Evento em Campinas reúne instituições comunitárias para discutir Extensão

Campinas sediou na segunda-feira, 8 de abril, uma reunião da Câmara Sudeste do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Instituições Comunitárias de Ensino Superior − ForExt. O Pró-Reitor de Extensão da PUC-Campinas, Prof. Dr. Rogério Bazi, e o Prof. Dr. Adolfo Ignacio Calderón, da Pós-Graduação em Educação da Universidade, participaram do evento. Bazi, que também é presidente da Câmara Sudeste, foi um dos organizadores do encontro ocorrido no UNISAL e mediou um dos debates. Calderón fez uma palestra para falar sobre “A Extensão e o conceito de comunidade externa”.

Participaram do encontro 60 representantes de 30 instituições de ensino comunitárias de todo o país. Além do Fórum das Instituições do Sudeste, também foi programada uma reunião da coordenação nacional para definição dos temas para o encontro nacional, que deverá ser realizado em novembro, em Passo Fundo (RS).

O encontro deste ano triplicou o número médio de participantes das últimas reuniões. “Fizemos uma ação conjunta com o UNISAL para divulgação e organização do evento, e o retorno dos colegas do Sudeste foi bom. Os temas do encontro também ajudaram a atrair mais interessados”, disse Bazi.

A professora Maria Regina de Aquino da Silva, presidente do Fórum Nacional, participou e falou sobre a importância do evento. “Há uma determinação para que no mínimo 10% do total de créditos exigidos para a graduação no ensino superior do País sejam reservados para a atuação dos estudantes em ações extensionistas”, disse. Para fazer isso, os representantes das instituições estão discutindo como ‘curricularizar’ a extensão de forma integrada com o ensino e a pesquisa nas instituições.

O professor Calderón falou, em sua palestra, sobre currículo, histórico da área no Brasil, problemas de gestão e necessidade de sistematização da extensão. “O principal desafio nosso é sempre ter alguém para abrir as portas da universidade quando alguém bate nela buscando as soluções e os conhecimentos que ela pode oferecer”, disse.

Calderón também debateu com os participantes os temas discutidos. Outra palestra do dia foi feita pelo professor Wanderley Chieppe Felippe, da PUC Minas, que falou sobre “As modalidades da Extensão e os critérios de avaliação”.

Marcelo Andriotti
9 de abril de 2019