Razões para estudar na PUC-Campinas

A PUC-Campinas figura entre as melhores universidades do mundo pelo QS World University Ranking 2024, um dos três rankings mais conceituados entre os avaliadores globais de qualidade. No Brasil, 35 instituições atingiram a pontuação para figurar no ranking 2024, sendo apenas sete particulares.

O ranking Times Higher Education (THE) para a América Latina 2023, apontou a PUC-Campinas como a melhor universidade privada brasileira fora das capitais e uma das sete melhores do Brasil. Ela também aparece em sexto lugar no quesito qualidade de ensino pelo ranking, que avaliou 197 instituições em 15 países.

A PUC-Campinas está entre as 10 melhores instituições de ensino superior privadas do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2023, da Folha de São Paulo, que avaliou 203 universidades brasileiras. No Guia da Faculdade 2023, feita pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, a Universidade está no ranking das 11 particulares com o maior número de cursos cinco estrelas do país, sendo a única fora das capitais. O ranking avaliou mais de 18 mil instituições de ensino superior.

45% dos estudantes da Universidade fazem estágio remunerado e já estão conectados ao mundo do trabalho. Isso devido ao Escritório de Talentos e Carreiras da PUC-Campinas. Além de criar uma Central de Vagas e gerenciar os estágios obrigatórios e não obrigatórios dos alunos da Universidade, o Escritório de Talentos e Carreiras também ajuda o estudante em seu processo de capacitação, confecção de currículo, network, preparação para entrevistas, entre outros.
Sobre o Curso
O curso Design de Games da PUC-Campinas tem a finalidade de formar bacharéis que atuarão na área de desenvolvimento de jogos digitais, incluindo etapas de projeto, execução, testes e publicação. A formação é de caráter multidisciplinar envolvendo Artes, Computação e Design, o que possibilita atuação profissional em vertentes relacionadas às três grandes áreas.
Como grande diferencial o curso foca em disciplinas específicas do campo do design, tais como: ilustração digital, design de personagens, modelagem e animação 3D, paralelamente à abordagem relacionada às técnicas de programação necessárias para a criação de games.
Além disso, o estudante terá a oportunidade de idealizar e desenvolver um game desde o enredo inicial, passando pela criação de personagens, conceitos de design, ambientes 2D e 3D, objetos e cenários, áudio design até a publicação e monetização.
Perfil do Profissional
Bacharel em Design de Games com visão crítica e interdisciplinar nas Artes, Computação e Design, alinhado às tecnologias emergentes e de desenvolvimento. Apresenta uma perspectiva projetual sistêmica para criar games inovadores, sendo competente no uso de técnicas de criação, linguagens e fundamentos do Design, além de domínio da programação computacional aplicada ao desenvolvimento de games. Preparado para atuação com princípios éticos, de valorização e de responsabilidade ambiental e social.
O designer de games é um profissional capaz de desenvolver jogos digitais e analógicos, experiências imersivas e simuladores para diferentes plataformas como consoles, smartphones (aplicativos para tablets e celulares), desktops e TV digital. Além disso, o profissional poderá produzir aplicações em realidade virtual e realidade aumentada.
O curso se apresenta como uma iniciativa importante para o setor, que irá formar profissionais técnicos, aptos não só para o desenvolvimento de novos games, mas com visão empreendedora, capazes de elaborar planos de negócios e utilizar ferramentas de marketing digital para alavancar seus próprios negócios.
Ementas / Componentes Curriculares
MÓDULO I – JOGO HÍBRIDO | |
COMPONENTE | EMENTA |
VIDA UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL | Insere o estudante na vida universitária apresentando as dimensões constitutivas da formação acadêmica. Discute a importância do desenvolvimento da autonomia, do protagonismo e da responsabilidade do estudante na trajetória do seu processo de formação pessoal, profissional e como agente de transformação social. |
PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM MATEMÁTICA | Consolida habilidades e conceitos básicos da Matemática. |
HISTÓRIA DA ARTE – ESTÉTICA E CONTEMPORANEIDADE | Desenvolvimento das manifestações artísticas e suas diferentes formas de expressão ao longo da história. Estudo das relações entre estética, cultura e sociedade no contexto da modernidade e da pós-modernidade no âmbito do design. |
DESENHO DE OBSERVAÇÃO | Estuda e desenvolve processos artísticos como elementos instauradores de experimentações gráficas. Consolida a observação e a percepção por meio do desenho; estuda os elementos básicos da linguagem visual. |
PRINCÍPIOS DOS JOGOS | Discute as origens dos jogos e consolida métodos e técnicas para o design de games. |
PROGRAMAÇÃO DE APLICATIVO COMPLEMENTAR | Aborda conceitos da programação de computadores e estuda o desenvolvimento de aplicativo complementar para jogo híbrido. |
FERRAMENTAS GRÁFICAS DIGITAIS: VETORIAIS | Aborda o software Adobe Illustrator como ferramenta que se destina ao desenvolvimento de imagens/desenhos vetoriais. |
PROJETO INTEGRADOR: JOGO HÍBRIDO | Aborda a metodologia de projeto, planejamento, ideação, desenvolvimento e testes para a produção de jogo híbrido (jogo de tabuleiro com aplicativo complementar) funcional, integrando os demais componentes do módulo. |
TEOLOGIA E FENÔMENO HUMANO | Considera e dialoga com as diferentes perspectivas antropológicas. Reflete sobre as abordagens do fenômeno humano a partir de sua história, transitoriedade e transcendência. |
MÓDULO II – LORE E GAMES 2D | |
COMPONENTE | EMENTA |
METODOLOGIA DO DESIGN | Abordagem histórica dos métodos de design. Apresentação de ferramentas e técnicas para o desenvolvimento de projetos. |
PRINCÍPIOS CONCEITUAIS E HISTÓRICOS DO DESIGN | Reflexão sobre as transformações do design no contexto social, cultural e econômico. Constituição do design como campo profissional. |
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE GAMES | Aborda a lógica de programação e a programação orientada a objetos consolidando a aplicação em desenvolvimento de jogos digitais. |
DESIGN DE GAMES: ROTEIROS E STORYBOARDS | Estuda conceitos da criação, análise, desenvolvimento de roteiros e storyboards e consolida a aplicação para games. |
FERRAMENTAS GRÁFICAS DIGITAIS: BITMAPS | Aborda o software Adobe Photoshop como ferramenta que se destina ao desenvolvimento de imagens/desenhos em bitmaps. |
PROJETO INTEGRADOR: LORE E GAMES 2D | Aborda a metodologia de projeto, planejamento, ideação, desenvolvimento e testes para a produção de jogo digital bidimensional funcional com ênfase na estrutura narrativa, integrando os demais componentes do módulo. |
ÉTICA E ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA | Promove uma reflexão ética sobre a sacralidade da vida considerando as exigências de um mundo em transformação, a ética teológica e o diálogo com as diferentes áreas do saber. |
MÓDULO III – PHYSICS GAMES | |
COMPONENTE | EMENTA |
TEOLOGIA E SOCIEDADE | Reflete sobre a pessoa humana, na complexidade de suas relações, em vista do desenvolvimento de uma ecologia integral e da prática da cultura do diálogo. Propõe uma ação de extensão, em diálogo com as diversas áreas do conhecimento, a fim de sensibilizar o aluno a ser agente de transformação da realidade. |
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA PROJETOS DE DESIGN | Definição sobre os elementos constitutivos do processo comunicacional. Elaboração de estratégias de divulgação dos projetos de design nos diversos meios de comunicação. |
AUDIO DESIGN PARA GAMES | Aborda conceitos e técnicas para a criação e desenvolvimento de trilhas e efeitos sonoros com o uso de ferramentas apropriadas para consolidar a aplicação em games. |
LEVEL DESIGN | Apresenta conceitos para identificar e aplicar conceitos, técnicas e ferramentas no processo de design de ambientes e fases de Games. |
SISTEMAS DE MOVIMENTO PARA GAMES | Estuda fundamentos da Matemática e Física aplicada nos games com a programação de movimentação dos objetos. |
PROJETO INTEGRADOR: PHYSICS GAMES | Aborda a metodologia de projeto, planejamento, ideação, desenvolvimento e testes para a produção de jogo digital funcional com ênfase na simulação da Física, integrando os demais componentes do módulo. |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES EM DESIGN DE GAMES A | Promove atividades de cunho acadêmico-científico-cultural. |
MÓDULO IV – GAMES E DESIGN DE INTERFACES | |
COMPONENTE | EMENTA |
ANIMAÇÃO 2D | Aborda a prática de técnicas de animação bidimensional. |
MODELAGEM 3D | Apresentação dos princípios de linguagem tridimensional. Desenvolvimento de técnicas e práticas aplicadas aos processos de modelagem 3D. |
TÓPICOS EM BALANCEAMENTO DE GAMES | Discute métodos e técnicas de design de games e o equilíbrio da jogabilidade em termos de diversão e estilo de jogo. |
PROGRAMAÇÃO DE GAMES E INTERFACES | Aborda a programação de games com ênfase na implementação de interfaces, a inserção de componentes de menus e telas funcionais. |
DESIGN DE INTERFACES PARA GAMES | Estuda os conceitos do design de interfaces, os componentes de menus e telas, a prototipação e aplicações nos games. |
PROJETO INTEGRADOR: GAMES E DESIGN DE INTERFACES | Aborda a metodologia de projeto, planejamento, ideação, desenvolvimento e testes para a produção de jogo digital funcional com ênfase no desenvolvimento de interfaces, menus e telas de jogo, integrando os demais componentes do módulo. |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES EM DESIGN DE GAMES B | Promove atividades de cunho acadêmico-científico-cultural. |
MÓDULO V – MOBILE GAMES | |
COMPONENTE | EMENTA |
ANIMAÇÃO 3D | Desenvolvimento de práticas e técnicas aplicadas aos processos de animação tridimensional. |
DESIGN DE PERSONAGENS | Concepção e estruturação visual de personagens para Animação 3D. |
DESIGN, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO | Discute os conceitos de inovação, empreendedorismo e apresenta estratégias de sustentabilidade econômica para projetos de design. |
DESIGN DE GAMES E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | Estuda os conceitos de inteligência artificial para games com programação. |
PLATAFORMAS MOBILE, PUBLICAÇÃO E MONETIZAÇÃO | Aborda as estruturas de programação para jogos mobile e consolida a publicação com monetização de sucesso. |
PROJETO INTEGRADOR: MOBILE GAMES | Aborda a metodologia de projeto, planejamento, ideação, desenvolvimento e testes para a produção de jogo digital funcional para plataformas mobile com ênfase na inteligência artificial para games, integrando os demais componentes do módulo. |
PF – PRÁTICA DE FORMAÇÃO I | Constituem atividades eletivas, de naturezas diversas, que abrangem a inserção do aluno ao meio universitário, a ampliação do seu repertório cultural e a transição ao mundo do trabalho, contribuindo com a formação integral, com o desenvolvimento de habilidades e competências, por meio da interdisciplinaridade e da flexibilidade de conteúdos. |
MÓDULO VI – MULTIPLAYER GAMES | |
COMPONENTE | EMENTA |
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: HISTÓRIA, CULTURA E MEIO AMBIENTE | Debate temas relacionados aos direitos humanos, articulando questões históricas e contemporâneas na perspectiva da sustentabilidade ambiental, da sociodiversidade, do multiculturalismo, das relações étnico-raciais e da história e culturas africanas, afro-brasileiras e indígena. |
DESIGN E METODOLOGIA DE PESQUISA | Apresenta e aplica conceitos teórico-metodológicos e técnicas de pesquisa para levantamento de informações direcionados à prática do design. |
INDÚSTRIA DE GAMES, NEGÓCIOS E MARKETING | Estuda conceitos, princípios, técnicas e ferramentas de marketing e aborda modelos de negócios na indústria de games. |
ESTRUTURAS DE DADOS PARA GAMES | Capacidade de identificar e utilizar conceitos e técnicas de programação aplicadas ao desenvolvimento de Games com foco na modularização, recursividade e uso de estruturas de dados. |
PROGRAMAÇÃO PARA MULTIPLAYER GAMES | Aborda conceitos, métodos e técnicas de desenvolvimento e programação de games para múltiplos jogadores simultâneos. |
PROJETO INTEGRADOR: MULTIPLAYER GAMES | Aborda a metodologia de projeto, planejamento, ideação, desenvolvimento e testes para a produção de jogo digital funcional multiplayer, integrando os demais componentes do módulo. |
PF – PRÁTICA DE FORMAÇÃO II | Constituem atividades eletivas, de naturezas diversas, que abrangem a inserção do aluno ao meio universitário, a ampliação do seu repertório cultural e a transição ao mundo do trabalho, contribuindo com a formação integral, com o desenvolvimento de habilidades e competências, por meio da interdisciplinaridade e da flexibilidade de conteúdos. |
MÓDULO VII – DESIGN DE GAMES E SOCIEDADE | |
COMPONENTE | EMENTA |
SEMIÓTICA APLICADA AO DESIGN | Abordagem dos signos e suas representações nas diferentes linguagens, aplicadas na análise e interpretação da produção em design. |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – DESIGN DE GAMES E SOCIEDADE | Desenvolvimento do pensamento criativo, do posicionamento crítico e da iniciativa para elaboração de um projeto de design com ênfase conceitual, por meio da integração das demais componentes do módulo e da aplicação das competências e habilidades adquiridas nos ciclos anteriores. |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO – ÊNFASE SOCIAL | Orientação e supervisão do estágio obrigatório em Design. Atividade a ser realizada pelo aluno em instituições públicas, privadas ou do terceiro setor para desenvolvimento de habilidades e competências com ênfase social. |
PF – PRÁTICA DE FORMAÇÃO III | Constituem atividades eletivas, de naturezas diversas, que abrangem a inserção do aluno ao meio universitário, a ampliação do seu repertório cultural e a transição ao mundo do trabalho, contribuindo com a formação integral, com o desenvolvimento de habilidades e competências, por meio da interdisciplinaridade e da flexibilidade de conteúdos. |
MÓDULO VIII – DESIGN DE GAMES E MERCADO | |
COMPONENTE | EMENTA |
PRODUÇÃO DE GAMES | Utiliza as etapas da produção de Games, bem como a necessidade de definição e gestão dos recursos necessários para seu desenvolvimento, incluindo os profissionais em cada etapa desse processo. |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – DESIGN DE GAMES E MERCADO | Desenvolvimento do pensamento criativo, do posicionamento crítico e da iniciativa para elaboração de um projeto de design com ênfase conceitual, por meio da integração das demais componentes do módulo e da aplicação das competências e habilidades adquiridas nos ciclos anteriores. |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO – ÊNFASE MERCADOLÓGICA | Orientação e supervisão do estágio obrigatório em Design. Atividade a ser realizada pelo aluno em instituições públicas, privadas ou do terceiro setor para desenvolvimento de habilidades e competências com ênfase social. |