Experimentais 2022 inicia exposição sobre “Diversidade da Identidade”

Trabalhos ficarão expostos no prédio H07, no Campus I, até o dia 4 de novembro

A Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas inicia nesta quarta-feira, 19 de outubro, a segunda exposição do conjunto “Experimentais 2022”, com obras dos estudantes Leonardo Pinheiro, Sofia Oliveira, Laís de Carvalho, Isadora Falsirolli, Allanis e Isabela, Rabiscos da Lui, Pedro Buglia e Yudi Tamagawa. O tema abordado nesses trabalhos traz na temática “Diversidade da Identidade” e fica em cartaz até o dia 4 de novembro.

As obras apresentadas são Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes, orientados pelas professoras Andreia Dulianel, Paulo Cheida e Tatiana Dantas. Os trabalhos podem ser visitados de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, na Galeria da Faculdade de Artes Visuais, no prédio H07, no Campus I. A entrada é gratuita.

A exposição coletiva “Diversidade da identidade” traz um pouco da identidade dos artistas, com vivências e interesses pessoais. Eles exploram diferentes propostas estéticas, que conversam entre si pelo eixo central da curadoria, que é a identidade.

Leonardo Pinheiro apresenta uma produção audiovisual com uma estética urbana dos anos 1980, usando como base um estudo sobre identidade e expressão de uma persona, alter ego e personagem criados.

Sofia Oliveira apresenta um conteúdo de arquivos, fotos, histórias e registros sobre sua família, trabalhando com a questão da memória, na montagem de um panorama sobre a vida de sua mãe antes do seu nascimento, buscando encontrar seu espaço dentro da família.

Laís de Carvalho chega com cartas de tarot, representando os arcanos superiores através de ilustrações feitas a partir de uma web comic, criando uma nova leitura das cartas através dessa união.

Rabiscos da Lui traz uma viagem pelo desenvolvimento de sua arte, desde os primeiros rabiscos satíricos sobre papel, camisetas e adesivos, até o processo de aprendizagem na tatuagem, usando pele artificial.

Pedro Buglia e Yudi Tamagawa contam a história da semana de arte moderna de 1922, por meio de diversos perfis de Instagram que compõe um projeto, criando um hipertexto, narrando a história do nascimento da arte moderna brasileira de uma maneira não linear e inovadora.

Allanis apresenta tecidos com diferentes estampas, onde o espectador pode participar montando uma capa de edredom, utilizando um catálogo com as possíveis combinações de cores e estampas.

Zafons expõe fotos cotidianas, mostrando o contraste dos locais e pessoas, evidenciando, ao mesmo tempo, associações e semelhanças nas imagens, no que diz respeito aos aspectos artístico, político ou culturais.

Isadora Falsirolli apresenta uma cartilha didática contendo instruções para o desenvolvimento de diversos tipos de jogos teatrais, sendo eles tratados como ferramenta didática na vertente teatral na arte educação.

O evento contará, ao todo, com quatro exposições coletivas de estudantes que cursam bacharelado e licenciatura em Artes Visuais na Universidade. A primeira exposição, chamada “Vieses” ficou no local até o dia 14 de outubro. Depois de “Diversidade da Identidade”, outras duas serão instaladas. As atividades prosseguem até o dia 12 de dezembro.

Carlos Giacomeli
19 de outubro de 2022