Mestre em Direito pela PUC-Campinas lança livro sobre políticas antirracistas

Dissertação da pesquisadora Mayara Amorim foi publicada pela Editora Dialética

A doutoranda Mayara Amorim, Mestre em Direito pela PUC-Campinas, lançou na noite de 13 de novembro na Universidade seu livro “Políticas Públicas Antirracistas – análises sobre racismo estrutural e programas de transferência de renda”, pela Editora Dialética, resultado de sua dissertação defendida na Universidade. O lançamento no prédio da Faculdade de Direito reuniu estudantes e professores, além de convidados.

Entre as principais conclusões da pesquisa de Mayara estão a necessidade de aperfeiçoar o desenho institucional do Bolsa Família. A autora aponta a necessidade da ressignificação de política, colocando como prioridade estratégica da Administração Pública para o desenvolvimento social as famílias chefiadas por mulheres negras.

“Minha pesquisa para a elaboração do livro foi bibliográfica, quantitativa e qualitativa. Busquei referenciais teóricos em livros nacionais e internacionais. Buscamos também de uma forma interdisciplinar entre a sociologia, a antropologia e a economia em si. Inclusive, eu fiz disciplina especial no setor de Economia da Unicamp a respeito da administração pública para poder aperfeiçoar essa pesquisa”, disse a autora.

A pesquisa foi realizada sob orientação do Prof. Dr. Vinícius Gomes Casalino, do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-Campinas. O livro foi resultado da dissertação na área de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, ligada à linha de pesquisa de direitos humanos e políticas públicas da Instituição. Houve a doação de um exemplar para a biblioteca da Instituição, que ficará disponível aos estudantes para consulta e como base para novas pesquisas.

“Em situações de pobreza e extrema pobreza, verifiquei não uma mera desigualdade social, mas sim uma desigualdade socioeconômica ‘racializada’ no Brasil e que pode ser fundamentada pelo racismo estrutural combinado com o ciclo de desvantagens cumulativas destinada à população negra no nosso país. A partir de leituras teóricas de economistas, nós podemos compreender que o racismo atua na nossa sociedade como potencializador de forças de divergência na estrutura econômica”, disse

O livro também aponta o nível de desigualdade extremamente elevado na sociedade brasileira como causador desses problemas sociais. E mostra que o segmento específico de afrodescendentes sofre um decréscimo considerável no acesso ao excedente econômico, simplesmente em razão da cor da sua pele.

“A pesquisa aponta que é necessário colocar como prioridade estratégica da administração pública para o desenvolvimento social as famílias chefiadas por mulheres e mulheres negras. O estudo teve uma preocupação com a realidade social e a materialidade das desigualdades econômicas combinadas com racismo estrutural. Então, o que a gente quer dizer? Que não há desenvolvimento desconsiderando a maior parcela populacional ou deixando algumas pessoas para trás”, afirma.

A pesquisadora continua seu trabalho no Doutorado que começou a fazer na PUC do Rio de Janeiro, seguindo a mesma linha de estudos iniciada em seu Mestrado na PUC-Campinas.

Os interessados em adquirir o livro podem entrar em contato diretamente com a autora pelo Instagram no perfil @mayara.amorim .

Também pode comprar diretamente no site da editora clicando aqui

Marcelo Andriotti
14 de novembro de 2023