Estudos do Observatório apontam crescimento das contratações em 2023

Setor de serviços foi o que mais empregou, seguido de comércio e construção civil

Estudos do Observatório PUC-Campinas sobre o Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas (RMC) indicam um saldo positivo de empregos com 33.990 novos postos de trabalho, em 2023, na região.

No último levantamento, a maior parte das novas contratações foi no setor de serviços. As ocupações mais demandadas foram de trabalhadores nos serviços de administração, seguidos por embaladores e alimentadores de linhas de produção. O percentual de mulheres empregadas é maior que o de homens, mas elas continuam ganhando menos em média.

Clique aqui para ver estudo completo

O estudo é coordenado pela Profa. Dra. Eliane Navarro Rosandiski, com participação dos estudantes Ana Carolina Corrêa Ortolan, Giovanna Hitomi Shimada Rigo, Giovanna Bego de Moraes, Giuliana Resende Caricilli e Matheus Augusto de Souza Alexandre.

O informativo do Observatório que monitora a evolução do emprego nos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) segue em novo formato, iniciado em junho de 2023. Ao conjunto anterior de indicadores, foram acrescentadas informações quanto às ocupações e aos padrões de remuneração.

Os estudos foram elaborados a partir dos dados disponibilizados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (NovoCAGED), disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). O Painel de Informações do Novo CAGED – RMC, que é uma ferramenta interativa elaborada pela equipe de discentes do Observatório PUC-Campinas para o monitoramento do fluxo de empregados, estará disponível para consulta no site do Observatório PUC-Campinas.

O informativo de outubro do Ministério do Trabalho apresenta os dados de setembro.

Destaques

No mês de setembro, a RMC registrou um saldo positivo de empregos, com 3.913 novos contratos de trabalho. Este desempenho supera o registrado em setembro de 2022. No ano de 2023, a região já acumula o saldo de 33.990 novos postos de trabalho.

As atividades de serviços concentraram 68% das novas ocupações, seguidas pelo comércio, com 10,7%, e da construção civil, com 9,6% do saldo. A indústria apresentou um saldo de 238 novos contratos.

O fluxo detalhado por setores mostra que os segmentos mais dinâmicos do setor de serviços foram as atividades de serviços administrativos e complementares; e de transporte, armazenagem e correio. Respectivamente,

cada um desses segmentos representaram 36,3% e 9,9% do saldo em setembro.

Por gênero, observa-se que 57% dos novos contratos foram preenchidos por mulheres, mas, seguindo a tendência já apontada em informativos anteriores, a remuneração média continua em torno de 84% do salário pago aos homens.

Por escolaridade, seguindo a tendência, 70% do perfil de escolaridade mais demandando foi o ensino médio, cuja remuneração média ficou em torno de R$ 2.017,31. Por faixa etária, mais da metade dos novos contratados (54%) tinha entre 18 e 24 anos, com uma remuneração média de R$ 1.870,92.

As ocupações mais demandadas estavam associadas às funções de trabalhadores nos serviços de administração, seguidos por embaladores e alimentadores de linhas de produção.

Marcelo Andriotti
9 de novembro de 2023