Inscrições para Iniciação Científica estão abertas até o dia 15 de março

Estudantes devem procurar a secretaria da sua Escola para saber quais professores conduzem pesquisas e manifestar interesse em participar. A seleção é feita pelo docente pesquisador, de acordo com vagas disponíveis

A PUC-Campinas está com inscrições abertas, até o dia 15 de março, para estudantes que tenham interesse em participar de projetos de Iniciação Científica (IC), conduzidos por pesquisadores da Universidade.

O estudante que quiser participar do processo seletivo deve procurar a secretaria da sua Escola e manifestar o interesse. O aluno ou aluna também pode consultar os grupos de pesquisa da Universidade clicando aqui. Pela página, é possível verificar os pesquisadores de cada grupo e realizar uma consulta sobre a linha de pesquisa deles. A partir daí, o estudante pode entrar em contato com o docente pesquisador para participar do processo seletivo.

A participação na Iniciação Científica tem duração de um ano. O processo seletivo ocorre no início do 1º Semestre de 2024 e, para os aprovados, as atividades ocorrerão de 1º de setembro de 2024 a 31 de agosto de 2025. É necessário cumprir alguns pré-requisitos para participar da seleção, que estão informados no edital do PIC 2024. Para saber quais são, basta clicar aqui. As informações completas do Programa de Iniciação Científica estão disponíveis no manual da Iniciação Científica, clicando aqui.

A Iniciação Científica é o primeiro passo da formação de um pesquisador. Além do aprendizado específico da área da Iniciação Científica, ela contribui para o desenvolvimento de habilidades.

“A PUC-Campinas é uma Universidade, ou seja, uma Instituição com Ensino, Pesquisa e Extensão como atividades fim. O início da pesquisa, muitas vezes, ocorre através da iniciação científica, que é uma das oportunidades que a Universidade oferece para a formação integral dos seus alunos. Esta etapa, além de proporcionar aprofundamento em um assunto técnico da área de estudos do estudante, também enriquece sua formação em competências e habilidades, como trabalho em grupo, levantamento de hipóteses, proatividade, comunicação científica entre outras habilidades”, ressalta a Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da PUC-Campinas.

“A iniciação científica durante a Graduação é uma oportunidade valiosa, pois permite ao estudante explorar áreas específicas de interesse acadêmico, interagir e colaborar com outros pesquisadores, incluindo professores e pós-graduandos, contribuindo para o avanço do conhecimento em suas áreas de estudo, além de proporcionar uma preparação para os estudantes que desejam prosseguir para a pós-graduação, se tornando mais competitivos nos processos seletivos dos Programas de Pós-Graduação (PPG) e de bolsas de pesquisa”, completa a Profa. Dra. Carla Cristina Enes Gomes, Gerente de Pesquisa e Stricto Sensu.

Durante o processo, os alunos também participam de palestras e minicursos, socializam os Planos de Trabalhos realizados e são avaliados pelos docentes pesquisadores da Universidade e por Bolsistas de Produtividade do CNPq.

A difusão científica dos trabalhos apresentados nos encontros ocorre através da publicação eletrônica dos anais, com indexação no Centro Brasileiro do ISSN – Encontro de Iniciação Científica (ISSN 1982-0178) e Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (ISSN 2237-0420).

Acesse aqui o calendário completo da IC.

Reconhecimento

A PUC-Campinas recebeu o “Selo Semesp IES Amiga da Iniciação Científica”, certificado emitido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo para instituições de ensino superior que incentivam a prática da pesquisa científica entre seus estudantes de graduação. A Universidade também estimula a iniciação científica entre alunos do Ensino Médio por meio de uma parceria com o Colégio Pio XII.

Confira aqui alguns projetos realizados na Universidade.

Carlos Giacomeli
28 de fevereiro de 2024