Eventos para divulgação científica da PUC-Campinas reúnem centenas de estudantes

Alunos da graduação e da pós-graduação da Universidade apresentam suas pesquisas

A PUC-Campinas abriu, dias 28 e 29, três eventos voltados para incentivar a divulgação científica, uma atividade que ganha ainda mais importância em época na qual o negacionismo e revisionismo científico ganham espaço e chamam a atenção, principalmente nas redes sociais. O II Postgraduate Meeting, o XXV Encontro de Iniciação Científica e o X Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação estão sendo realizados de forma on-line neste ano devido à pandemia da covid-19.

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, destacou na abertura dos eventos a importância da pesquisa científica, que se destaca ainda mais agora no período em que vivemos. “A ciência requer investimentos, que com a crise que vivemos se tornam mais restritos. Mas nós continuamos investindo em pesquisa científica e incentivando também nossos alunos da graduação a seguir esse caminho”, afirmou.

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, destacou a grande participação de alunos da pós-graduação e de graduação da PUC-Campinas, além de outras instituições do Brasil e do Exterior.

“Estão apresentando suas pesquisas no Postgraduate Meeting 128 alunos do primeiro ano de mestrado e 21 do segundo ano de doutorado. Na Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico são 495 participantes”, disse. No dia 9 de outubro serão divulgados os projetos vencedores no site da Universidade.

Para a abertura do Postgraduate Meeting foi realizada a palestra “A Ciência entre a Desinformação e o Excesso de Informação”, com o físico, professor e Secretário de Comunicação da Unicamp, Prof. Dr. Peter Alexander Bleinroth Schulz.

Para o Encontro de Iniciação Científica, a abertura no dia 29/09 foi com a palestra “Como Se Comunicar Melhor sobre Ciência com seus Colegas e o Resto do Mundo”, com Gabriel Andrade Alves, jornalista científico da Folha de S. Paulo.

Marcelo Andriotti
25 de setembro de 2020