina em prol da qualidade do ensino fundamental. Educação Unisinos. 90-101, janeiro/abril 2017.

SAVIANI, Dermeval. Doutoramento em educação: significado e perspectivas. Rev. Diálogo Educacional, vol.07, n.21, pp. 181-197, 2007. 

SIME POMA, Luis. Aportes para contextualizar la meritocracia en las políticas y culturas docentes. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v, 2, p. 111-119, maio/ago, 2014.

VERHINE, R. E. Pós-graduação no Brasil e nos Estados Unidos: uma análise comparativa. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 166-172, 2008.  

VITORINO, Artur José Renda; SILVA, Bruna Coden da. O modelo intersubjetivo do si mesmo produzido socialmente: Mead, Educação e Luta por Reconhecimento. Educação & Sociedade (Impresso), v. 39, p. 73-88, 2017.

 

 

Documentos Necessários

- Preenchimento do Formulário de Inscrição on-line
- Currículo Lattes *
- Uma cópia legível e autenticada do Histórico escolar do Curso de Mestrado ou, caso não tenha cursado Mestrado, do Curso de Graduação
- Uma cópia legível e autenticada do Diploma ** do Curso de Mestrado (ou Certificado de conclusão do Curso de Mestrado) ou, caso não tenha cursado o Mestrado, Diploma ** do Curso de Graduação (ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação no ano corrente − por exemplo: Certidão de Pressuposta Conclusão de Curso de Graduação ***)
- Uma cópia do exemplar da dissertação de mestrado, quando defendida fora da PUC-Campinas

- CPF e RG

- Foto 3x4
- Anteprojeto de Pesquisa – 3 (três) vias

 

* Uma cópia impressa do Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, documentado e com cópia das produções bibliográficas.

** São aceitos diplomas de Cursos de Graduação ou Mestrado emitidos em outros países, desde que revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente. Só serão aceitos os diplomas emitidos por Programas de Mestrado reconhecidos pela CAPES.

*** OBS.: Por ocasião da matrícula, o candidato selecionado deverá, obrigatoriamente, apresentar Histórico e Diploma, ou Certidão de Conclusão de Curso.


Forma de apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:

O Anteprojeto deverá apresentar: Título; Justificativa (científica, social e pessoal para realização da pesquisa); Problema de pesquisa bem delimitado; Objetivos; Fundamentação teórica acompanhada de revisão bibliográfica consistente; Método (fundamentos metodológicos, instrumentos e procedimentos); Plano para Análise dos Resultados; Cronograma; Referências Bibliográficas. A proposta deve evidenciar seu caráter inédito e sua contribuição científica para a área de Educação.

 

Aspectos formais para a apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:

Na capa devem constar os seguintes dados: nome do candidato, título, linha de pesquisa e ano. A fonte recomendada para a elaboração do Anteprojeto de Pesquisa é Arial 12. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5. O papel deve ser A4. É preciso numerar as páginas no alto à direita. A forma de citações (curtas ou longas) e as referências devem ser feitas de acordo com as normas da ABNT. Formatação: margens superior e esquerda = 3 cm, margens direita e inferior = 2 cm. Grampear o texto na parte superior esquerda. Apresentar o Anteprojeto de Pesquisa em três vias.

 

Entrega da Documentação:

Os documentos devem ser entregues no período de 1º de outubro a 1º de novembro na Secretaria Acadêmica do Programa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

ATENÇÃO: em função do Dia do Professor, não será possível a entrega de documentos na Secretaria Acadêmica do Programa nos dias 14 de outubro, segunda-feira (recesso) e 15 de outubro, terça-feira (feriado).

Também serão aceitos os documentos enviados via correio para o endereço indicado abaixo, desde que a postagem ocorra até o dia 31 de outubro.

Obs.: A inscrição será indeferida se as regras institucionais não forem cumpridas.

 

Procedimento para confirmação da inscrição:

A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião da entrega dos documentos comprobatórios na Secretaria Acadêmica do Programa, além do pagamento da taxa de inscrição. Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no Portal da PUC-Campinas, será fornecida a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.

 

Endereço:

PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação em Educação – Prédio CCHSA – Campus I
Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1.516
Parque Rural Fazenda Santa Cândida – Campinas – SP
CEP 13087-571
Telefone: (19) 3343-7409

- CAPES/MEC (*): Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior.
* As bolsas da CAPES/MEC dependem de disponibilização e/ou manutenção das cotas institucionais pela Agência de Fomento do Governo Federal.

 

- FAPESP: mediante solicitação em conjunto com o docente orientador, e aprovação da agência externa de fomento; além do recebimento da bolsa oriunda da FAPESP, o aluno tem isenção das parcelas da mensalidade do curso durante a vigência da bolsa.

 

- PUC-Campinas/Reitoria: isenção de 50% no valor da mensalidade escolar (considerando o número de cotas disponível por ano no Programa de Pós-Graduação).

 

Maiores informações podem ser obtidas junto à Coordenação do Programa de Pós-Graduação.

Anualmente, a PUC-Campinas realiza o processo de seleção para ingresso de novos alunos regulares nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Regularmente, as inscrições ocorrem em outubro e a seleção em novembro.

O Processo de Seleção contempla as seguintes etapas:


- Prova dissertativa de conhecimentos da área;
- Análise pontuada do curriculum vitae do candidato;
- Prova de suficiência em língua estrangeira;
- Análise pontuada do anteprojeto de pesquisa;
- Entrevista.

 

* Observação: No caso de candidato a ingresso direto no curso de Doutorado (sem conclusão prévia de curso de Mestrado na PUC-Campinas ou em Programa de Pós-Graduação reconhecido pelo MEC), deverá submeter-se a provas de suficiência em dois idiomas, sendo obrigatória a aprovação no Exame de Suficiência na Língua Inglesa, além da aprovação no exame de Suficiência em um segundo idioma, Espanhol ou Francês.

 

O número de vagas fixado anualmente, pela Reitoria, ouvida a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Para a conclusão (*) do Doutorado em Educação, visando o título de Doutor, são necessários um total de 32 créditos, assim distribuídos:

 

1) Disciplinas Obrigatórias Gerais = 04 créditos (duas disciplinas, cada uma com 02 créditos);

2) Disciplinas Eletivas = 06 créditos (duas disciplinas, cada uma com 03 créditos);
3) Seminários Avançados de Pesquisa - SAP, obrigatórios = 06 créditos (dois SAP, cada um com 03 créditos); só poderá ser cursado um SAP por semestre;

4) Orientação = 16 créditos totais, após a finalização do Curso.

 

(*) Para a obtenção do título de Doutor, além do cumprimento dos créditos elencados acima, o aluno deve cumprir integralmente as disposições constantes do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 

As disciplinas obrigatórias gerais são especificadas a seguir:

- A Produção do Conhecimento no Campo das Ciências da Educação

- Teorias Educacionais e seus Fundamentos

 

O Seminário Avançado de Pesquisa SAP - inclui dois módulos obrigatórios de 03 créditos cada a serem cumpridos em dois semestres consecutivos. Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos, em especial projetos de dissertação e tese, priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.

 

A duração mínima do Doutorado em Educação é de 24 e a máxima de 48 meses.

 

Desse modo, a progressão do curso distribui-se da seguinte forma:

 

1º semestre 2º semestre 3º ao 8 semestre
Obrigatória Geral (1) Obrigatória Geral (2) Orientação
Eletiva (1) Eletiva (2) -
SAP (1) SAP (2) -
Orientação Orientação -

 

O aluno que ingressar diretamente da Graduação no Curso de Doutorado, via Processo Seletivo, deverá integralizar os créditos em disciplinas, obrigatórias e eletivas, correspondentes aos níveis Mestrado e Doutorado, além da Tese, num prazo máximo de 48 meses, fazendo jus ao título de Doutor em Educação.

LISTA CLASSIFICATÓRIA DE CANDIDATOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA 2020

 

CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

 

 

CANDIDATOS APROVADOS

 

1º Marcela Aparecida Moreira Araujo

2º Myriam Regina Zapaterra Mendes

3º Christianne Barbosa Stegmann

4º Cauê Ferreira Teixeira

5º Célia Christina de A. Padreca Nicoletti

6º Juliano Pereira de Mello

7º Josivaldo Emerick da Veiga

 

 

ATENÇÃO

 

Os candidatos aprovados estão sendo convocados às vagas disponíveis.

 

Esta classificação não é válida para atribuição de Bolsas de Estudos, pois haverá, para este fim, um processo seletivo específico, no início do ano letivo de 2020.

 

Os candidatos convocados deverão comparecer no dia 11 de dezembro de 2019, às 14h00, no Prédio do Bloco E, Complexo CCHSA, Sala nº 109, no Campus I da PUC-Campinas, para uma reunião com a Coordenadora do Programa, Profa. Dra. Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid. 

 

Os candidatos não aprovados poderão retirar sua documentação na Secretaria do Programa no prazo de 02 meses, a contar a partir do dia 09 de dezembro de 2019; após essa data, os documentos serão incinerados.

Disciplinas

  • A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Por meio de fundamentos teórico-epistemológicos, estuda o ethos e o modus operandi da produção, disseminação e avaliação do conhecimento científico das Ciências da Educação.

  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a Avaliação da Aprendizagem estabelecendo as relações entre planejamento e os diversos elementos que constituem o processo de ensino. Analisa os fatores intra e extra escolares que permeiam o processo avaliativo. Examina a prática avaliativa, evidenciando seus fundamentos teórico-metodológicos e criando um quadro de referências que suscite a reelaboração crítica da avaliação da aprendizagem.

  • AVALIAÇÃO DE PROJETOS, PROGRAMAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa os fundamentos da Avaliação de Políticas, Programas e Projetos de caráter público e, em uma perspectiva crítica, experiências realizadas em processo, visando oferecer subsídios para a elaboração de modelos operacionais.

  • CRIANÇA, ESCOLA E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a construção dos conceitos de infância e criança, bem como o processo de institucionalização das escolas de Educação Infantil no Brasil, em seus aspectos histórico, político, social, econômico, cultural e ideológico. Analisa questões referentes à formação dos professores de Educação Infantil, ressaltando-se a importância de sua profissionalização.

  • CULTURA E EDUCAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a correlação entre cultura e educação, atendo-se aos autores denominados de intérpretes do Brasil e construtores da realidade brasileira.

  • DIDÁTICA E METODOLOGIA DE ENSINO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os fundamentos teóricos e metodológicos relacionados à docência, discutindo a relação destes com as práticas de ensino em seus diferentes níveis.

  • EDUCAÇÃO COMPARADA NO CAMPO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Realiza o estudo das investigações que visam compreender as políticas públicas em educação nos espaços de Estados-Nações por meio da análise histórico-comparada de comunidades imaginadas entre o espaço-mundo e o espaço estados-nação, cujas estruturas organizacionais são intensificadas pelas relações entre pesquisadores, volume de informações e construção de redes.

  • EDUCAÇÃO E REFORMA DO ESTADO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as políticas educacionais no contexto das reformas do Estado na sociedade capitalista.

  • EDUCAÇÃO, ESTADO E DEMOCRACIA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Trata dos fundamentos teóricos e filosóficos da constituição do Estado e da Democracia no contexto da sociedade moderna, Estudando a Educação no contexto dos direitos humanos.

  • EPISTEMOLOGIA PRAT ALFABETIZA,LETRAM E NUMERAM

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa os fundamentos teóricos e metodológicos das práticas pedagógicas de alfabetização, letramento e numeramento. Discute tendências sobre a produção de conhecimento na área da alfabetização e da educação matemática, identificando concepções a elas subjacentes.

  • ESCOLA E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AFETIVO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as dimensões cognitivas e sócio-afetivas do desenvolvimento infantil no âmbito da educação básica. Aborda a produção do conhecimento acerca dos processos de autorregulação da aprendizagem e da importância de práticas pedagógicas que favoreçam a autonomia das crianças.

  • ESCOLA, MEMÓRIA E CULTURA ESCRITA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as práticas, usos e representações da escrita na escola. Discute as relações entre escrita, memórias e materiais escolares, bem como a escola como espaço de produção cultural.

  • ESTÁG DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO 1(D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 30

    Ementa:

  • ESTÁG DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO 2(D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 30

    Ementa:

  • ESTUDOS EM AVALIAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os procedimentos utilizados pela escola para avaliar a aprendizagem de conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais, a partir das diferentes dimensões das relações interpessoais estabelecidas no contexto escolar, analisando-as na perspectiva de uma educação para autonomia.

  • ÉTICA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O DIREITO À EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Investiga os fundamentos éticos das políticas educacionais e o direito à educação, enquanto princípio constitucional expresso na forma de políticas públicas, à luz de uma sociedade democrática. Enfatiza conceitos como a liberdade, a igualdade, a justiça, a participação e a diversidade.

  • FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Promove a reflexão filosófico-educacional, enfocando as dimensões antropológicas, axiológicas e epistemológicas presentes na prática educativa.

  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as teorias e tendências da formação de professores e suas implicações nas práticas pedagógicas, com ênfase na Estudagem histórico-crítica de educação.

  • GESTÃO DA EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a gestão da educação no contexto da Administração da Educação como campo de conhecimento, Estudando a sua trajetória histórica, a institucionalização da gestão democrática como princípio constitucional norteador da política educacional do Estado Brasileiro.

  • LÍNGUA ESPANHOLA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA FRANCESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA INGLESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA PORTUGUESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • ORIENTAÇÃO DE TESE DE DOUTORADO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa:

  • PESQUISA COLABORATIVA E O USO DE NARRATIVAS EM INVESTIGAÇÕES

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: A disciplina tem como foco os estudos relacionados às práticas colaborativas, grupos colaborativos e a pesquisa colaborativa, sua constituição e fundamentos metodológicos. Também traz subsídios para o uso de narrativas como recurso de coleta de dados e na escrita narrativa de investigações.

  • PESQUISA E LINGUAGEM

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a linguagem como instrumento e como objeto na pesquisa qualitativa em educação. Discute metodologias de produção e tratamento de material empírico relativo aos processos de linguagem.

  • PLANEJAMENTO AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS EDUCACIONAIS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os aspectos históricos, políticos, ideológicos, culturais e técnicos do planejamento e da avaliação dos sistemas educacionais na sociedade capitalista contemporânea.

  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as políticas educacionais no Brasil com ênfase para o processo histórico de constituição do sistema de ensino e suas relações com o federalismo brasileiro. Analisa as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as perspectivas das políticas atuais em relação à educação.

  • POLÍTICAS FORMAÇÃO PROFESSORES TRABALHO DOCENTE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as políticas de formação de professores, suas implicações na formação profissional e suas relações com a organização do trabalho no mundo contemporâneo.

  • POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda políticas públicas que, de maneira direta ou indireta, vinculam o enfrentamento da pobreza e/ou do subdesenvolvimento ao incremento da educação.

  • POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as políticas públicas e a intervenção estatal na garantia de direitos; a formulação e implementação de políticas educacionais, bem como o planejamento e avaliação de políticas públicas.

  • PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS EM PESQUISAS COM CRIANÇAS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Investiga as especificidades de pesquisas na área da Educação que incluam crianças como participantes. Estuda a diversidade de procedimentos metodológicos para produção de material empírico a partir da análise de pesquisas clássicas e contemporâneas.

  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os fundamentos psicológicos do fenômeno educativo tal como se constituiram historicamente, desembocando na abordagem histórico-cultural como chave para pensar propostas na área.

  • PSICOLOGIA E PROCESSOS EDUCATIVOS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os fundamentos psicológicos do fenômeno educativo segundo a Estudagem histórico-cultural. Realiza discussões sobre os aspectos históricos, culturais e sociais implicados na constituição e no desenvolvimento dos sujeitos. Enfatiza as repercussões do trabalho escolar sobre a formação de alunos e professores.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA I (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos (mestrado e doutorado), priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA II (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos (mestrado e doutorado), priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA III (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos, em especial projetos de dissertação, priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA IV (D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa:

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA V (D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa:

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA VI (D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa:

  • SPECIAL TOPICS ON EDUCATION - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO (M) (D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa:

  • TEORIA DO CURRÍCULO E POLÍTICAS CURRICULARES

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a evolução do conceito de currículo e as tendências curriculares, com ênfase nas questões contemporâneas de currículo e suas expressões nas práticas da educação básica e superior, e analisa as políticas curriculares.

  • TEORIAS EDUCACIONAIS E SEUS FUNDAMENTOS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Investiga as teorias educacionais, seus estatutos e as concepções de homem por meio dos fundamentos da educação.

  • TESE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 720

    Ementa:

Educação, Pobreza e Políticas de Inclusão

O grupo desenvolve pesquisas que visam compreender formas de enfrentamento da pobreza relacionadas com a educação formal a partir de políticas públicas de inclusão social. Duas políticas públicas do governo federal relacionadas com a educação têm sido objeto de investigação dos pesquisadores do grupo, a saber, o Programa Bolsa Família e o Programa Universidade para Todos (Prouni). As pesquisas realizadas utilizam-se de variadas técnicas, tais como entrevistas, questionários, análise de informações em base de dados disponibilizadas (tais como a do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade, Cadastro Único para Programas Sociais - CadÚnico) entre outras. Os pesquisadores são vinculados ao Observatório de Políticas Sociais de Inclusão no Brasil, rede de investigação que reúne professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas e do Núcleo de Políticas Públicas (Nepp) da Unicamp. As pesquisas do grupo são financiadas pela FAPESP.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ANDRE PIRES

Formação e Trabalho Docente

Os estudos realizados no grupo buscam analisar a formação de professores da educação básica e suas práticas pedagógicas, sobretudo as referentes à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Há especiais investimentos no exame crítico da formação inicial e continuada de professores, nas relações destas com as práticas pedagógicas concretizadas na vida da escola e da sala de aula, na vida das crianças e das famílias. As abordagens teóricas que fundamentam as pesquisas realizadas pelos participantes do grupo são, prioritariamente: a tendência Histórico-crítica (na Pedagogia) e a teoria Histórico-cultural (na Psicologia). As produções dos pesquisadores tem sido publicadas em livros integrais, em capítulos de livros, artigos em periódicos indexados e divulgadas através de apresentação em eventos científicos. Os participantes do grupo realizam, também, assessorias a Secretarias de Educação (em Campinas, Amparo, Itatiba e Pedreira) e tem tido, regularmente, oportunidade de ministrar cursos e palestras para professores, equipes gestoras e educadores das redes de ensino estadual e municipais.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ELVIRA CRISTINA MARTINS TASSONI
  • HELOISA HELENA OLIVEIRA DE AZEVEDO
  • JUSSARA CRISTINA BARBOZA TORTELLA
  • MARIA AUXILIADORA BUENO ANDRADE MEGID
  • MARIA SILVIA PINTO DE MOURA L DA ROCHA

GRAPSE - Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais

Com antecedentes no grupo Qualidade de Ensino criado em 1998 pelo Dr. Newton Cesar Balzan, pesquisador senior do CNPq, o Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais (GRAPSE) tem como objetivo produzir e disseminar conhecimento científico, empiricamente validado, no campo da avaliação educacional, com foco nas políticas, programas e sistemas de avaliação da educação básica e superior, tanto do setor estatal, privado e público-não estatal. Compõem o grupo, dois professores titulares do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Campinas, 4 doutorandos, 8 mestrandos e 2 bolsistas de iniciação científica. O grupo conta com o apoio de agências de fomento tais como CAPES, CNPq e FAPESP, participa de importantes associações científicas e de redes de pesquisa nacionais e internacionais (ABAVE, ANPAE, REIPPE, RIIED, RIAICES).

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ADOLFO IGNACIO CALDERÓN
  • MONICA PICCIONE GOMES RIOS

Política e Fundamentos da Educação

O grupo investiga aspectos relativos aos fundamentos da educação no contexto das políticas públicas em educação, linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação. Os projetos dos pesquisadores, em desenvolvimento no grupo, no biênio (2018-2019) são: (i) Epistemologia da Pesquisa em Educação e em Direito e (ii) Linguagem e Interação: estudo do interacionismo simbólico de G. H. Mead e da noção de mediação pela ferramenta para L. Vygotsky. Dos dois pesquisadores do grupo, um é bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Os integrantes do grupo têm participado de eventos seletivos na área de Educação e de Direito e, além das publicações em periódicos qualificados, livros tem sido publicados, como é o caso de: Aristocratic Education in Nietzsche: individual achievement. USA, Maryland: GlobalSouth Press Inc, 2018. Os pesquisadores do grupo organizaram o III Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação em 2018, na PUC Campinas, com o tema: Escola: problema filosófico.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ARTUR JOSE RENDA VITORINO
  • SAMUEL MENDONÇA

Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Estuda a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e suas práticas pedagógicas, enfocando os processos de ensino-aprendizagem e de profissionalização docente, articulados com os contextos socioculturais em que ocorrem.

Políticas Públicas em Educação

Estuda os fundamentos e a atuação do Estado na perspectiva da garantia da Educação como direito social nos diversos níveis e modalidades de ensino, enfocando os processos de formulação, planejamento, implantação, gestão e avaliação das políticas públicas relacionadas com educação.

Data de defesaTítuloAutorOrientadorTipo de documento

Eventos

  • Programa de Pós-Graduação em Educação
    Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado
  • Coordenador
    MARIA AUXILIADORA BUENO ANDRADE MEGID
  • Área de Concentração
    Educação
  • Local Campus I
  • Avaliação CAPES Visitar Página Oficial

Manifestação de Interesse

  • SECRETARIA DO CENTRO

Informações

Telefone (19) 3343-7409

 

Email

poseduc.cchsa@puc-campinas.edu.br