Estudante e ex-alunas da PUC-Campinas são homenageadas na Câmara

Elas foram destaque no evento “Pessoas Pretas em Todos os Espaços”

A mestranda em Direito da PUC-Campinas Paola Fernanda Mineiro foi homenageada na Câmara Municipal de Campinas no dia 14 de novembro. A homenagem fez parte do evento “Pessoas Pretas em Todos os Espaços – A juventude que escreve a sua história” e foi criada pela vereadora Paolla Miguel (PT) para dar destaque a lideranças jovens de Campinas que realizam trabalhos importantes para a comunidade negra.

Paola Fernanda Mineiro / Foto: Câmara Municipal de Campinas

“Receber o Diploma Juventude Negra Notável é uma honra e resultado de um trabalho coletivo de pessoas que me impulsionaram, me deram ferramentas e me auxiliaram a refletir criticamente sobre a sociedade. Se eu estou aqui hoje é porque pessoas como meus pais, minha ‘vó’ e minhas tias e outras gerações de pessoas pretas lutaram muito para que, hoje, eu pudesse ocupar novos espaços”, disse Paola Fernanda.

Formada em Direito em 2021, ela ingressou no Mestrado em 2022 com pesquisas na linha de Cooperação Internacional e Direitos Humanos, e atualmente é advogada-orientadora do Núcleo de Ensino Clínico em Direitos Humanos da Faculdade de Direito.

Ela realiza pesquisas sobre direito à cidade, direito à moradia e segregação socioespacial, identificando barreiras opostas contra a população negra e pobre no acesso à moradia digna.

Durante seus estudos na PUC-Campinas, fez intercâmbio, em 2018, para estudar um semestre de Direito no Chile; participou da Competição Brasileira de Processo Civil em Curitiba; realizou uma apresentação na Universidade de Coimbra, no Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, em Portugal, sobre os efeitos sociais negativos da reforma trabalhista; e participou do Coletivo Negro Ruth de Souza.

Entre 2019 e 2020, começou a iniciação científica com a publicação de três artigos, sendo dois em revista e um em livro. O primeiro artigo trata sobre a segregação socioespacial da população negra no Brasil e em Campinas; o segundo, sobre a exposição das mulheres negras à violência urbana na cidade de Campinas; e o terceiro foi publicado no livro “Direito e Relações Raciais”, que tem em sua organização a Dra. Waleska Miguel Batista, Coordenadora do Centro de Estudos Africanos e Afro-brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro da PUC-Campinas.

Lara Miguel Batista e a vereadora Paolla Miguel / Foto: Câmara Municipal de Campinas

A ex-estudante Lara Miguel Batista, também homenageada no evento, é formada em Educação Física na PUC-Campinas, com mestrado na área. Ela atua em projetos voltados para a comunidade pelo Sesi São Paulo e atualmente está trabalhando com basquetebol em Sumaré.

“É possível a gente sonhar com realizações, e como é bom compartilhar o conhecimento que adquiri, servir como referência, exemplo para os mais jovens e se sentir acolhida nesse meio. Hoje, conseguindo reverberar tudo isso para a comunidade, é muito compensador. É bom ver a juventude negra com coragem e fazendo história”, disse.

Outra homenageada foi Antonia Moreira, publicitária, formada pela PUC-Campinas e certificada em Direitos Humanos pela Columbia University em Nova York. Ela atua no movimento social de pessoas trans pelo Ateliê TRANSmoras, que começou como uma ocupação popular na moradia estudantil da Unicamp. Essa é atualmente uma organização da sociedade civil premiada, na qual Antonia é a diretora de operações. Também é mestranda em mudança social e participação política pela EACH-USP.

Marcelo Andriotti
16 de novembro de 2023