Objetivos

- Elaborar teses que atendam aos quesitos de abrangência e ineditismo com temáticas relacionadas às linhas de pesquisa do Programa;

 

- Formar pesquisadores abertos ao diálogo interdisciplinar em relação ao processo de construção do conhecimento científico;

 

- Induzir a construção de conhecimento com vistas a problematizar a realidade educacional brasileira.

Histórico

O curso de doutorado em Educação da PUC Campinas foi recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC/ES),  da CAPES, em sua reunião de nº 159. Trata-se de proposta que se originou do Mestrado Acadêmico que foi recomendado pela CAPES em 1997. A área de concentração é Educação e há duas linhas de pesquisas: (i) Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e (ii) Políticas Públicas em Educação.

Público Alvo

Mestres da área de Educação e afins.

Processo Seletivo

Período de Inscrições: 1º a 31 de outubro de 2016

documentos necessários - clique aqui

 

O Processo de Seleção é composto das seguintes fases:

- 1ª fase eliminatória: prova de conhecimentos e suficiência em língua estrangeira, além de prova de suficiência em língua portuguesa para candidatos estrangeiros;
- 2ª fase eliminatória: entrevista;
- 3ª fase classificatória: média geral obtida a partir das notas parciais da prova de conhecimentos, do anteprojeto, do currículo e da entrevista.

 

Calendário do Processo Seletivo:

 

Prova escrita de conhecimentos específicos
10/11/2016 (das 9h às 12h)

 

Exame de suficiência em língua estrangeira
10/11/2016 (das 14h às 17h)
Opção: inglês

 

11/11/2016 (das 9 às 12h)

Opção: espanhol

 

11/11/2016 (das 14h às 17h)

Opção: francês

 

Exame de suficiência em língua portuguesa (para candidatos estrangeiros)
10/11/2016 (das 19h às 21h)

 

Divulgação dos resultados da 1ª fase (eliminatória)
18/11/2016

 

Entrevistas

Obs.: As entrevistas poderão, a critério da Banca Examinadora do Processo Seletivo, ser realizadas a distância, por meio da internet.
21/11/2016 a 02/12/2016

 

Publicação dos resultados classificatórios
05/12/2016

 

Todo o processo de seleção será realizado no endereço abaixo:

PUC-CAMPINAS - Prédio do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CAMPUS I)
Programa de Pós-Graduação em Educação
Rodovia Dom Pedro I, km 136 - Parque das Universidades - Campinas/SP

 

Bibliografia recomendada:

 

Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas (referências obrigatórias para a prova de conhecimentos)

 

ANDRÉ, Marli. Pesquisas sobre formação de professores: tensões e perspectivas do campo. In: FONTOURA, Helena Amaral; SILVA, Marco (Orgs.). Formação de professores, culturas: desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. E-book online. X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Anped Sudeste, 2011.

BAUER, Adriana. Formação continuada de professores e resultados dos alunos no SARESP: propostas e realizações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 809-824, dez. 2011.

DAVIS, Claudia Leme Ferreira et al. Formação continuada de professores em alguns estados e municípios do Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, Dez. 2011.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. O campo de pesquisa sobre formação de professores. In: SOUZA, João Valdir Alves de; DINIZ, Margareth; OLIVEIRA, Míria Gomes (Org.). Formação de professores (a) e condição docente. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014, p. 101-119.

FRANCISCO Marcos Vinicius, MILITÃO Silvio Cesar Nunes, MILITÃO Andréia Nunes, PERBON, Fabio. Educação e diversidade na agenda educacional: da Conferência Nacional de Educação de 2010 a 2014, o que mudou? Revista Educação PUC Campinas. Campinas19(2):13-26, mai./ago., 2014.

FREITAS, Luiz Carlos de. Eliminação adiada; o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade de ensino. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 965-987, out. 2007.

GATTI, Bernadete A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última décadaRevista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 57-70, 2008.

GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemasEducação & Sociedade,  Campinas,  v. 31, n. 113, p. 1355-1379, Dec.  2010.

MEGID, M. A. B. A. O processo de adesão de professoras dos anos iniciais ao uso de narrativas na formação docente em matemáticaRevista Educação PUC Campinas. Campinas, v. 18, p. 301-310, 2013.

OLIVEIRA, Romualdo P. de. Da Universalização do Ensino Fundamental ao Desafio da Qualidade: uma análise histórica. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial p. 661-690, out. 2007.

ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi; PEROSA, Graziela Serroni da. Notas Etnográficas Sobre a Desigualdade Educacional Brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 29, n. 103, p. 425-449, maio/ago. 2008.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Campinas/SP: Autores Associados. v. 14, nº 40, p.143-155, jan/abril 2009.

SCALCON, Suze. O pragmatismo e o trabalho docente profissionalizadoPerspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 2, 489-521, jul./dez. 2008.

TASSONI, E. C. M.; FERNANDES, J. O Programa Ler e Escrever: uma experiência no 4º e no 5º anoRevista Educação PUC Campinas. Campinas, 20(1):13-26, jan./abr., 2015.

 

Linha de pesquisa: Políticas Públicas em Educação (referências obrigatórias para a prova de conhecimentos)

 

AZANHA, José Mario Pires. Democratização do ensino: vicissitudes da ideia no ensino paulista.Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30. nº 2, 2004, pp. 335-344.

BONAMINO, Alicia; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, vol.38, n.2, 2012, pp. 373-388.

CALDERON, Adolfo Ignacio; POLTRONIERI, Heloisa; BORGES, Regilson Maciel. Os rankings na educação superior brasileira: políticas de governo ou de estado?. Ensaio: aval.pol.públ. Educ. [online]. 2011, vol.19, n.73, pp. 813-826.

GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemasEducação & Sociedade,  Campinas,  v. 31, n. 113, p. 1355-1379, Dec.  2010.

HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, 2001.

MARTINS, Edivaldo Cesar Camarotti; CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Boas práticas escolares e avaliação em larga escala: a literatura ibero-americana em questão. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 26, p. 264-293, 2015.

MENDONÇA, Samuel. Problemas e Desafios para a Produção do Conhecimento em Educação: Fundamentos Filosóficos. Educ. Foco, Juiz de Fora, v. 20, n. 2, p. 71-94, jul. 2015/out, 2015.

NARDI, Elton; SCHNEIDER, Marilda Pasqual; RIOS, Mônica Piccione Gomes. Qualidade na Educação Básica: ações e estratégias dinamizadoras. Educação e Realidade, v. 39, p. 359-390, 2014.

PEREZ, José Roberto Rus. Por que pesquisar implementação de políticas educacionais atualmente? Educação e Sociedade, v.31, nº 113, 2011, pp. 1179-1193.

PIRES, André. Renda familiar e escolaridade dos pais: reflexões a partir dos microdados do ENEM 2012 do Estado de São Paulo. ETD. Educação Temática Digital, v. 17, p. 523-541, 2015.

SCHNEIDER, M. P. Pesquisa em política educacional: desafios na consolidação de um campo. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 1, p. 05-13, 2014.

SIME POMA, Luis. Aportes para contextualizar la meritocracia en las políticas y culturas docentes. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v, 2, p. 111-119, maio/ago, 2014.

TREVISOL, Maria Teresa Ceron et al. Ações e estratégias com incidência nas práticas pedagógicas: implicações na qualidade da educação. Roteiro, Joaçaba, Edição Especial, p. 193-214, 2015.

VITORINO, Artur José Renda. A didática como diferenciador das diferenças pelas potências dos possíveis. Pro-Posições,  Campinas, v. 26, n. 1, p. 123-137, Apr.  2015.

VITORINO, A. J. R. Local, nacional e universal nos estudos históricos de Educação Comparada: o caso das Ações Afirmativas na era genômica. Educar em Revista (Impresso), v. 52, p. 291-303, 2014.

 

 

Documentos Necessários

- Preenchimento do Formulário de Inscrição on-line
- Currículo Lattes *
- 1 cópia legível e autenticada do Histórico escolar do Curso de Mestrado ou, caso não tenha cursado Mestrado, do Curso de Graduação
- 1 cópia legível e autenticada do Diploma * do Curso de Mestrado (ou Certificado de conclusão do Curso de Mestrado) ou, caso não tenha cursado o Mestrado, Diploma * do Curso de Graduação (ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação no ano corrente - por exemplo: Certidão de Pressuposta Conclusão de Curso de Graduação **)
- 1 cópia do exemplar da dissertação de mestrado, quando defendida fora da PUC-Campinas

- CPF e RG
- Foto 3x4
- Anteprojeto de Pesquisa – 3 vias

 

* Uma cópia impressa do Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, documentado e com cópia das produções bibliográficas.
** São aceitos diplomas de Cursos de Graduação ou Mestrado emitidos em outros países, desde que revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente. Só serão aceitos os diplomas emitidos por Programas de Mestrado reconhecidos pela CAPES.

*** OBS.: por ocasião da matrícula, o candidato selecionado deverá, obrigatoriamente, apresentar Histórico e Diploma, ou Certidão de Conclusão de Curso.


Forma de apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:

O Anteprojeto deverá apresentar: Título; Justificativa (científica, social e pessoal para realização da pesquisa); Problema de pesquisa bem delimitado; Objetivos; Fundamentação teórica acompanhada de revisão bibliográfica consistente; Método (fundamentos metodológicos, instrumentos e procedimentos); Plano para Análise dos Resultados; Cronograma; Referências Bibliográficas. A proposta deve evidenciar seu caráter inédito e sua contribuição científica para a área de Educação.

 

Aspectos formais para a apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:

Na capa devem constar os seguintes dados: nome do candidato, título, linha de pesquisa e ano. A fonte recomendada para a elaboração do Anteprojeto de Pesquisa é: Arial 12. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5. O papel deve ser A4. É preciso numerar as páginas no alto à direita. A forma de citações (curtas ou longas) e as referências devem ser feitas de acordo com as normas da ABNT. Formatação: margens superior e esquerda = 3 cm, margens direita e inferior = 2 cm. Grampear o texto na parte superior esquerda. Apresentar o Anteprojeto de Pesquisa em três vias.

 

Entrega da Documentação:
Os documentos devem ser entregues no período de 1º de outubro a 1º de novembro na Secretaria Acadêmica do Programa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (ATENÇÃO: em função das datas de realização do Vestibular 2017 da PUC-Campinas, não será possível a entrega de documentos na Secretaria Acadêmica do Programa no dia 21 de outubro, sexta-feira). Também serão aceitos os documentos enviados via correio para o endereço indicado abaixo, desde que a postagem ocorra até o dia 31 de outubro. Obs: a inscrição será indeferida se as regras institucionais não forem cumpridas.

 

Procedimento para confirmação da inscrição:
A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião da entrega dos documentos comprobatórios na Secretaria Acadêmica do Programa, além do pagamento da taxa de inscrição. Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no portal da PUC-Campinas, será fornecida a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.

 

Endereço:
PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação em Educação – Prédio CCHSA – Campus I
Rodovia Dom Pedro I, km 136
Parque das Universidades – Campinas – SP
CEP 13086-900
Telefone: (19) 3343-7409

- CAPES/MEC: Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares.

- PUC-Campinas/Reitoria: isenção de 50% no valor da mensalidade escolar.

Anualmente, a PUC-Campinas realiza o processo de seleção para ingresso de novos alunos regulares nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Regularmente, as inscrições ocorrem em outubro e a seleção em novembro.

O Processo de Seleção contempla as seguintes etapas:


- Prova dissertativa de conhecimentos da área;
- Análise pontuada do curriculum vitae do candidato;
- Prova de suficiência em língua estrangeira;
- Análise pontuada do anteprojeto de pesquisa;
- Entrevista.

 

* Observação: No caso de candidato a ingresso direto no curso de Doutorado (sem conclusão prévia de curso de Mestrado na PUC-Campinas ou em Programa de Pós-Graduação reconhecido pelo MEC), deverá submeter-se a provas de suficiência em dois idiomas, sendo obrigatória a aprovação no Exame de Suficiência na Língua Inglesa, além da aprovação no exame de Suficiência em um segundo idioma, Espanhol ou Francês.

 

O número de vagas fixado anualmente, pela Reitoria, ouvida a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Para a conclusão (*) do Doutorado em Educação, visando o título de Doutor, são necessários um total de 32 créditos, assim distribuídos:

 

1) Disciplinas Obrigatórias Gerais = 04 créditos (duas disciplinas, cada uma com 02 créditos);

2) Seminários Avançados de Pesquisa - SAP, obrigatórios = 06 créditos (dois SAP, cada um com 03 créditos); só poderá ser cursado um SAP por semestre;
3) Disciplinas Eletivas = 06 créditos (duas disciplinas, cada uma com 03 créditos);

4) Orientação = 16 créditos totais, após a finalização do Curso.

 

(*) Para a obtenção do título de Doutor, além do cumprimento dos créditos elencados acima, o aluno deve cumprir integralmente as disposições constantes do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 

O Seminário Avançado de Pesquisa SAP - inclui dois módulos obrigatórios de 03 créditos cada a serem cumpridos em dois semestres consecutivos. Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos, em especial projetos de dissertação e tese, priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.

 

A duração mínima do Doutorado em Educação é de 24 e a máxima de 48 meses.

 

Desse modo, a progressão do curso distribui-se da seguinte forma:

 

1º semestre 2º semestre 3º ao 8 semestre
Obrigatória Geral (1) Obrigatória Geral (2) Orientação
Eletiva (1) Eletiva (2) -
SAP (1) SAP (2) -
Orientação Orientação -

 

O aluno que ingressar diretamente da Graduação no Curso de Doutorado, via Processo Seletivo, deverá integralizar os créditos em disciplinas, obrigatórias e eletivas, correspondentes aos níveis Mestrado e Doutorado, além da Tese, num prazo máximo de 48 meses, fazendo jus ao título de Doutor em Educação.

LISTA CLASSIFICATÓRIA DE CANDIDATOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO 2017

CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

 

 

CANDIDATOS APROVADOS

 

1º    Adriana Batista de Souza Koide

2º    Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho

3º    Janaina Carrasco Castilho

4º    Fabio Brazier

5º    Eli Borochovicius

6º    Marina Piason Breglio Pontes

7º    Bruna Mara da Silva Wargas

8º    Adelir Aparecida Marinho de Barros

9º    Marco Wandercil da Silva

10º   Felipe Mattei Martins

 

CANDIDATOS EM LISTA DE ESPERA (EM ORDEM ALFABÉTICA)

 

Célia Regina Fialho Bortolozo

Clarisvaldo Silva Brito

Edmilson Antonio Hubert

Jose Vicente de Souza Filho

Juliana Gomes Santos da Costa

Poliana Helena Batista Thomaz

Rosilma Mirtes dos Santos

 

 

ATENÇÃO

 

Os 10 primeiros candidatos aprovados estão sendo convocados às vagas disponíveis. A lista de espera apresenta os candidatos em ordem alfabética. A chamada dos candidatos desta lista ocorrerá de acordo com a disponibilidade de vagas dos orientadores.

 

Esta classificação não é válida para atribuição de Bolsas de Estudos, pois haverá, para este fim, um processo seletivo específico, no início do ano letivo de 2017.

 

Os 10 primeiros candidatos convocados deverão comparecer no dia 15 de dezembro de 2016, às 14h00, no Prédio do Bloco C, Complexo CCHSA, Sala nº 302, no Campus I da PUC-Campinas, para uma reunião com o Coordenador do Programa, Prof. Dr. Samuel Mendonça. 

 

Os candidatos não aprovados poderão retirar sua documentação na Secretaria do Programa no prazo de 02 meses, a contar a partir do dia 05 de dezembro de 2016; após essa data, os documentos serão incinerados.

Disciplinas

  • A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Por meio de fundamentos teórico-epistemológicos, estuda o ethos e o modus operandi da produção, disseminação e avaliação do conhecimento científico das Ciências da Educação.

  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a Avaliação da Aprendizagem estabelecendo as relações entre planejamento e os diversos elementos que constituem o processo de ensino. Analisa os fatores intra e extra escolares que permeiam o processo avaliativo. Examina a prática avaliativa, evidenciando seus fundamentos teórico-metodológicos e criando um quadro de referências que suscite a reelaboração crítica da avaliação da aprendizagem.

  • AVALIAÇÃO DE PROJETOS, PROGRAMAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa os fundamentos da Avaliação de Políticas, Programas e Projetos de caráter público e, em uma perspectiva crítica, experiências realizadas em processo, visando oferecer subsídios para a elaboração de modelos operacionais.

  • CRIANÇA, ESCOLA E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a construção dos conceitos de infância e criança, bem como o processo de institucionalização das escolas de Educação Infantil no Brasil, em seus aspectos histórico, político, social, econômico, cultural e ideológico. Analisa questões referentes à formação dos professores de Educação Infantil, ressaltando-se a importância de sua profissionalização.

  • CULTURA E EDUCAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a correlação entre cultura e educação, atendo-se aos autores denominados de intérpretes do Brasil e construtores da realidade brasileira.

  • DIDÁTICA E METODOLOGIA DE ENSINO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os fundamentos teóricos e metodológicos relacionados à docência, discutindo a relação destes com as práticas de ensino em seus diferentes níveis.

  • EDUCAÇÃO COMPARADA NO CAMPO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Realiza o estudo das investigações que visam compreender as políticas públicas em educação nos espaços de Estados-Nações por meio da análise histórico-comparada de comunidades imaginadas entre o espaço-mundo e o espaço estados-nação, cujas estruturas organizacionais são intensificadas pelas relações entre pesquisadores, volume de informações e construção de redes.

  • EDUCAÇÃO E REFORMA DO ESTADO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as políticas educacionais no contexto das reformas do Estado na sociedade capitalista.

  • EDUCAÇÃO, ESTADO E DEMOCRACIA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Trata dos fundamentos teóricos e filosóficos da constituição do Estado e da Democracia no contexto da sociedade moderna, Estudando a Educação no contexto dos direitos humanos.

  • EPISTEMOLOGIA PRAT ALFABETIZA,LETRAM E NUMERAM

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa os fundamentos teóricos e metodológicos das práticas pedagógicas de alfabetização, letramento e numeramento. Discute tendências sobre a produção de conhecimento na área da alfabetização e da educação matemática, identificando concepções a elas subjacentes.

  • ESCOLA E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AFETIVO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as dimensões cognitivas e sócio-afetivas do desenvolvimento infantil no âmbito da educação básica. Aborda a produção do conhecimento acerca dos processos de autorregulação da aprendizagem e da importância de práticas pedagógicas que favoreçam a autonomia das crianças.

  • ESCOLA, MEMÓRIA E CULTURA ESCRITA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as práticas, usos e representações da escrita na escola. Discute as relações entre escrita, memórias e materiais escolares, bem como a escola como espaço de produção cultural.

  • ESTÁG DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO 1(D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 30

    Ementa:

  • ESTÁG DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO 2(D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 30

    Ementa:

  • ESTUDOS EM AVALIAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os procedimentos utilizados pela escola para avaliar a aprendizagem de conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais, a partir das diferentes dimensões das relações interpessoais estabelecidas no contexto escolar, analisando-as na perspectiva de uma educação para autonomia.

  • ÉTICA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O DIREITO A EDUCAÇ

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Investiga os fundamentos éticos das políticas educacionais e o direito à educação, enquanto princípio constitucional expresso na forma de políticas públicas, à luz de uma sociedade democrática. Enfatiza conceitos como a liberdade, a igualdade, a justiça, a participação e a diversidade.

  • FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Promove a reflexão filosófico-educacional, enfocando as dimensões antropológicas, axiológicas e epistemológicas presentes na prática educativa.

  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as teorias e tendências da formação de professores e suas implicações nas práticas pedagógicas, com ênfase na Estudagem histórico-crítica de educação.

  • GESTÃO DA EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a gestão da educação no contexto da Administração da Educação como campo de conhecimento, Estudando a sua trajetória histórica, a institucionalização da gestão democrática como princípio constitucional norteador da política educacional do Estado Brasileiro.

  • LÍNGUA ESPANHOLA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA FRANCESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA INGLESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • LÍNGUA PORTUGUESA - EXAME SUFICIÊNCIA (M-D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 45

    Ementa:

  • ORIENTAÇÃO DE TESE DE DOUTORADO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa:

  • PESQUISA COLABORATIVA E O USO DE NARRATIVAS EM INVESTIGAÇÕES

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: A disciplina tem como foco os estudos relacionados às práticas colaborativas, grupos colaborativos e a pesquisa colaborativa, sua constituição e fundamentos metodológicos. Também traz subsídios para o uso de narrativas como recurso de coleta de dados e na escrita narrativa de investigações.

  • PESQUISA E LINGUAGEM

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a linguagem como instrumento e como objeto na pesquisa qualitativa em educação. Discute metodologias de produção e tratamento de material empírico relativo aos processos de linguagem.

  • PLANEJAMENTO AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS EDUCACIONAIS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os aspectos históricos, políticos, ideológicos, culturais e técnicos do planejamento e da avaliação dos sistemas educacionais na sociedade capitalista contemporânea.

  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as políticas educacionais no Brasil com ênfase para o processo histórico de constituição do sistema de ensino e suas relações com o federalismo brasileiro. Analisa as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as perspectivas das políticas atuais em relação à educação.

  • POLÍTICAS FORMAÇÃO PROFESSORES TRABALHO DOCENTE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as políticas de formação de professores, suas implicações na formação profissional e suas relações com a organização do trabalho no mundo contemporâneo.

  • POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda políticas públicas que, de maneira direta ou indireta, vinculam o enfrentamento da pobreza e/ou do subdesenvolvimento ao incremento da educação.

  • POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as políticas públicas e a intervenção estatal na garantia de direitos; a formulação e implementação de políticas educacionais, bem como o planejamento e avaliação de políticas públicas.

  • PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS EM PESQUISAS COM CRIANÇAS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Investiga as especificidades de pesquisas na área da Educação que incluam crianças como participantes. Estuda a diversidade de procedimentos metodológicos para produção de material empírico a partir da análise de pesquisas clássicas e contemporâneas.

  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os fundamentos psicológicos do fenômeno educativo tal como se constituiram historicamente, desembocando na abordagem histórico-cultural como chave para pensar propostas na área.

  • PSICOLOGIA E PROCESSOS EDUCATIVOS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os fundamentos psicológicos do fenômeno educativo segundo a Estudagem histórico-cultural. Realiza discussões sobre os aspectos históricos, culturais e sociais implicados na constituição e no desenvolvimento dos sujeitos. Enfatiza as repercussões do trabalho escolar sobre a formação de alunos e professores.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA I (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos (mestrado e doutorado), priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA II (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos (mestrado e doutorado), priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA III (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa dos alunos, em especial projetos de dissertação, priorizando os aspectos epistemológicos e metodológicos. Promove reflexões acerca das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa institucional.

  • TEORIA DO CURRÍCULO E POLÍTICAS CURRICULARES

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a evolução do conceito de currículo e as tendências curriculares, com ênfase nas questões contemporâneas de currículo e suas expressões nas práticas da educação básica e superior, e analisa as políticas curriculares.

  • TEORIAS EDUCACIONAIS E SEUS FUNDAMENTOS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 90

    Ementa: Investiga as teorias educacionais, seus estatutos e as concepções de homem por meio dos fundamentos da educação.

  • TESE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 720

    Ementa:

Formação e Trabalho Docente

Os estudos realizados no grupo buscam analisar a formação de professores da educação básica e suas práticas pedagógicas, sobretudo as referentes à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Há especiais investimentos no exame crítico da formação inicial e continuada de professores, nas relações destas com as práticas pedagógicas concretizadas na vida da escola e da sala de aula, na vida das crianças e das famílias. As abordagens teóricas que fundamentam as pesquisas realizadas pelos participantes do grupo são, prioritariamente: a tendência Histórico-crítica (na Pedagogia) e a teoria Histórico-cultural (na Psicologia). As produções dos pesquisadores tem sido publicadas em livros integrais, em capítulos de livros, artigos em periódicos indexados e divulgadas através de apresentação em eventos científicos. Os participantes do grupo realizam, também, assessorias a Secretarias de Educação (em Campinas, Amparo, Itatiba e Pedreira) e tem tido, regularmente, oportunidade de ministrar cursos e palestras para professores, equipes gestoras e educadores das redes de ensino estadual e municipais.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ELVIRA CRISTINA MARTINS TASSONI
  • HELOISA HELENA OLIVEIRA DE AZEVEDO
  • JUSSARA CRISTINA BARBOZA TORTELLA
  • MARIA AUXILIADORA BUENO ANDRADE MEGID
  • MARIA SILVIA PINTO DE MOURA L DA ROCHA

Gestão e Políticas Públicas em Educação

O grupo, tem seus antecedentes no grupo Qualidade de Ensino, criado em 1998, pelo Dr. Newton Cesar Balzan,pesquisador senior do CNPq. Investiga a política, o planejamento, a gestão e a avaliação da educação básica e superior, com o propósito de subsidiar discussões mais amplas de política de educação em nosso país. Os projetos executados no grupo abordam as seguintes temáticas: a) programas de transferência de renda e suas relações com a educação; b) estudos de avaliação educacional na educação básica e c) política de avaliação da educação superior. Compõe o grupo, três professores titulares do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Campinas, 3 doutorandos, 12 mestrandos 3 bolsistas de iniciação científica. O grupo conta com o apoio de agências de fomento tais como CAPES, CNPq e FAPESP, participa de importantes associações científicas nacionais e internacionais (ABAVE, ANPAE, ALAS) e de redes de pesquisa nacionais e internacionais (REIPPE, RIIED, GILATE).

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ADOLFO IGNACIO CALDERÓN
  • ANDRE PIRES
  • MONICA PICCIONE GOMES RIOS

Política e Fundamentos da Educação

O grupo investiga aspectos relativos aos fundamentos da educação no contexto das políticas públicas em educação, linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação. Os projetos dos pesquisadores, em desenvolvimento no grupo, no biênio (2016-2017) são: (i) "Da Filosofia à Educação: conhecimento de si, cuidado de si, inquietude de si", "O Ensino de Filosofia como Política Pública e a questão do conhecimento para o Ensino Médio: Base Nacional Comum Curricular em análise", "Educação e o problema da individuação pelo conceito de diferença pura", "O Estado-nação e a relação igualdade/ liberdade na questão étnico-racial: investigação das relações entre liberdade e igualdade existentes nas políticas públicas antirracistas em educação efetivadas no Brasil". Houve o desenvolvimento de um projeto no contexto do PNPD da CAPES, intitulado: "Políticas públicas em educação: autossuperação em educação inclusiva no contexto do ensino de artes", por Mariana Baruco Machado Andraus.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ARTUR JOSE RENDA VITORINO
  • SAMUEL MENDONÇA

Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Estuda a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e suas práticas pedagógicas, enfocando os processos de ensino-aprendizagem e de profissionalização docente, articulados com os contextos socioculturais em que ocorrem.

Políticas Públicas em Educação

Estuda os fundamentos e a atuação do Estado na perspectiva da garantia da Educação como direito social nos diversos níveis e modalidades de ensino, enfocando os processos de formulação, planejamento, implantação, gestão e avaliação das políticas públicas relacionadas com educação.

Data de defesaTítuloAutorOrientadorTipo de documento
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
    Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado
  • Coordenador
    SAMUEL MENDONÇA
  • Área de Concentração
    Educação
  • Local Campus I
  • Avaliação CAPES Visitar Página Oficial

Manifestação de Interesse

  • SECRETARIA DO CENTRO

Informações

Telefone (19) 3343-7409

 

Email

poseduc.cchsa@puc-campinas.edu.br