Nos próximos dias 18 e 19 de setembro, a convite da UBA – Universidad de Buenos Aires e do Instituto de Investigaciones Jurídica y Sociales DR. Amabrosio L. Gioja, a Professora e Pesquisadora da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, Dra. Renata Gaspar, ministrará palestras cujos temas estão relacionados ao seu segundo livro, publicado em abril deste ano, intitulado “Cooperação Jurídica no Mercosul: nascimento de um direito processual civil mercosurenho”.

O livro é resultado de um projeto de pesquisa realizado na Faculdade de Direito. A pesquisadora analisou o sistema jurídico de cooperação a partir dos tratados e normas “mercosurenhas” existentes, e propõem soluções para problemas jurídicas. O tema “cooperação jurídica dentro do MERCOSUL” já foi abordado em outro livro da professora Renata, que analisou os tribunais de reconhecimento de sentença arbitral estrangeira à luz da doutrina interna e internacional.

Segundo a Pesquisadora, é da cooperação jurídica no MERCOSUL que deriva a segurança jurídica ou não para a cidadania nas suas relações sociais de qualquer natureza. Para a Docente, a conjuntura jurídica, hoje, está caminhando. “Não de forma linear, mas de forma respeitosa à nossa própria idiossincrasia, que claro, não é a mesma da União Européia ou de outros processos de integração”.

Para a autora do livro “Cooperação Jurídica no MERCOSUL: nascimento de um direito processual civil mercosurenho”, não é fácil realizar uma integração entre países tão “desintegrados” internamente. “E ao mesmo tempo, ninguém, na atual conjuntura global, pode viver isolado, sem se unir a parceiros próximos, tanto geograficamente, politicamente ou economicamente", avalia.

No dia 18 de setembro a professora palestrará no marco da IV Jornada de jóvenes investigadores, promovida pela Faculdade de Direito da UBA, com o tema: “Cooperación jurídica internacional: desafios intra e extra Mercosur”.  No dia 19 do mesmo mês, apresentará seu livro no marco do SPIL – Seminario Permanente de Integración Latinoamericana, ademais de palestrar sobre “Derecho Procesal Civil Mercosurenho: cooperación judicial intrazona em construcción”.

15 de setembro de 2014