Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno
  • Turno \ Duração Matutino / Mínimo: 08 semestres
    Máximo: 12 semestres
  • Campus Campus I
  • Carga Horária 2539 horas

Razões para estudar na PUC-Campinas


A PUC-Campinas figura entre as melhores universidades do mundo pelo QS World University Ranking 2024, um dos três rankings mais conceituados entre os avaliadores globais de qualidade. No Brasil, 35 instituições atingiram a pontuação para figurar no ranking 2024, sendo apenas sete particulares.

O ranking Times Higher Education (THE) para a América Latina 2023, apontou a PUC-Campinas como a melhor universidade privada brasileira fora das capitais e uma das sete melhores do Brasil. Ela também aparece em sexto lugar no quesito qualidade de ensino pelo ranking, que avaliou 197 instituições em 15 países.

A PUC-Campinas está entre as 10 melhores instituições de ensino superior privadas do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2023, da Folha de São Paulo, que avaliou 203 universidades brasileiras. No Guia da Faculdade 2023, feita pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, a Universidade está no ranking das 11 particulares com o maior número de cursos cinco estrelas do país, sendo a única fora das capitais. O ranking avaliou mais de 18 mil instituições de ensino superior.

45% dos estudantes da Universidade fazem estágio remunerado e já estão conectados ao mundo do trabalho. Isso devido ao Escritório de Talentos e Carreiras da PUC-Campinas. Além de criar uma Central de Vagas e gerenciar os estágios obrigatórios e não obrigatórios dos alunos da Universidade, o Escritório de Talentos e Carreiras também ajuda o estudante em seu processo de capacitação, confecção de currículo, network, preparação para entrevistas, entre outros.

Sobre o Curso


O curso Design de Games da PUC-Campinas tem a finalidade de formar bacharéis que atuarão na área de desenvolvimento de jogos digitais, incluindo etapas de projeto, execução, testes e publicação. A formação é de caráter multidisciplinar envolvendo Artes, Computação e Design, o que possibilita atuação profissional em vertentes relacionadas às três grandes áreas.
Como grande diferencial o curso foca em disciplinas específicas do campo do design, tais como: ilustração digital, design de personagens, modelagem e animação 3D, paralelamente à abordagem relacionada às técnicas de programação necessárias para a criação de games.
Além disso, o estudante terá a oportunidade de idealizar e desenvolver um game desde o enredo inicial, passando pela criação de personagens, conceitos de design, ambientes 2D e 3D, objetos e cenários, áudio design até a publicação e monetização.

Perfil do Profissional


Bacharel em Design de Games com visão crítica e interdisciplinar nas Artes, Computação e Design, alinhado às tecnologias emergentes e de desenvolvimento. Apresenta uma perspectiva projetual sistêmica para criar games inovadores, sendo competente no uso de técnicas de criação, linguagens e fundamentos do Design, além de domínio da programação computacional aplicada ao desenvolvimento de games. Preparado para atuação com princípios éticos, de valorização e de responsabilidade ambiental e social.
O designer de games é um profissional capaz de desenvolver jogos digitais e analógicos, experiências imersivas e simuladores para diferentes plataformas como consoles, smartphones (aplicativos para tablets e celulares), desktops e TV digital. Além disso, o profissional poderá produzir aplicações em realidade virtual e realidade aumentada.
O curso se apresenta como uma iniciativa importante para o setor, que irá formar profissionais técnicos, aptos não só para o desenvolvimento de novos games, mas com visão empreendedora, capazes de elaborar planos de negócios e utilizar ferramentas de marketing digital para alavancar seus próprios negócios.

Competências

A presente proposta está estruturada em ciclos e módulos com objetivo de oferecer condições plenas de desenvolvimento humano, acadêmico e profissional por parte do discente ao longo do processo de formação, baseando-se nas competências definidas nas Diretriz Curricular Nacional do curso de graduação em Design (Resolução CNE/CES nº 5, de 8 de março de 2004):

I – Capacidade criativa para propor soluções inovadoras, utilizando domínio de
técnicas e de processo de criação;
II – Capacidade para o domínio de linguagem própria expressando conceitos e soluções, em seus projetos, de acordo com as diversas técnicas de expressão e reprodução visual;
II – Capacidade de interagir com especialistas de outras áreas de modo a utilizar conhecimentos diversos e atuar em equipes interdisciplinares na elaboração e execução de pesquisas e projetos;
IV – Visão sistêmica de projeto, manifestando capacidade de conceituá-lo a partir da combinação adequada de diversos componentes materiais e imateriais, processos de fabricação, aspectos econômicos, psicológicos e sociológicos do produto;
V – Domínio das diferentes etapas do desenvolvimento de um projeto, a saber: definição de objetivos, técnicas de coleta e de tratamento de dados, geração e avaliação de alternativas, configuração de solução e comunicação de resultados;
VI – Conhecimento do setor produtivo de sua especialização, revelando sólida visão setorial, relacionado ao mercado, materiais, processos produtivos e tecnologias abrangendo mobiliário, confecção, calçados, joias, cerâmicas, embalagens, artefatos de qualquer natureza, traços culturais da sociedade, softwares e outras manifestações regionais;
VII – Domínio de gerência de produção, incluindo qualidade, produtividade, arranjo İsico de fábrica, estoques, custos e investimentos, além da administração de recursos humanos para a produção;
VIII – visão histórica e prospectiva, centrada nos aspectos socioeconômicos e culturais, revelando consciência das implicações econômicas, sociais, antropológicas, ambientais, estéticas e éticas de sua atividade.
Adicionalmente, o curso estrutura-se nas competências definidas na Diretriz Curricular Nacional para os cursos de graduação na área da Computação (Resolução CNE/CES nº 5, de 16 de novembro de 2016):
I – de conhecimento das questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e humanísticas;
II – da compreensão do impacto da computação e suas tecnologias na sociedade no
que concerne ao atendimento e à antecipação estratégica das necessidades da sociedade;
III – de visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas contribuindo para o desenvolvimento de sua área;
IV – da capacidade de atuar de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região onde atua, do Brasil e do mundo;
V – de utilizar racionalmente os recursos disponíveis de forma transdisciplinar;
VI – da compreensão das necessidades da conơnua atualização e aprimoramento de suas competências e habilidades;
VII – da capacidade de reconhecer a importância do pensamento computacional na vida cotidiana, como também sua aplicação em outros domínios e ser capaz de aplicá-lo em circunstâncias apropriadas;
VIII – da capacidade de atuar em um mundo de trabalho globalizado.

Ementas / Componentes Curriculares

MÓDULO I – JOGO HÍBRIDO
COMPONENTE EMENTA
VIDA UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL Insere o estudante na vida universitária apresentando as dimensões constitutivas da formação acadêmica. Discute a importância do desenvolvimento da autonomia, do protagonismo e da responsabilidade do estudante na trajetória do seu processo de formação pessoal, profissional e como agente de transformação social.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM MATEMÁTICA Consolida habilidades e conceitos básicos da Matemática.
HISTÓRIA DA ARTE – ESTÉTICA E CONTEMPORANEIDADE Desenvolvimento das manifestações artísticas e suas diferentes formas de expressão ao longo da história. Estudo das relações entre estética, cultura e sociedade no contexto da modernidade e da pós-modernidade no âmbito do design.
DESENHO DE OBSERVAÇÃO Estuda e desenvolve processos artísticos como elementos instauradores de experimentações gráficas. Consolida a observação e a percepção por meio do desenho; estuda os elementos básicos da linguagem visual.
PRINCÍPIOS DOS JOGOS Discute as origens dos jogos e consolida métodos e técnicas para o design de games.
PROGRAMAÇÃO DE APLICATIVO COMPLEMENTAR Aborda conceitos da programação de computadores e estuda o desenvolvimento de aplicativo complementar para jogo híbrido.
FERRAMENTAS GRÁFICAS DIGITAIS: VETORIAIS Aborda o software Adobe Illustrator como ferramenta que se destina ao desenvolvimento de imagens/desenhos vetoriais.
PROJETO INTEGRADOR: JOGO HÍBRIDO Aborda a metodologia de projeto, planejamento, ideação, desenvolvimento e testes para a produção de jogo híbrido (jogo de tabuleiro com aplicativo complementar) funcional, integrando os demais componentes do módulo.
TEOLOGIA E FENÔMENO HUMANO Considera e dialoga com as diferentes perspectivas antropológicas. Reflete sobre as abordagens do fenômeno humano a partir de sua história, transitoriedade e transcendência.

 

MÓDULO II – LORE E GAMES 2D
COMPONENTE EMENTA
METODOLOGIA DO DESIGN Abordagem histórica dos métodos de design. Apresentação de ferramentas e técnicas para o desenvolvimento de projetos.
PRINCÍPIOS CONCEITUAIS E HISTÓRICOS DO DESIGN Reflexão sobre as transformações do design no contexto social, cultural e econômico. Constituição do design como campo profissional.
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE GAMES Aborda a lógica de programação e a programação orientada a objetos consolidando a aplicação em desenvolvimento de jogos digitais.
DESIGN DE GAMES: ROTEIROS E STORYBOARDS Estuda conceitos da criação, análise, desenvolvimento de roteiros e storyboards e consolida a aplicação para games.
FERRAMENTAS GRÁFICAS DIGITAIS: BITMAPS Aborda o software Adobe Photoshop como ferramenta que se destina ao desenvolvimento de imagens/desenhos em bitmaps.
PROJETO INTEGRADOR: LORE E GAMES 2D Aborda a metodologia de projeto, planejamento, ideação, desenvolvimento e testes para a produção de jogo digital bidimensional funcional com ênfase na estrutura narrativa, integrando os demais componentes do módulo.
ÉTICA E ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA Promove uma reflexão ética sobre a sacralidade da vida considerando as exigências de um mundo em transformação, a ética teológica e o diálogo com as diferentes áreas do saber.

 

MÓDULO III – PHYSICS GAMES
COMPONENTE EMENTA
TEOLOGIA E SOCIEDADE Reflete sobre a pessoa humana, na complexidade de suas relações, em vista do desenvolvimento de uma ecologia integral e da prática da cultura do diálogo. Propõe uma ação de extensão, em diálogo com as diversas áreas do conhecimento, a fim de sensibilizar o aluno a ser agente de transformação da realidade.
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA PROJETOS DE DESIGN Definição sobre os elementos constitutivos do processo comunicacional. Elaboração de estratégias de divulgação dos projetos de design nos diversos meios de comunicação.
AUDIO DESIGN PARA GAMES Aborda conceitos e técnicas para a criação e desenvolvimento de trilhas e efeitos sonoros com o uso de ferramentas apropriadas para consolidar a aplicação em games.
LEVEL DESIGN Apresenta conceitos para identificar e aplicar conceitos, técnicas e ferramentas no processo de design de ambientes e fases de Games.
SISTEMAS DE MOVIMENTO PARA GAMES Estuda fundamentos da Matemática e Física aplicada nos games com a programação de movimentação dos objetos.
PROJETO INTEGRADOR: PHYSICS GAMES Aborda a metodologia de projeto, planejamento, ideação, desenvolvimento e testes para a produção de jogo digital funcional com ênfase na simulação da Física, integrando os demais componentes do módulo.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES EM DESIGN DE GAMES A Promove atividades de cunho acadêmico-científico-cultural.

 

MÓDULO IV – GAMES E DESIGN DE INTERFACES
COMPONENTE EMENTA
ANIMAÇÃO 2D Aborda a prática de técnicas de animação bidimensional.
MODELAGEM 3D Apresentação dos princípios de linguagem tridimensional. Desenvolvimento de técnicas e práticas aplicadas aos processos de modelagem 3D.
TÓPICOS EM BALANCEAMENTO DE GAMES Discute métodos e técnicas de design de games e o equilíbrio da jogabilidade em termos de diversão e estilo de jogo.
PROGRAMAÇÃO DE GAMES E INTERFACES Aborda a programação de games com ênfase na implementação de interfaces, a inserção de componentes de menus e telas funcionais.
DESIGN DE INTERFACES PARA GAMES Estuda os conceitos do design de interfaces, os componentes de menus e telas, a prototipação e aplicações nos games.
PROJETO INTEGRADOR: GAMES E DESIGN DE INTERFACES Aborda a metodologia de projeto, planejamento, ideação, desenvolvimento e testes para a produção de jogo digital funcional com ênfase no desenvolvimento de interfaces, menus e telas de jogo, integrando os demais componentes do módulo.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES EM DESIGN DE GAMES B Promove atividades de cunho acadêmico-científico-cultural.

 

MÓDULO V – MOBILE GAMES
COMPONENTE EMENTA
ANIMAÇÃO 3D Desenvolvimento de práticas e técnicas aplicadas aos processos de animação tridimensional.
DESIGN DE PERSONAGENS Concepção e estruturação visual de personagens para Animação 3D.
DESIGN, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO Discute os conceitos de inovação, empreendedorismo e apresenta estratégias de sustentabilidade econômica para projetos de design.
DESIGN DE GAMES E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Estuda os conceitos de inteligência artificial para games com programação.
PLATAFORMAS MOBILE, PUBLICAÇÃO E MONETIZAÇÃO Aborda as estruturas de programação para jogos mobile e consolida a publicação com monetização de sucesso.
PROJETO INTEGRADOR: MOBILE GAMES Aborda a metodologia de projeto, planejamento, ideação, desenvolvimento e testes para a produção de jogo digital funcional para plataformas mobile com ênfase na inteligência artificial para games, integrando os demais componentes do módulo.
PF – PRÁTICA DE FORMAÇÃO I Constituem atividades eletivas, de naturezas diversas, que abrangem a inserção do aluno ao meio universitário, a ampliação do seu repertório cultural e a transição ao mundo do trabalho, contribuindo com a formação integral, com o desenvolvimento de habilidades e competências, por meio da interdisciplinaridade e da flexibilidade de conteúdos.

 

MÓDULO VI – MULTIPLAYER GAMES
COMPONENTE EMENTA
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: HISTÓRIA, CULTURA E MEIO AMBIENTE Debate temas relacionados aos direitos humanos, articulando questões históricas e contemporâneas na perspectiva da sustentabilidade ambiental, da sociodiversidade, do multiculturalismo, das relações étnico-raciais e da história e culturas africanas, afro-brasileiras e indígena.
DESIGN E METODOLOGIA DE PESQUISA Apresenta e aplica conceitos teórico-metodológicos e técnicas de pesquisa para levantamento de informações direcionados à prática do design.
INDÚSTRIA DE GAMES, NEGÓCIOS E MARKETING Estuda conceitos, princípios, técnicas e ferramentas de marketing e aborda modelos de negócios na indústria de games.
ESTRUTURAS DE DADOS PARA GAMES Capacidade de identificar e utilizar conceitos e técnicas de programação aplicadas ao desenvolvimento de Games com foco na modularização, recursividade e uso de estruturas de dados.
PROGRAMAÇÃO PARA MULTIPLAYER GAMES Aborda conceitos, métodos e técnicas de desenvolvimento e programação de games para múltiplos jogadores simultâneos.
PROJETO INTEGRADOR: MULTIPLAYER GAMES Aborda a metodologia de projeto, planejamento, ideação, desenvolvimento e testes para a produção de jogo digital funcional multiplayer, integrando os demais componentes do módulo.
PF – PRÁTICA DE FORMAÇÃO II Constituem atividades eletivas, de naturezas diversas, que abrangem a inserção do aluno ao meio universitário, a ampliação do seu repertório cultural e a transição ao mundo do trabalho, contribuindo com a formação integral, com o desenvolvimento de habilidades e competências, por meio da interdisciplinaridade e da flexibilidade de conteúdos.

 

MÓDULO VII – DESIGN DE GAMES E SOCIEDADE
COMPONENTE EMENTA
SEMIÓTICA APLICADA AO DESIGN Abordagem dos signos e suas representações nas diferentes linguagens, aplicadas na análise e interpretação da produção em design.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – DESIGN DE GAMES E SOCIEDADE Desenvolvimento do pensamento criativo, do posicionamento crítico e da iniciativa para elaboração de um projeto de design com ênfase conceitual, por meio da integração das demais componentes do módulo e da aplicação das competências e habilidades adquiridas nos ciclos anteriores.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO – ÊNFASE SOCIAL Orientação e supervisão do estágio obrigatório em Design. Atividade a ser realizada pelo aluno em instituições públicas, privadas ou do terceiro setor para desenvolvimento de habilidades e competências com ênfase social.
PF – PRÁTICA DE FORMAÇÃO III Constituem atividades eletivas, de naturezas diversas, que abrangem a inserção do aluno ao meio universitário, a ampliação do seu repertório cultural e a transição ao mundo do trabalho, contribuindo com a formação integral, com o desenvolvimento de habilidades e competências, por meio da interdisciplinaridade e da flexibilidade de conteúdos.

 

MÓDULO VIII – DESIGN DE GAMES E MERCADO
COMPONENTE EMENTA
PRODUÇÃO DE GAMES Utiliza as etapas da produção de Games, bem como a necessidade de definição e gestão dos recursos necessários para seu desenvolvimento, incluindo os profissionais em cada etapa desse processo.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – DESIGN DE GAMES E MERCADO Desenvolvimento do pensamento criativo, do posicionamento crítico e da iniciativa para elaboração de um projeto de design com ênfase conceitual, por meio da integração das demais componentes do módulo e da aplicação das competências e habilidades adquiridas nos ciclos anteriores.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO – ÊNFASE MERCADOLÓGICA Orientação e supervisão do estágio obrigatório em Design. Atividade a ser realizada pelo aluno em instituições públicas, privadas ou do terceiro setor para desenvolvimento de habilidades e competências com ênfase social.

VESTIBULAR 2025 - INSCREVA-SE

Compartilhe:


CONTATO DO CURSO

(19) 3343 7088

Horário: Das 8h às 21h

Cursos relacionados


Notícias relacionadas


Vídeos relacionados


#SAIUNAREDE