Pesquisadores italianos falam sobre mitigação de impactos ambientais nas cidades

Evento no Sustentare também deu início a conversas sobre parcerias acadêmicas

Os pesquisadores italianos Simone Borelli, da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e Giovanni Sanesi, da Universidade de Bari, realizaram a palestra “Mitigando os Efeitos da Mudança Climática nas Cidades: Oportunidades de Pesquisa e Parcerias”, promovida pelo V Sustentare da PUC-Campinas na manhã de 24 de novembro, no Campus I. O Sustentare é um dos maiores eventos sobre sustentabilidade do Brasil e da América Latina e, neste ano, teve mais de 8 mil inscritos.

Os palestrantes também iniciaram conversas sobre a possibilidade de parcerias e estudos conjuntos sobre o tema com a PUC-Campinas. A apresentação teve mediação do Prof. Dr. Diego de Melo Conti, do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas.

Simone Borelli possui graduação em Ciências Florestais pela Universitá della Tuscia, na Itália; Mestrado em Gestão de Bacias Hidrográficas pela Universidade do Arizona e Pós-Graduação em Gestão Pública pela Universidade de Londres. Na FAO, onde atuou há mais de 20 anos em diferentes cargos, é responsável pela área de Silvicultura Urbana da Divisão Florestal.

Ele é um dos criadores do Fórum Mundial de Florestas Urbanas e do programa Cidades Árvores do Mundo. Além da FAO, também trabalhou para WWF, IPGRI e como consultor para instituições públicas e do setor privado.

Ele mostrou em sua palestra algumas experiências apoiadas pela FAO em diversas cidades no mundo, em especial em grandes metrópoles, na área de florestas urbanas, mas também no desenvolvimento de agricultura urbana, economia circular, redes interligadas de energia, produção de alimentos e de água, sistemas de alimentação urbana e logística local.

A aplicação de diversas experiências conjuntas é uma das soluções buscadas atualmente para amenizar os impactos causados pelas mudanças climáticas, crescimento acelerado da população e problemas de abastecimento, entre outros problemas enfrentados pela população urbana.

O Prof. Dr. Giovanni Sanesi fez sua apresentação na sequência, falando em especial sobre os impactos das mudanças climáticas no Mediterrâneo, que impactam não só a Itália como todo o território europeu. Também mostrou exemplos de projetos implantados em cidades como Milão, Barcelona, Lisboa e Stuttgart e como a ampliação de áreas verdes urbanas causam a melhoria da qualidade de vida não só nas questões ambientais, mas também na saúde de crianças, gestantes, idosos e na melhoria das relações sociais e fortalecimento das comunidades.

Prof. Dr. Giovanni Sanesi, da Universidade de Bari

Ele atua na Universidade de Bari desde fevereiro de 2000 como responsável pelas disciplinas Silvicultura Geral e Silvicultura Urbana. Desde 2018, é Diretor

de Departamento de Ciências do Solo e da Planta da mesma universidade. Ele tem participação acadêmica em programas e projetos de muitas universidades da Europa, Ásia e Austrália. Em 2008, foi nomeado membro correspondente da Academia Italiana de Ciências Florestais.

Também participaram do encontro a Profa. Dra. Natália Cristina de Oliveira, Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da USP e o Prof. Dr. Maurício Lamano Ferreira, professor visitante na Università degli Studi di Bari (Itália), além de professores de diversos cursos e programas de pós-graduação da PUC-Campinas.

O Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, Coordenador do DRE (Departamento de Relações Externas) da PUC-Campinas, também participou das palestras e iniciou conversas para a realização de convênios, parcerias e intercâmbios da Universidade com as instituições dos palestrantes.

Marcelo Andriotti
24 de novembro de 2023