Estudantes da Universidade têm palestra com profissional do Google, no Mescla

Fernando Paolieri Neto, que é engenheiro de cibersegurança no Google, falou sobre carreira, estudos e deu dicas profissionais

Os estudantes dos cursos de Engenharia da Computação, Cibersegurança e Tecnologia para Negócios Digitais, da PUC-Campinas, participaram, nesta terça-feira (9), de uma palestra com Fernando Paolieri Neto, que é engenheiro de cibersegurança no Google, na Suíça. Ele abordou um pouco da trajetória profissional dele, desafios da área e tirou dúvidas dos presentes.

A palestra foi realizada no Mescla e contou com cerca de 100 alunos e alunas e a presença de professores dos cursos.

Fernando, que é ex-aluno da PUC-Campinas, apresentou aos estudantes o caminho traçado até chegar ao Google, uma das maiores empresas do mundo. Hoje, ele faz parte do time que fica sediado na Suíça, onde trabalha há oito anos com cibersegurança. O profissional falou dos desafios da profissão, relembrou as dificuldades de conquistar uma vaga em uma multinacional e valorizou o estudo frequente para crescer na carreira.

No final, os estudantes puderam fazer perguntas sobre as dúvidas e também conversar com o palestrante sobre seus objetivos, recebendo assim orientações de como buscá-los.

“Ter o Fernando aqui, como ex-aluno da Engenharia da Computação, mostra, exatamente, essa formação com responsabilidade que a Universidade oferta para os nossos estudantes. Logo que o Fernando soube do nosso curso de Cibersegurança, ele me escreveu sobre a importância do curso, em parcerias, e a busca contínua do Google por profissionais da área. Também foi uma ocasião importante para mostrar ao aluno que é um caminho possível. Essa palestra veio desmistificar essa coisa de, muitas vezes, o aluno pensar ‘será que consigo um estágio em uma grande empresa?’ É claro que exige dedicação, apropriação do conhecimento, mas essas empresas estão aí, recebendo currículos. E os nossos cursos preparam os alunos para essas grandes empresas”, comenta o professor Isaías de Queiroz Ramos, coordenador do curso de Cibersegurança.

Carlos Giacomeli
9 de abril de 2024