Período de Inscrições: de 1º de outubro a 3 de novembro de 2021
|
documentos necessários - clique aqui
calendário - clique aqui
|
O Processo de Seleção é composto das seguintes fases:
- 1ª fase eliminatória: prova de conhecimentos e suficiência em língua estrangeira, além de prova de suficiência em língua portuguesa para candidatos estrangeiros;
- 2ª fase eliminatória: entrevista;
- 3ª fase classificatória: média geral obtida a partir das notas parciais da prova de conhecimentos, do anteprojeto, do currículo e da entrevista.
Orientações gerais:
Em virtude da pandemia de COVID-19 (novo coronavírus) que acomete o país, as provas de conhecimentos específicos e os exames de suficiência em língua estrangeira do Processo Seletivo 2022 dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC-Campinas serão realizados de forma remota, sendo certo que o link para acesso à plataforma será enviado ao e-mail cadastrado no ato da inscrição.
Dias antes da realização das provas, a Coordenadoria do Programa encaminhará um link de acesso à plataforma que será usada para o teste dos equipamentos e explicação dos procedimentos.
Ressaltamos que, para a realização das provas e para o teste da plataforma, será necessário utilizar equipamento que possua câmera instalada ou integrada ao computador. Durante todo o período de execução da prova, o candidato deverá permanecer com sua câmera ligada e manter o seu rosto visível, de modo que o seu descumprimento poderá ser motivo de desclassificação imediata ou posterior do candidato.
Caso o candidato tenha que se retirar do local de prova para ir ao banheiro, deverá solicitar autorização, por escrito, no chat, ao Coordenador de Sala e, nesse caso, o candidato deverá estar ciente que não poderá desconectar-se do sistema, que o tempo perdido não será adicionado ao tempo total de prova.
O candidato deverá realizar a prova de forma individual, sem comunicação com qualquer pessoa e por qualquer meio, exceto com o Coordenador de Sala, e em ambiente sem a presença de qualquer outra pessoa durante todo o período de prova, sendo o seu desrespeito motivo de desclassificação.
É de responsabilidade do candidato dispor de toda a infraestrutura para a realização das provas e entrevistas no formato on-line, conforme calendário determinado pelo respectivo Programa de Pós-Graduação. A PUC-Campinas não se responsabiliza por problemas de ordem técnica dos computadores, por falhas de conexão com a Internet, por falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação, queda de energia ou quaisquer outros fatores que impossibilitem a realização da prova.
Considerando a necessidade de digitação de respostas, recomendamos a utilização de computadores desktop ou portáteis (notebook).
Caso falte energia elétrica ou ocorra falha de conexão com a Internet, o candidato deverá reiniciar a máquina, seguir os mesmos passos do início e dar continuidade à prova, a partir da questão em que parou, não sendo acrescentado tempo adicional de prova, após o término, para a sua finalização.
A convocação para a 2ª fase, que se refere à etapa das entrevistas, será divulgada na página do Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade, de acordo com calendário estabelecido.
As entrevistas serão realizadas com cada candidato individualmente e de forma virtual, em horário previamente determinado. Um novo link para acesso à plataforma, correspondente à etapa de entrevista, será encaminhado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição para os candidatos convocados.
O resultado final do processo seletivo e a convocação para matrícula serão divulgados conforme o calendário na página do Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.
Procedimento para confirmação da inscrição:
Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no Portal da PUC-Campinas, será fornecida a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.
A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião da conferência dos documentos comprobatórios anexados ao Formulário de Inscrição, além do pagamento da taxa de inscrição.
Obs.: A inscrição será indeferida se as regras institucionais não forem cumpridas.
Obs. 2: As inscrições realizadas em 03/11/2021 devem ser pagas, exclusivamente, por meio da opção "cartão de crédito".
Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo e/ou sobre o curso, por gentileza, entrar em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico identificado na página do respectivo Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.
Calendário do Processo Seletivo:
Prova escrita de conhecimentos específicos
16/11/2021 (das 9h às 12h)
Exame de suficiência em língua estrangeira *
16/11/2021 (das 14h às 17h)
Opções: inglês ou espanhol
Exame de suficiência em língua portuguesa (para candidatos estrangeiros)
17/11/2021 (das 14h às 17h)
* Observação: No caso de ingresso direto no Curso de Doutorado (sem conclusão prévia de Curso de Mestrado na PUC-Campinas ou em Programa de Pós-Graduação reconhecido pelo MEC), o candidato deverá submeter-se a provas de suficiência em dois idiomas, sendo obrigatória a aprovação no Exame de Suficiência na língua inglesa, além da aprovação no Exame de Suficiência em um segundo idioma, o espanhol.
Divulgação dos resultados da 1ª fase (eliminatória) com o agendamento das entrevistas
22/11/2021 (às 17h)
Entrevistas
24/11/2021 a 03/12/2021
Publicação dos resultados classificatórios
07/12/2021 (às 17h)
Todas as etapas do processo de seleção serão realizadas de forma remota, conforme descrito nas Orientações Gerais.
Bibliografia recomendada:
Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
ALVES, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, n.77, 53-61, maio, 1991.
PRADO, G.V.T.; SOLIGO, R. A. Memorial de formação - quando as memórias narram a história de formação. In: Guilherme do Val Toledo Prado; Rosaura Soligo. (Org.). Porque escrever é fazer história - revelações- subversões- superações. 2ed. Campinas: Alínea, 2007, v. 1, p. 45-60.
SARMENTO, Teresa. Formação de Professores para uma Sociedade Humanizada. Rev. Educ. PUC-Campinas, Campinas, 22(2): 285-297, maio/ago., 2017.
Linha de pesquisa: Políticas Públicas em Educação
BARBOSA, M. L. O. Democratização ou massificação do Ensino Superior no Brasil? Revista de Educação PUC-Campinas, v. 24, n. 2, p.240-253, 2019.
Prado, G.V.T.; SOLIGO, R. A. Memorial de formação - quando as memórias narram a história de formação. In: Guilherme do Val Toledo Prado; Rosaura Soligo. (Org.). Porque escrever é fazer história - revelações- subversões- superações. 2ed.Campinas: Alínea, 2007, v. 1, p. 45-60.
SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, p. 20-45, Dec. 2006.
Para o preenchimento do Formulário de Inscrição on-line, será necessário anexar os seguintes documentos:
- Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, a ser documentado/comprovado em campos específicos do formulário. (Em caso de dúvidas sobre a comprovação do Currículo, por gentileza, entrar em contato com a Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico poseduc.cchsa@puc-campinas.edu.br).
- Histórico Escolar do Curso de Mestrado ou, caso não tenha cursado Mestrado, do Curso de Graduação *
- Diploma do Curso de Mestrado ou, caso não tenha cursado Mestrado, Diploma do Curso de Graduação *, ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação no ano corrente (por exemplo: Certidão de Pressuposta Conclusão de Curso de Graduação) **
- RG (ou RNE, se estrangeiro)
- CPF
- Anteprojeto de Pesquisa
* Só serão aceitos os diplomas de Graduação ou de Mestrado emitidos em outros países, desde que revalidados/reconhecidos no Brasil, de acordo com a legislação vigente. Só serão aceitos os diplomas emitidos por Programas de Mestrado reconhecidos pela CAPES.
** OBS.: Por ocasião da matrícula, o candidato selecionado deverá, obrigatoriamente, apresentar Histórico e Diploma, ou Certidão de Conclusão de Curso.
Forma de apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:
O Anteprojeto de Pesquisa deverá, obrigatoriamente, vincular-se a uma das linhas de pesquisa, (i) Formação de Professores e Práticas Pedagógicas ou (ii) Políticas Públicas em Educação. Itens para elaboração do Anteprojeto de Pesquisa: título, linha de pesquisa, introdução teórica e problematização, objetivos específicos, método e procedimentos metodológicos, resultados esperados, cronograma e referências. A introdução teórica e o problema devem referir-se a um tema que tenha articulação com uma das linhas de pesquisa e devem contemplar uma revisão da literatura, a partir de uma base de dados reconhecida como, por exemplo, Scielo (http://www.scielo.org), Scielo Educ@ (http://educa.fcc.org.br/scielo.php) ou Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/).
Como guia orientador para a elaboração do Anteprojeto, sugere-se o texto:
MEGID NETO, Jorge. Como elaborar projetos de pesquisa em educação. In: KLEINKE, Maurício U.; MEGID NETO, Jorge (orgs.). Fundamentos de matemática, ciências e informática para os anos iniciais do ensino fundamental – Livro III. FE/ Unicamp. 2011.
Como guia orientador para a revisão bibliográfica, sugere-se o texto:
BARIANI, I. C. D.; DIAS, C. G.; MIRANDA, I. de; COLOSSO, M.; ROSA, M. M. Z.; MARCIANO, R. P.; VILELE, R. R. Orientações para busca bibliográfica on-line. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Volume 11, Número 2, Julho/Dezembro 2007.
Aspectos formais para a apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:
Na capa devem constar os seguintes dados: nome do candidato, título, linha de pesquisa e ano. A fonte recomendada para a elaboração do Anteprojeto de Pesquisa é Arial 12. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5. O papel deve ser A4. É preciso numerar as páginas no alto à direita. A forma de citações (curtas ou longas) e as referências devem ser feitas de acordo com as normas da ABNT. Formatação: margens superior e esquerda = 3 cm, margens direita e inferior = 2 cm.