Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

A ex-aluna do Curso de Letras da PUC-Campinas, Paula da Silva Minhelin, recebeu, em março, o prêmio do jornal americano New York Times “Teacher of the Year”, que reconhece trabalhos desenvolvidos por professores que ajudam adultos estrangeiros a aprender a língua inglesa.

A ex-aluna trabalha, desde 2002, na escola La Guardia Community College, que prepara adultos de outras nacionalidades a ingressarem em universidades americanas. Paula também atua com crianças e pais na biblioteca Queens Library, em Nova York, onde ajuda a desenvolver nas crianças as habilidades necessárias para o ambiente pré-escolar. “Não esperava, foi uma surpresa, já que para concorrer o prêmio é necessário ser nomeado por professores e alunos”, explicou.

Paula dá aula para cerca de 40 imigrantes adultos e ensina o idioma, por meio de aulas sobre economia americana, história, saúde e meio ambiente, para que assim o estrangeiro se integre ao cotidiano americano. “Existe uma diferença cultural da maneira como se vê a educação. Para aprender uma segunda língua é preciso mostrar essas diferenças e a importância que o ensino tem para os americanos”, contou a professora.

A vencedora e os outros sete homenageados foram escolhidos por um comitê de seleção de profissionais defensores do Inglês para Falantes de Outras Línguas (ESOL).

Perfil

Paula da Silva Minhelin, após ter se formado, foi morar nos EUA em 1990, para trabalhar e estudar. Em 1997 recebeu o certificado TESOL, que permite ensinar alunos estrangeiros. Em 2009, participou do projeto “We Are Nova York”, vídeos que apresentavam a cidade americana para alunos estrangeiros.



Portal Puc-Campinas
18 de abril de 2011