PUC-Campinas apresenta projetos de inovação em evento comemorativo do aniversário de Campinas

Feira reuniu universidades e empresas de tecnologia e inovação da cidade, um dos polos mais fortes do setor no país

A PUC-Campinas marcou presença em evento realizado no Largo do Rosário, no Centro de Campinas, nesta terça-feira (11), para apresentar universidades e empresas com trabalhos sólidos na área de tecnologia e inovação no município. A iniciativa, promovida pela Prefeitura Municipal de Campinas, faz parte das comemorações de 249 anos da cidade, que serão celebrados na próxima sexta-feira (14).

Um pavilhão foi montado no Largo do Rosário, onde empresas e universidades se organizaram em estandes para apresentar as suas soluções e projetos. A PUC-Campinas levou diversas frentes de trabalho à comunidade que passou pelo local.

O Mescla – programa que reúne e acelera projetos de inovação da Universidade – apresentou uma impressora 3D e também projetos de startups que participaram do Motiv.se – mostra de inovação da PUC-Campinas – nas duas últimas edições. Entre eles, um dispositivo que permite criar organelas apresentadas aos alunos nos livros de biologia em versão real, utilizando impressoras 3D, para ajudar estudantes cegos a identificarem o que é aprendido em sala de aula. Junto ao item impresso, uma caixa capaz de pronunciar o nome do que foi impresso quando o item é aproximado dela.

A Odontologia apresentou a Clínica de Odontologia Infantil, que já funciona no Campus II da Universidade, com ambiente customizado para melhor receber os pequenos. As crianças que visitaram o estande ganharam um kit com escova de dentes de presente. A Universidade também levou um jogo digital criado por alunos do curso de Jogos Digitais, chamado Wizard of Nature, e surpreendeu os jovens que passavam pelo local pela beleza e qualidade do game.

O Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade da Universidade – também marcou presença para divulgar as oficinas e o cuidado especializado com o público 60+. Outros projetos e atividades da Universidade também foram divulgados e brindes foram distribuídos para quem passou pelo local e pode conhecer um pouco mais da ampla gama de projetos hoje em funcionamento na PUC-Campinas.

Participaram também da feira a Unicamp, junto com o Inova, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD); o CTI Renato Archer; a Embrapa Digital; o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS); o Instituto Agronômico de Campinas (IAC); e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital).

Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas

“A PUC-Campinas foi uma das pioneiras em Campinas a começar a construção da ciência e do conhecimento. Foi a primeira universidade do interior do Estado. O que estamos vendo hoje é o crescimento do conhecimento, do cultivo da ciência, para o bem da vida das pessoas. Campinas é a cidade do conhecimento, a cidade da inovação e a cidade do empreendedorismo. E a nossa Universidade vem contribuindo e interagindo com essas instituições, empresas e instituições públicas a serviço do conhecimento”, comentou o Prof. Dr. Padre José Benedito de Almeida David.

“Nosso objetivo é fazer com que as pessoas conheçam mais e que possamos inspirar jovens a seguir no mesmo caminho. Temos certeza de que isso é só uma mostra para o ano que vem, quando Campinas completa 250 anos e faremos algo ainda mais grandioso. Estamos muito felizes de vocês todos estarem aqui hoje. É uma honra ter cada um de vocês nesse ecossistema de inovação”, acrescentou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas.

“Hoje nós somos referência e temos que continuar sendo, continuar trabalhando. Hoje existe uma conjunção de fatores importantes. Estamos com o projeto do HIDS que é estruturante para o futuro de Campinas, com todos os institutos de pesquisa, com a Unicamp e PUC-Campinas juntas, de mãos dadas, e todo o setor de tecnologia da cidade. Esse projeto vai delinear o futuro da nossa cidade. O futuro é a inovação e a tecnologia. E Campinas já está avançada”, completou o Prefeito de Campinas, Dário Saadi.

Carlos Giacomeli
11 de julho de 2023