Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Faculdade de Análise de Sistemas da PUC-Campinas completa 50 anos de atividade

Curso foi o primeiro de graduação na área reconhecido oficialmente no país

A Faculdade de Análise de Sistemas da PUC-Campinas comemorou, no dia 4 de novembro, 50 anos de atividade. Uma série de eventos está sendo realizada para comemorar a data do primeiro curso reconhecido no Brasil para a formação de bacharéis em Análise de Sistemas. A aprovação da implantação do curso pelo Conselho Universitário (Consun) da Universidade ocorreu em 4 de agosto de 1972, com início das aulas no ano seguinte.

A primeira turma, com 70 alunos, se formou em 1976. O pioneirismo do curso era tamanho que a disponibilidade de computadores na época era raríssima e os estudantes precisaram utilizar um equipamento da área administrativa da Universidade, que ficava no prédio H0 do Campus I.

O Prof. Dr. Orandi Mina Falsarella, do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas, foi aluno da Faculdade de Análise de Sistemas de 1977 a 1980. Ele conta que, na época, os estudantes utilizavam folhas de codificação para escrever os programas. Posteriormente, eles eram digitados nas perfuradoras de cartão, na Central de Perfuração da PUC-Campinas, e parte deles depois era compilada em um computador IBM/3, com 32 Kb de memória, do setor administrativo.

Os programas em Fortan tinham seus cartões enviados para compilação na IBM, que ficava no Centro de Campinas. Uma semana depois, os alunos recebiam as listagens de erros para fazer as correções.

Foi na metade da década de 80 que a faculdade comprou um computador Cobra TD200 para ser usado nas aulas de projeto de sistemas. Em 1988, com a consolidação do curso, a Universidade criou o Instituto de Informática. Em 1989, foi realizado um convênio com a IBM para a instalação do computador IBM 4341, com 12 terminais, sendo que o computador ficava no CPD (Centro de Processamento de Dados) e os terminais, no prédio H6 do Campus I.

O laboratório com os 12 terminais ficava aberto até 23h durante a semana, durante as madrugadas de sexta para sábado e de sábado para domingo para a utilização dos estudantes.

Em 1990, a faculdade instalou sua primeira rede de computadores, chamada de Rede Novel, com quatro equipamentos. Dois anos depois, em 1992, foi instalado o primeiro lance de fibra ótica da Universidade, ligando o H6 ao prédio do mestrado em informática.

A utilização da internet por meio de linha discada só começou em 1994, em um link compartilhado com a Unicamp. Nesse mesmo ano, a Universidade fez um convênio com a Fapesp para a instalação de antenas de rádios digitais, que permitiu interligar os três campi e o Colégio Pio XII, permitindo acesso aos sistemas acadêmicos remotamente.

Ao longo dos anos, o número de salas com computadores no H6 foi ampliando até ocupar todas as salas do prédio. Em 2008, para se adequar às novas diretrizes do MEC e orientações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o curso mudou de nome para Sistemas de Informações.

Em 2009, para atender demandas do mercado por profissionais de gestão de TI, a faculdade começou a oferecer o Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação.

Além disso, continuou ampliando suas ofertas com a criação do curso de bacharelado em Engenharia de Software, em 2017, o de Especialização em Ciência de Dados e Machine Learning, em 2021, o de Tecnologia da Informação para Negócios Digitais, em 2022, e o de Especialização em Data Science para Negócios, em 2022, além de cursos de Extensão.

Em 2023, a Faculdade de Análise de Sistemas passou a integrar a Escola Politécnica da PUC-Campinas, reunindo mais de 570 estudantes em seus cursos.

A Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta, reforçou a importância e a relevância da Faculdade na nossa região. “É com muita alegria que nós comemoramos esses 50 anos da Faculdade de Análise de Sistemas, de onde derivam, inclusive, os nossos cursos na área de tecnologia. Essa área, que é tão interessante, proeminente aqui dentro da nossa região, dentro da cidade de Campinas. A PUC-Campinas contribuiu muito, fazendo história e formando egressos, que foram para essas áreas e fazem dessa região e da nossa cidade um polo tão importante, tão proeminente com relação à tecnologia”, comentou.

“É uma alegria comemorar os 50 Anos da Faculdade de Análise de Sistemas, que ajudou a construir a história da área de TI por meio da formação de profissionais qualificados atuantes em Campinas, no Brasil e no mundo”, comenta a Profa. Me. Sílvia Cristina de Matos Soares, Diretora da Faculdade de Análise de Sistemas.

Prêmio

Em 1994, foi realizada a primeira edição do Prêmio Projeto, pelo qual a Faculdade de Análise de Sistemas premiava os cinco melhores projetos de conclusão de curso dos estudantes, que eram avaliados por uma banca de especialistas externos.

Foi um desses projetos premiados que resultou na criação do primeiro portal da PUC-Campinas na internet, lançado em 1995.

Neste ano, em comemoração ao aniversário da faculdade, o nome foi alterado para Prêmio Projeto – FAS 50 Anos”. No evento realizado no dia 4 foram apresentados os quatro melhores projetos finais de curso, desenvolvidos por alunos dos cursos de Sistemas de Informação e de Engenharia de Software.

Eles foram avaliados por uma banca examinadora, composta por profissionais do mercado representando as empresas Instituto ACT, YellowIpe (Portugal), Desktop, IBM Consultong, e Venturus.

A equipe vencedora desenvolveu um projeto utilizando as tecnologias com foco no Metaverso. O projeto possibilita a interação no ambiente virtual, Metaverso, para realização de reuniões e apresentações.



Marcelo Andriotti
9 de dezembro de 2023