Estudantes de Moda participam de gravação de videocast sobre o tema

“Curto Circuito: A moda que respeita as pessoas” foi gravado no Campus I e falou sobre moda sustentável

Os estudantes de Design de Moda da PUC-Campinas puderam participar de uma experiência bastante enriquecedora na manhã desta terça-feira (29). O Campus I da Universidade recebeu a gravação do videocast “Curto Circuito: A moda que respeita as pessoas”. O programa, transmitido ao vivo pelo Youtube, trouxe entrevistas com empresárias da moda, que compartilharam suas experiências no ramo e falaram de moda sustentável. O objetivo do evento foi oferecer uma visão aprofundada das oportunidades na economia criativa, slow fashion e moda inclusiva.

O programa é um circuito de debates entre profissionais da Economia Criativa, que visa transformar o olhar sobre as quatro áreas da Economia Criativa: Consumo, Mídias, Cultura e Tecnologia. Ele faz parte do Projeto Profissões da Economia Criativa, do canal Utopia 2222 do Youtube e também tem apoio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa, por meio do Programa de Ação Cultual do Governo do Estado de São Paulo.

Nesta edição, realizada na PUC-Campinas, os apresentadores Thais Polimeni e Leonardo Cássio receberam as empresárias da moda Gabi Vassoler, da marca autoral e slow fashion “Santa Costura” e Josi Zurdo, idealizadora da marca inclusiva “Via Voice For Fashion”. Elas falaram sobre a trajetória e o que levou à criação das marcas.

“’O Slow Fashion’ traz uma peça de qualidade, que vai ficar mais tempo no armário. A entrega vai ser mais lenta e o valor vai ser um pouco mais alto. Mas essa consciência de da importância, de valorizar uma peça, da compra consciente, está crescendo”, afirmou Gabi.  A trajetória de Josi também foi apresentada. Ela abraçou um nicho de mercado importante. “Ninguém produzia peças para pessoas com nanismo e enxergamos um negócio grande ali”, afirmou.

O formato do videocast é em entrevista, com cerca de 50 minutos. Após a exposição, o público presente é convidado a entrar na conversa, por meio de perguntas ou comentários sobre o conteúdo apresentado.

“Receber representantes de marcas que trabalham com moda inclusiva, socialmente e ambientalmente justa, foi muito especial para nossos estudantes. São pautas que se alinham à identidade do curso Design de Moda da PUC-Campinas, e que estão sempre presentes em nossas discussões. O compartilhamento das vivências profissionais das duas designers foi inspirador, sem dúvida motivou reflexões sobre formas de atuação profissional éticas e humanas no mercado da moda”, afirmou a coordenadora do curso, Prof. Ma. Roseana Sathler Portes Pereira.

Carlos Giacomeli
30 de agosto de 2023