ENCONTRO ANUAL DE EXTENSÃO PREMIA PROJETOS VOLTADOS PARA A COMUNIDADE

PUC-Campinas pretende ampliar a participação de alunos e professores nas ações extensionistas

O “IX Encontro Anual de Extensão Universitária” da PUC-Campinas terminou na noite do dia 10 de outubro com a entrega de prêmios aos projetos desenvolvidos por alunos, professores e voluntários na “9ª Cerimônia de Premiação de Alunos Bolsistas e 3ª Cerimônia de Premiação de Alunos Voluntários”. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, participou da abertura no dia 9. “Nosso objetivo em nossos projetos de Extensão não é criar uma relação de dependência com aqueles que participam, sobretudo da sociedade civil. Queremos que as pessoas possam caminhar por conta própria. E vamos mudar o formato da Extensão para incluir mais alunos e professores”, disse.

A extensão universitária é uma ação das universidades para que o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvida dentro das instituições sejam aplicados na comunidade. Atualmente, a PUC-Campinas mantém parceria com cerca de 45 entidades sediadas na região que prestam serviços, diretamente, a aproximadamente 17 mil pessoas e, indiretamente, a mais de um milhão.

Para o Prof. Dr. Marcos Kisil, fundador do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – IDIS. Kisil, professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, que participou do evento com uma palestra sobre inovação, o papel da Universidade é fundamental. “As universidades, a partir de suas pesquisas, geram dados que são transformados em informação, conhecimento e inteligência. O papel da universidade é dar resposta aos problemas sociais, ser um espaço onde se pensa o que pode ser feito ao nosso meio”, disse.

Ele também contou como a Extensão mudou a sua própria história pessoal. “Eu sou produto da Extensão universitária, vim de uma comunidade extremamente pobre e sei muito bem como ela impactou a minha vida”, disse.

O Pró-Reitor de Extensão, Rogério Bazi, disse que a Extensão favorece a possibilidade de o aluno conhecer realidades que não vivencia no meio acadêmico. “A Extensão tem esse propósito de fomentar um experimento maior, uma motivação maior para uma formação integral e humana de nossos alunos”, disse.

Para falar especialmente sobre a curricularização da Extensão, que será obrigatória a partir de 2021, foi realizada a palestra “Experiências no Processo de Curricularização da Extensão”, da qual participaram a Profa. Dra. Simone Loureiro Brum Imperatore (ULBRA), o Prof. Dr. Fabiano Incerti (PUCPR) e a Profa. Dra. Teresinha de Morais (PUC-Campinas).

O Prof. Incerti disse que a inclusão da Extensão no currículo, quando serão obrigatórios pelo menos 10% da grade para esse tipo de atividade será um marco. “Temos uma oportunidade única com a nova resolução, para fazer com que os estudantes saiam da universidade melhor do que entraram, indo a campo, tornando o conhecimento em conhecimento significativo para o outro, para o mundo”, disse.

Veja a lista dos premiados no Encontro da PUC-Campinas:

Mostra de Trabalhos dos Alunos Voluntários: Webfólio

Dimensão: SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA E SOCIAL

Augusto Scarelli Silva

Docente Extensionista: Prof. Dr. Fernando Ernesto Kintschner

Clique aqui para ver fotos do evento.

Marcelo Andriotti
11 de outubro de 2019