Observatório destaca queda em exportações e importações na RMC em agosto

Estudo realizado pelo Observatório da PUC-Campinas apontou em queda de -24,93% no déficit comercial regional

O levantamento mensal de agosto apresentado pelo Observatório da PUC-Campinas trouxe um cenário de diminuição de -9,77% nas exportações e redução de -20,48% nas importações da RMC, resultando em queda de -24,93% no déficit comercial regional. O estudo é coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Oliveira, tendo como assistente técnico João Lucas Alves da Silva.

As participações nas importações e exportações do estado de São Paulo (SP) foram de 22,63% e 7,04%, respectivamente, a menor participação para as importações no mês desde 2021 e a menor participação no mês para as exportações dos últimos 10 anos.

Se considerado os últimos 12 meses, houve aumento de 1,46% nas exportações e diminuição de -7,2% nas importações da RMC, resultando em queda de -11,17% no déficit comercial regional. Outro ponto registrado no período foi o crescimento do valor das exportações de tratores, medicamentos e partes e acessórios de veículos.

Destaca-se também o crescimento do valor importado de compostos heterocíclicos de nitrogênio, ácidos nucleicos e seus sais e de sangue humano e animal para uso terapêutico e vacinas. Houve aumento relativo das exportações para apenas alguns dos principais destinos, com destaque para Estados Unidos, e aumento relativo das importações de apenas algumas das principais origens, com destaque para Suíça e Alemanha.

Em suma, para além dos problemas estruturais do déficit comercial regional causados pela dependência das importações de insumos externos, as exportações mostram piora da atividade do setor externo da RMC, em agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior.

“O contexto de tendência de redução das importações pode ter base na queda dos principais produtos importados pela RMC, mas também pode indicar desaceleração no ritmo da produção industrial”, reforça o professor Paulo.

Para acessar o estudo na íntegra, clique aqui.

Carlos Giacomeli
11 de setembro de 2023