Extensão debate potencialidades para novas aprendizagens universitárias

Evento acontece no dia 17 de setembro, às 9h, no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, no Campus I

A PUC-Campinas realiza, no próximo dia 17 de setembro, às 9h, o VIII Encontro Anual de Extensão Universitária com o tema “A Extensão como Potência Pedagógica para Novas Aprendizagens na Universidade”.

Temática muito atual para o cenário do Ensino Superior na América Latina, que este ano comemora o centenário do Manifesto da chamada Reforma Universitária de Córdoba, que foi pioneira em propor e construir um modelo de instituição para a renovação do ensino superior.

Com essa perspectiva, o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC-Campinas, Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi, participou, de 22 a 24 de agosto, do IV Congresso Internacional e VI Encontro Ibero-Americano de Narrativas Audiovisuais, que aconteceu no Campus da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, onde teve a oportunidade de visitar a exposição sobre os 100 Anos do Manifesto de Córdoba, conferir eventos relacionados a essa temática, bem como conhecer Projetos de Extensão desenvolvidos na instituição. “É importante pensar na educação como um direito humano e investir nas possibilidades pedagógicas para o desenvolvimento de novas aprendizagens. Essa visão nos impulsiona a desenvolver projetos que abordem não só o conhecimento da academia, mas também o benefício social”, ressalta.

Durante o VIII Encontro Anual de Extensão Universitária da PUC-Campinas, 35 alunos bolsistas de Extensão e 127 alunos voluntários vão ter a oportunidade de apresentar o desenvolvimento de seus Planos de Trabalho de Extensão, ao longo do ano letivo de 2018, e os principais resultados alcançados até o momento. Os alunos bolsistas farão apresentações orais dos trabalhos, e os voluntários irão, pela primeira vez, apresentar pôsteres.

Os projetos dos professores extensionistas serão expostos por meio de imagens nos totens que serão instalados no local. Neles, o público poderá acompanhar as atividades desenvolvidas in loco pelos docentes junto às comunidades atendidas.

Neste ano, as sessões de Comunicação Oral contarão com a presença de avaliadores externos, que contribuirão com sua experiência para aperfeiçoar as atividades de Extensão desenvolvidas na PUC-Campinas. Os convidados são professores de outras instituições de ensino, do Ministério Público, da URBE9, do CIESP e da Prefeitura Municipal de Campinas.

Haverá, ainda, pela segunda vez, no Encontro Anual de Extensão Universitária, uma sessão de comunicação oral dedicada aos estudantes que participam dos grupos de aprendizagem do Programa de Educação Tutorial (PET).

As inscrições devem ser feitas pelo link: https://www.puc-campinas.edu.br/eventos/detalhes/?c=Mjg1fDE=

Extensão

A Extensão desenvolvida na PUC-Campinas tem o objetivo de compartilhar conhecimentos e competências − construídos por meio do Ensino e Pesquisa, com a sociedade. Esta, por sua vez, alimenta a Universidade com novos questionamentos e demandas, trazendo o dinamismo inerente à troca de saberes. Desse processo fértil e instigante nascem parcerias enriquecedoras que contribuem para qualificar a formação profissional dos alunos e gerar novos conhecimentos na Universidade, bem como soluções para os problemas contemporâneos vivenciados na sociedade.

Os grupos sociais organizados inseridos na Região Metropolitana de Campinas, de natureza pública ou privada, representam o público-alvo preferencial dos projetos de Extensão.  No biênio 2018/2020, 35 Projetos de Extensão estão sendo realizados por professores e alunos da PUC-Campinas, abrangendo todas as grandes áreas do conhecimento. Atualmente, a Universidade mantém parceria com cerca de 44 entidades sediadas na Região Metropolitana de Campinas que prestam serviços diretamente a, aproximadamente, dezessete mil pessoas e, indiretamente, a mais de um milhão de pessoas.

Silvia Perez de Freitas
11 de setembro de 2018