Pesquisadores da Universidade são homenageados em evento no Mescla

Qualidade e aumento da produção científica foram fundamentais para melhoria em ranking internacional

A PUC-Campinas reuniu na manhã de 30 de junho no espaço Mescla do Campus I professores pesquisadores de todas as áreas de conhecimento. Eles foram homenageados pelos resultados obtidos nos últimos anos pela Universidade, com aumento da produção, da publicação de estudos em revistas especializadas e de intercâmbios com pesquisadores de outras instituições brasileiras e internacionais. Isso melhorou a avaliação da Universidade, resultando na inclusão da PUC-Campinas neste ano entre as melhores do mundo pelo QS World University Ranking.

No evento, aberto pelo Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, foram apresentados dados detalhados do ranking, que é considerado um dos três mais importantes e um dos mais respeitados do mundo. Estiveram presentes o Vice-Reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, a Pró-Reitora de Pesquisa, Alessandra Borin Nogueira, além de outros pró-reitores e diretores de centros e de programas de pós-graduação.

“Estamos celebrando a conquista no ranking QS World, que se deve em especial aos nossos pesquisadores. Nós cobramos mais nos últimos anos em relação ao trabalho de vocês, mas agora vemos o resultado. Entramos entre as melhores do mundo neste ano pelo crescimento do padrão das pesquisas e pelas ‘pontes’ que vocês estão criando com pesquisadores de todo o mundo”, disse o Reitor.

Para mostrar os detalhes do ranking, falaram por parte do Departamento de Planejamento e Organização (DPlan) os professores Ricardo Luís de Freitas e Valdomiro Plácido dos Santos, além do integrante do grupo de trabalho sobre rankings Prof. Leonardo Oliveira Reis. O Prof. Dr. Adolfo Ignacio Calderón Flores, do PPG em Educação e especializado em rankings educacionais, enviou um vídeo para o evento ressaltando a importância do resultado.

Nas apresentações, foram apresentados aspectos importantes da avaliação e os pontos fortes da PUC-Campinas. Também foram mostradas as áreas onde há possibilidades de melhorias para acelerar ainda mais o crescimento da avaliação positiva da Universidade.

Entre os destaques, está a avaliação da reputação acadêmica, que é feita a partir de indicações de pesquisadores de instituições de ensino de todo o mundo. A Universidade também foi bem avaliada em quesitos como o número de professores com doutorado, a relação do número de docentes e alunos, a reputação de seus graduados entre empregadores, e citações de artigos.

“É importante conhecer como funcionam esses sistemas de avaliações, mas não precisamos ficar atrelados a esses rankings. Devemos continuar trabalhando na melhoria da qualidade de nossa Universidade, pois o resultado disso continuará aparecendo nesses ‘retratos” de momentos feitos por essas organizações de avaliação educacional”, disse o Reitor.

Marcelo Andriotti
30 de junho de 2022