Estudante de Letras da PUC-Campinas recebe Menção Honrosa em congresso de Ciência e Tecnologia

O e-banner “Perfis de Booktok, Literatura de Ficção, Tecnologias Digitais e Letramentos” ficou entre os 10 melhores trabalhos apresentados

Arthur Henrique Rodrigues Zullo, aluno do curso de Letras da PUC-Campinas, recebeu, na última sexta-feira (01), a menção honrosa nos melhores trabalhos do IV COBICET, Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Entre 2464 trabalhos, foi o título “Perfis de Booktok, Literatura de Ficção, Tecnologias Digitais e Letramentos” que ganhou lugar no top 10 da área “Linguística, Letras e Artes”. Pela autoria de Arthur, o trabalho foi apresentado no formato e-banner e pertence à modalidade Resumo Expandido.

O IV COBICET aconteceu entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro de 2023 e foi realizado de forma online. Tendo como tema geral a “Educação inovadora: ensino, pesquisa e extensão interdisciplinar” nesta edição, o evento propôs mostrar os avanços da ciência e tecnologia por meio de palestras, minicursos e apresentações de trabalhos. As produções foram julgadas pela comissão científica do evento com os quesitos: relevância, coerência da metodologia aplicada, profundidade da discussão, entre outros itens julgados pertinentes pela comissão.

Arthur pontua que o tema escolhido trata dos Booktoks, que englobam a linguagem rápida do TikTok e a linguagem cadenciada dos livros de ficção, como objetos de pesquisa. “Devo a sugestão do tema à minha orientadora, a Profª Dr.ª Eliane Azzari, e aceitei porque me pareceu um fenômeno curioso, além de tratar de um assunto pelo qual me interesso muito: os meios de estimular a leitura entre jovens brasileiros”, comenta Zullo.

Para o aluno, a PUC-Campinas foi fundamental na conquista da menção honrosa. “O programa de Iniciação Científica oferecido pela Universidade contribuiu muito para a minha experiência enquanto acadêmico. Me parece de fundamental importância, como estudante universitário, aprender a obter e produzir conhecimento. Sem a oportunidade de desenvolver essas competências proporcionadas pela Iniciação, essa conquista não aconteceria”, afirma Arthur.

O trabalho premiado corrobora com outras pesquisas do projeto “Tecnologias digitais, Sociedade e Cultura: interfaces educacionais sob a perspectiva dos Letramentos”, orientado pela Profª Dr.ª Eliane Fernandes Azzari, do curso de Letras, na Iniciação Científica. “A premiação trata-se de um importante reconhecimento da comunidade científica e do trabalho de desenvolvimento e formação na graduação de pesquisadores que realizamos na Universidade.”

Confira o trabalho de Arthur Zullo clicando aqui.

Beatriz Candiotti

sob supervisão do Dcom