Planejamento Acadêmico é aberto com palestra e homenagem a ex-Reitora

A Profa. Dra. Angela de Mendonça Engelbrecht está se aposentando da Universidade

Foi aberto, na manhã de 29 de janeiro, no auditório do Campus I, o Planejamento Acadêmico 2024. O evento é realizado na PUC-Campinas, no início de cada semestre letivo, pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Participaram da abertura o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, o Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, pró-reitores, decanos, diretores e professores de todos os cursos.

Durante a abertura, também foi realizada uma homenagem à ex-Reitora Profa. Dra. Angela de Mendonça Engelbrecht, que está se aposentando da Universidade. Ela recebeu uma placa em sua homenagem entregue pelo Reitor Prof. Dr. Germano, que agradeceu à professora por toda contribuição que deu à Universidade em seus mais de 40 anos de trabalho. “Os resultados que colhemos hoje na Universidade, com reconhecimentos nos principais rankings do Brasil e internacionais, devem muito ao seu trabalho como professora e gestora”, disse.

O Reitor fez um discurso de abertura destacando as ações realizadas no último ano, como a implantação do novo modelo organizacional da Instituição, a mudança de centros para escolas e a implantação de metas e resultados em todos os departamentos, que marcou uma mudança de cultura de gestão.

Também falou sobre a abertura do curso de Gastronomia e do Centro Gastronômico, da abertura da segunda clínica veterinária, do Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, do segundo Posto de Atendimento e Conciliação do Direito, do avanço no HIDS (Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável) e da autorização de captação de recursos para a restauração do Solar do Barão de Itapura, a PUC-Central.

Outras conquistas para 2024 foram destacadas, como os novos cursos de Engenharia Agronômica em parceria com o IAC, o de Engenharia de Alimentos, com o Ital, e o de Cibersegurança. Além disso, haverá a inauguração de diversos laboratórios em diversos setores durante o ano, além de uma nova praça de alimentação no Campus II e o oferecimento de cursos de Especialização em formato EAD em parceria com a PUC Paraná.

Um dos novos laboratórios será o Manacá, com inauguração marcada para o dia 7 de março, e que oferecerá estrutura, equipamentos e pesquisadores para o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas de apoio aos educadores de diversos níveis de ensino para aplicação em salas de aula físicas ou virtuais.

Após a abertura, que também contou com a palavra da Pró-Reitora de Graduação Prof. Dra. Cyntia Andretta, foi realizada uma palestra com o Prof. Dr. Gustavo Donato, ex-reitor da FEI, doutor em engenharia pela Escola Politécnica da USP (2008), e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV-SP. Ele falou sobre inovações e novas formas de ensinar e atrair a atenção dos estudantes nos tempos atuais.

Clique aqui para assistir

Atualmente é professor titular e pesquisador da FEI, onde também já presidiu o conselho universitário e atuou como head de Inovação, além de coordenador do curso de Engenharia Mecânica e da iniciação científica. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Brasil Digital, assim como contribui com outros conselhos e comitês internacionais, como na CNI/IEL, MDIC, Inep, e Institute of Materials – IOM3 do Reino Unido.

As atividades do Planejamento Acadêmico, que começaram em 22 de janeiro, passarão por várias etapas envolvendo decanos, diretores, gestores e docentes até a semana que antecede o início das aulas, marcado para 19 de fevereiro. Confira a programação abaixo:

Programação do Planejamento Acadêmico-Pedagógico – 1º Semestre/2024

DATA HORÁRIO ATIVIDADE PÚBLICO LOCAL
De 22 a 26 de janeiro de 2024 Horários definidos junto às Escolas Escolas e Faculdades/Cursos: Encontro com Gestores por Escola Decanos, Diretores e

Coordenadores de Curso

Mescla
29 de janeiro 2024 (segunda-feira) 08:30 às 09:00

Recepção aos Docentes

Abertura e Palestra

Todos os Docentes Auditório Campus I
14:00 às 16:00 A extensão em 2024 PROPPE e PROGRAD Todos os Docentes Sala 900
18:30 às 21:00 Reunião com Coordenadores e Docentes dos Cursos de Especialização PROEC Docentes e Coordenadores dos Cursos de Especialização Sala 900