Período de Inscrições (com prorrogação): até 03 de novembro de 2020
|
documentos necessários - clique aqui
calendário - clique aqui
|
O Processo de Seleção é composto das seguintes fases:
- 1ª fase eliminatória: prova de conhecimentos e suficiência em língua estrangeira, além de prova de suficiência em língua portuguesa para candidatos estrangeiros;
- 2ª fase eliminatória: entrevista;
- 3ª fase classificatória: média geral obtida a partir das notas parciais da prova de conhecimentos, do anteprojeto, do currículo e da entrevista.
Orientações gerais:
Em razão dos imensos desafios trazidos pela COVID-19 (novo coronavírus), as relações de consumo acabaram sofrendo interferências, assim, em virtude da pandemia que acomete o país, as provas de conhecimentos específicos e os exames de suficiência em língua estrangeira do Processo Seletivo 2021 dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC-Campinas serão realizados de forma remota, sendo certo que o link para acesso à plataforma será enviado ao e-mail cadastrado no ato da inscrição.
Dias antes da realização das provas, a Coordenadoria do Programa encaminhará um link de acesso à plataforma que será usada para o teste dos equipamentos e explicação dos procedimentos.
Ressaltamos que, para a realização das provas e para o teste da plataforma, será necessário utilizar equipamento que possua câmera instalada ou integrada ao computador. Durante todo o período de execução da prova, o candidato deverá permanecer com sua câmera ligada e manter o seu rosto visível, de modo que o seu descumprimento poderá ser motivo de desclassificação imediata ou posterior do candidato.
Caso o candidato tenha que se retirar do local de prova para ir ao banheiro, deverá solicitar autorização, por escrito, no chat, ao Coordenador de Sala e, nesse caso, o candidato deverá estar ciente que não poderá desconectar-se do sistema, que o tempo perdido não será adicionado ao tempo total de prova.
O candidato deverá realizar a prova de forma individual, sem comunicação com qualquer pessoa e por qualquer meio, exceto com o Coordenador de Sala, e em ambiente sem a presença de qualquer outra pessoa durante todo o período de prova, sendo o seu desrespeito motivo de desclassificação.
É de responsabilidade do candidato dispor de toda a infraestrutura para a realização das provas e entrevistas no formato on-line, conforme calendário determinado pelo respectivo Programa de Pós-Graduação. A PUC-Campinas não se responsabiliza por problemas de ordem técnica dos computadores, por falhas de conexão com a Internet, por falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação, queda de energia ou quaisquer outros fatores que impossibilitem a realização da prova.
Considerando a necessidade de digitação de respostas, recomendamos a utilização de computadores desktop ou portáteis (notebook).
Caso falte energia elétrica ou ocorra falha de conexão com a Internet, o candidato deverá reiniciar a máquina, seguir os mesmos passos do início e dar continuidade à prova, a partir da questão em que parou, não sendo acrescentado tempo adicional de prova, após o término, para a sua finalização.
A convocação para a 2ª fase, que se refere à etapa das entrevistas, será divulgada na página do Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade, de acordo com calendário estabelecido.
As entrevistas serão realizadas com cada candidato individualmente e de forma virtual, em horário previamente determinado. Um novo link para acesso à plataforma, correspondente à etapa de entrevista, será encaminhado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição para os candidatos convocados.
O resultado final do processo seletivo e a convocação para matrícula serão divulgados conforme o calendário na página do Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.
Procedimento para confirmação da inscrição:
Após o preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line no Portal da PUC-Campinas, será fornecida a opção de pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.
A inscrição será validada apenas e tão somente por ocasião da conferência dos documentos comprobatórios anexados ao Formulário de Inscrição, além do pagamento da taxa de inscrição.
Obs.: A inscrição será indeferida se as regras institucionais não forem cumpridas.
Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo e/ou sobre o curso, por gentileza, entrar em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico identificado na página do respectivo Programa de Pós-Graduação, no Portal da Universidade.
Calendário do Processo Seletivo:
Prova escrita de conhecimentos específicos
09/11/2020 – 9h
Exame de suficiência em língua estrangeira
Língua Inglesa
09/11/2020 – 14h
Língua Espanhola
10/11/2020 – 9h
Língua Francesa
10/11/2020 – 14h
Exame de suficiência em língua portuguesa (para candidatos estrangeiros)
11/11/2020 – 14h
Divulgação dos resultados da 1ª fase (eliminatória)
23/11/2020 – 17h
Entrevistas
30/11/2020, 01 e 02/12/2020
Publicação dos resultados classificatórios
07/12/2020 – 17h
Todas as etapas do processo de seleção serão realizadas de forma remota, conforme descrito nas Orientações Gerais.
Bibliografia:
ABRAMO, P. A Cidade COM-FUSA – a mão inoxidável do mercado e a produção da estrutura urbana nas grandes metrópoles latino-americanas. In Revista Brasileira de Estudos urbanos e regionais, ANPUR. Vol. 9, 2007.
ACSELRAD, H. A Duração das Cidades. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2009.
BIDOU-ZACHARIASEN, C. De volta à cidade. Dos processos de gentrificação às políticas de "revitalização" dos centros urbanos. São Paulo: Annablume, 2006.
CHOAY, F. A Alegoria do Patrimônio. Tradução Luciano Vieira Machado, São Paulo: Ed. UNESP, 2001.
EISENMAN, Peter; KOOLHAAS, Rem. Supercritical. Londres: AA Publications, 2010.
HALL, P. Cidades do Amanhã. Uma história intelectual do planejamento e do projeto urbanos no século XX. São Paulo: Editora Perspectiva S. A. Coleção Estudos, 2007.
HARVEY, D. Espaços de Esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
JACOBS, J. Morte e vida de Grandes Cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LEMOS. Carlos. Casa Paulista. EDUSP. 1999.
MARICATO. Erminia T. M. Metrópole na periferia do capitalismo: ilegalidade, desigualdade e violência. HUCITEC. São Paulo, 1ª Edição 1996.
MONTANER, Josep Maria; MUXÍ MARTINEZ, Zaida. Arquitetura e política. Ensaios para mundos alternativos. 1ª, São Paulo, Gustavo Gili, 2014.
NESBITT. Kate. Nova Agenda para a arquitetura contemporânea. Cosac Naify Coleção Face Norte, 2008.
REIS FILHO, Nestor. G. (Org.). Notas sobre Urbanização dispersa e novas formas de tecido urbano. São Paulo: Via das Artes, 2006.
SANTOS, M. A urbanização brasileira. 5ª Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.
SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SECCHI, B. Primeira Lição de Urbanismo. São Paulo: Editora Perspectiva, 2009.
SERPA, A. S. P. O espaço Público na cidade Contemporânea. 1 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2007.
VILLAÇA, F. Reflexões sobre as cidades brasileiras (capítulo Terra-localização). Studio Nobel. São Paulo, 2012.
VILLAÇA, F. Espaço intra-urbano no Brasil. Studio Nobel/FAPESP, Lincoln Institute, São Paulo, 1998.
Para o preenchimento do Formulário de Inscrição on-line, será necessário anexar os seguintes documentos:
- Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, a ser documentado/comprovado em campos específicos do formulário (Em caso de dúvidas sobre a comprovação do Currículo, por gentileza, entrar em contato com a Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação por meio do endereço eletrônico)
- Histórico Escolar do Curso de Graduação *
- Diploma do Curso de Graduação *, ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação no ano corrente (por exemplo: Certidão de Pressuposta Conclusão de Curso de Graduação) **
- RG (ou RNE, se estrangeiro)
- CPF
- Anteprojeto de Pesquisa
* Só serão aceitos os diplomas de Graduação emitidos em outros países, desde que revalidados no Brasil, de acordo com a legislação vigente.
** OBS.: Por ocasião da matrícula, o candidato selecionado deverá, obrigatoriamente, apresentar Histórico e Diploma, ou Certidão de Conclusão de Curso.
Anteprojeto:
O Anteprojeto de Pesquisa deve ser apresentado de maneira clara e resumida, ocupando, no máximo, 20 laudas digitadas em Arial 12 e espaço duplo. Deve compreender: título, linha de pesquisa indicada, resumo, introdução, justificativa com síntese da bibliografia fundamental, objetivos, metodologia - material e métodos e forma de análise dos resultados, cronograma de sua execução e referências bibliográficas.