Estudantes de Jogos Digitais fazem Playtest com alunos do Ensino Médio

Escola de Paulínia participou da disciplina, que faz parte da curricularização da extensão

O curso de Jogos Digitais da PUC-Campinas participou de uma atividade da curricularização da extensão com a participação de estudantes do Ensino Médio da escola CEMEP (Centro Municipal de Ensino Profissionalizante Professor Osmar Passarelli Silveira) de Paulínia. Os alunos da Universidade desenvolveram jogos e realizaram o “playtest”, que é o teste dos games, com a ajuda dos alunos do terceiro ano da escola escolhida.

A parceria começou em maio, quando os alunos do Ensino Médio receberam a visita do Prof. Luiz Menezes Júnior, de Jogos Digitais, do Prof. Carlos Mingoto, coordenador do curso, acompanhados do aluno Gabriel Sabino Bianchi, que é ex-aluno da escola de Paulínia. Os alunos do Ensino Médio puderam acompanhar uma palestra do Prof. Luiz sobre o mercado de games, o desenvolvimento de jogos digitais e como empreender na área. Os estudantes também assistiram um vídeo que mostrava um resumo dos jogos desenvolvidos pelos estudantes e ficaram empolgados com o projeto.

Dez dias depois, houve já o primeiro playtest inicial e presencial, nos laboratórios da Universidade e também de forma on-line pelos alunos na escola de Paulínia. Nessa etapa, os estudantes que testam os games jogam e respondem formulários de opinião de cada jogo. Com as informações obtidas, os desenvolvedores do jogo aprimoram os projetos e conseguem ter melhor percepção sobre o caminho que trilham na construção do projeto. O playtest também ocorreu de forma assíncrona no dia 11 de junho.

Os grupos do Módulo 2 desenvolveram jogos para Arcade e PC, com a temática “Social”, sob a coordenação do Prof. Cesar Peixoto, e os grupos do Módulo 5 desenvolveram jogos mobile com a temática “Educação”, sob a coordenação do Prof. Carlos Mingoto. Os jogos mobile incluíram elementos de Libras (Língua Brasileira de Sinais), sob a coordenação da Professora Cássia Sígolo.

“Foi uma experiência boa e dá uma oportunidade para os alunos terem uma atividade com o público externo, ouvir seus feedbacks e fazer melhorias. É uma experiência inicial, mas muito importante e que nos dá bastante aprendizado para as próximas”, comentou o coordenador do curso, o professor Carlos Mingoto.

Ainda em junho, na etapa final, os projetos de jogos desenvolvidos pelos estudantes foram apresentados à banca avaliadora. Foram muitos jogos desenvolvidos e a atividade foi um sucesso. Confira abaixo o trailer do trabalho de cada grupo:

Jogos Arcade/PC (Turma do Módulo 2):

GAMEFICATION

(Antonio Roberto Dos Santos Neto, Carlos Giovanni Rosa De Almeida, Guilherme Rosa Mantoani, Henrique Trigo Prando De Gouvêa, Pedro Eduardo Dias Rodrigues Dos Santos).

MILLIE’S DELIVERY SERVICE

(Emanuel Nicolas Dos Santos, Maria Eduarda Cortez Quintiliano)

FAST SNACKS

(Eduardo Augusto Siqueira Ciocci, Henrique Begiato Ambiel, João Victor Souza De Andrade, Pedro Gabriel Barbosa Ribeiro Do Prado)