8º Encontro Anual de Extensão Universitária

Apresentação

A Extensão desenvolvida na PUC-Campinas como uma das três atividades principais que a constituem como Universidade oportuniza o compartilhamento de conhecimentos e competências, construídos pelas dimensões formativas de Ensino e Pesquisa, com a sociedade. Ainda alimenta com novos questionamentos e demandas o dinamismo inerente a troca de saberes e, desse processo fértil e instigante, nascem parcerias enriquecedoras que contribuem para qualificar a formação profissional do aluno e a geração de novos conhecimentos na Universidade. Grupos sociais organizados inseridos na Região Metropolitana de Campinas, de natureza pública ou privada, representam o público-alvo preferencial dos projetos de Extensão, que em diversos espaços sociais, possibilitam submeter à prova os temas discutidos em salas de aula enriquecendo o processo de formação dos alunos, não apenas no plano profissional, mas, sobretudo, no que diz respeito aos valores que sustentam a formação de cidadãos comprometidos com a realidade.

No biênio 2018/2019, 35 Projetos de Extensão são desenvolvidos por professores e alunos da PUC-Campinas, abrangendo todas as grandes áreas do conhecimento. O professor extensionista dedica 20 horas semanais e os 35 alunos bolsistas de extensão, por sua vez, dedicam 24 horas semanais às atividades dos respectivos projetos. Atualmente, a Universidade mantém parceria com cerca de 44 entidades sediadas na Região Metropolitana de Campinas que prestam serviços diretamente a aproximadamente dezessete mil pessoas e, indiretamente, a mais de um milhão.

A conjugação entre o compromisso institucional de estimular e fomentar a realização de projetos de extensão e a relação dialógica de professores e alunos com as entidades têm se revelado eficiente e criativa.
O 8º Encontro de Anual de Extensão Universitária 2018 da PUC-Campinas, além de propiciar o espaço para o debate da extensão com potência pedagógica para novas aprendizagens na universidade contará com 35 alunos bolsistas de Extensão e 120 alunos voluntários apresentando o desenvolvimento de seus Planos de Trabalho de Extensão ao longo do ano letivo de 2018 e os principais resultados alcançados até o momento. Neste ano, mais uma vez, as sessões de Comunicação Oral contarão com a presença de avaliadores externos, que contribuirão com sua experiência para aperfeiçoar as atividades de extensão desenvolvidas na PUC-Campinas. Pela segunda vez na oitava edição do Encontro de Anual de Extensão Universitária os estudantes que participam dos Grupos de Aprendizagem do Programa de Educação Tutorial (PET) participam do evento.

Profa. Dra. Teresinha Cristiane de Morais
Coordenadora Geral de Projetos de Extensão da PUC-Campinas
Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi
Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC-Campinas